Por que meu cachorro não para de chorar?

Se o seu cão não para de chorar, existem vários motivos que podem estar causando essa situação. Se você deseja aplicar a solução mais adequada, aqui estão algumas dicas para solucionar seu estado.
Por que meu cachorro não para de chorar?

Última atualização: 13 Junho, 2021

Viver com um companheiro canino é tão multifacetado quanto viver com um humano, pois há momentos emocionantes para todos os gostos. No entanto, às vezes é difícil lidar com alguns deles, como quando o cachorro não para de chorar e você não sabe por quê.

Essa é uma situação de desconforto e preocupação para ambas as partes e, infelizmente, muitas vezes ficamos desesperados por não saber como ajudar o cão. Como fazer o choro parar? Aqui você vai encontrar respostas para essa pergunta.

Como os cachorros choram?

O cachorro é uma espécie que acompanha o ser humano há tantos anos que é fácil saber quando o animal está chorando, mesmo que não haja lágrimas e soluços. Em cães, o choro é caracterizado por gemidos e latidos repetitivos, e até uivos.

A função do choro é a mesma que nos humanos: expressar um estado de espírito negativo, como a tristeza, para despertar empatia nos outros. É uma das formas mais comuns de buscar ajuda para animais sociais, embora nem sempre se manifeste por meio de soluços.

 

Fazer uma denúncia de abuso de animais é essencial.

Por que meu cachorro não para de chorar?

As situações em que um cão não para de chorar são variadas, por isso é necessário identificar a causa desse comportamento antes de colocar em prática qualquer solução. Aqui estão diferentes cenários em que os cães podem se sentir desconsolados.

Meu cachorro chora quando eu saio de casa

Se o seu cão não para de chorar quando você sai para o trabalho ou quando ele fica está sozinho em casa, isso pode se dever ao transtorno de ansiedade de separação. Mesmo que o caso do seu cão não chegue a se enquadrar na categoria de problema tipificado, não é difícil imaginar que ele possa ficar angustiado quando você sai, já que não sabe quando voltará.

No caso desse transtorno, as raízes geralmente se relacionam a um apego excessivo com o tutor ou a uma educação emocional deficiente. Além disso, o choro é frequentemente acompanhado por fezes anormais ou destruição de móveis.

Filhotes separados da mãe prematuramente têm maior probabilidade de desenvolver ansiedade de separação.

Meu cachorro não para de chorar quando quer alguma coisa

Esse comportamento, em primeira instância, não é algo preocupante: o cão simplesmente quer chamar sua atenção para pedir algo. O problema surge quando o choro não para ou quando é acompanhado por outros comportamentos indesejados.

Se o problema persistir, existem técnicas de modificação de comportamento que podem ajudar a corrigi-lo.

Meu cachorrinho chora sem parar

Filhotes em desenvolvimento são esponjas, tanto para absorver o aprendizado quanto para estabelecer uma dinâmica ruim em seu comportamento. Se nos adultos é importante identificar as necessidades emocionais do seu cão, durante a infância é ainda mais importante. Estas são algumas razões pelas quais um cachorro pode chorar sem parar:

  • Está com medo ou nervoso: tanto em filhotes quanto em adultos, o medo pode se tornar crônico ou levar à fobia. Na infância, é especialmente relevante fazer com que o cão se sinta seguro e amado.
  • Quer chamar a atenção: normalmente, é fruto de um aprendizado. É natural que os cães queiram chamar sua atenção latindo ou chorando, mas se você tem medo de que isso se torne um hábito, é melhor não reagir a essa ação.
  • Está conhecendo algo novo: filhotes tímidos podem se sentir inseguros em situações que nunca viveram antes, como a chegada de outro cão ou a primeira ida ao veterinário.

O que fazer quando o cachorro não para de chorar?

A primeira etapa, conforme mencionado acima, é identificar as causas desse comportamento. Uma vez que a situação tenha sido devidamente definida, você pode seguir estas dicas básicas, descritas nas linhas a seguir.

Obediência básica

Mais do que obediência, trata-se de aprender a se comunicar com seu cão de maneira eficaz. Se o animal não entender o que você quer dele, ele se sentirá inseguro e confuso, o que agravará os comportamentos de ansiedade e tristeza.

Se o cão não para de chorar, melhore seu bem-estar

Verificar se todas as suas necessidades básicas são atendidas é essencial antes de iniciar qualquer tratamento. Lembre-se de que isso pode não ser tão fácil quanto parece, porque cada cão precisa de uma quantidade diferente de atenção, carinho e atividade. Não se trata apenas de comida e bebida.

Ajude-o a superar o medo

Se o seu cão não para de chorar porque algo o assusta – ou ele desenvolveu uma fobia –, seu apoio e carinho serão essenciais para que ele consiga superar isso. O procedimento usual é expor progressivamente o animal àquilo que o apavora, para que ele se acostume aos poucos.

O cão pode precisar de um período de descanso em que não seja exposto ao estímulo aversivo durante certo tempo.

 

Por que meu cachorro não para de chorar?

Uma última dica se o seu cachorro não para de chorar

Problemas de comportamento podem ser corrigidos em casa com paciência e perseverança, mas cães mais sensíveis – ou que vieram de uma situação grave, por exemplo – podem desenvolver graves transtornos de comportamento por medo ou ansiedade.

Portanto, se a situação se agravar e você não se considerar capaz de lidar com ela, não tenha medo de procurar um especialista. Você aliviará sua preocupação e seu cão poderá viver com mais tranquilidade, pois saberá que com você poderá superar qualquer dificuldade.

Pode interessar a você...
7 dicas para refrescar seu cachorro
Meus Animais
Leia em Meus Animais
7 dicas para refrescar seu cachorro

O calor é mais forte para os cães do que o frio. Por isso, saber refrescar o seu cachorro fará com que ele tenha um verão agradável.