Significados dos latidos dos cães

· agosto 17, 2018
Eles podem vir acompanhados da postura corporal ou do movimento ou posição do rabo. Isso vai querer "dizer" uma coisa ou outra dependendo da situação.

Um dos elementos-chave na comunicação dos cães são suas vocalizações. Podemos facilmente entender os cães quando se comunicam, mas precisamos levar em conta o contexto em que fazem isso. Se você quiser entender o significado do latido dos cães, explicaremos todos os detalhes neste artigo.

Entender o latido dos cães

A comunicação canina é fácil de compreender se são levados em consideração diversos fatores. Os cães sempre estão se comunicando entre si, conosco e com o resto do ambiente; e não fazem isso apenas com latidos.

Sua postura corporal é muito importante, da mesma forma que o movimento do seu corpo. Os sinais de calma ou o movimento do rabo são elementos também expressivos. Porém, para entender essa informação também temos que levar em conta o contexto.

Na verdade, os significados do latido dos cães não são os mesmos se eles estão em um parque, brincando com seus companheiros, sozinhos em casa ou durante um momento de muito barulho, como em uma rua muito movimentada. Estas são algumas das dicas para entender o latido, mas não devemos esquecer o contexto:

Excitação

O latido de excitação é muito característico, porque além disso costuma vir junto de muito movimento do rabo ou do corpo em geral. O cão quer nos transmitir que está muito nervoso ou excitado, tanto para o bem quanto para o mal.

cão latindo

Dependendo da situação em que se encontre, o cão estará muito contente ou tomado pelos nervos. Esse latido se caracteriza por vocalizações curtas, seguidas e geralmente bastante agudas. É um latido que também deixa os humanos nervosos e pode acabar nos parecendo desconfortável.

Frustração

Outro significado do latido dos cães que costuma ser ignorado é a frustração. Quando um cão quer algo, mas não é capaz de conseguir e isso lhe provoca mal-estar, ele começa a emitir latidos agudos, longos e espaçados no tempo.

Podemos confundi-los com um latido para chamar a atenção, e normalmente também tem essa finalidade: o cão nos comunica que há algo que ele quer alcançar e não consegue. Por exemplo, isso acontece muito nas varandas dos lares: o cão quer sair e não consegue, por isso começa a latir.

Medo

Cada cão reage de maneira diferente ao medo: alguns ficam paralisados, enquanto que outros não conseguem ficar quietos e perambulam, latem, ou, inclusive, saltam. O latido de medo, portanto, também pode ser diferente em cada animal e em cada momento, mas se caracteriza por:

  • Latidos muito altos ou muito baixos
  • Latidos longos e lentos, ou rápidos e curtos.
  • Às vezes, vêm acompanhados de um grunhido prévio ao latido.

Alerta

De todos os significados do latido dos cães, este é, talvez, o mais simples de identificar. São latidos nem curtos nem longos, seguidos, mas lentos. Além disso, o cão vai nos procurar pelo olhar ou vai ficar indicando o que lhe preocupa e sobre o que está nos alertando.

cão latindo

Vamos ter que decidir sobre o que o nosso cão está nos avisando de acordo com o contexto e sobre o que está indicando. Além disso, vamos ter que identificar se ele está latindo para avisar sobre outra pessoa, caso não conheçamos essa pessoa.

Aprendizagem ou para chamar atenção

Os cães também podem latir para chamar a atenção e, na verdade, é um dos métodos aos quais melhor respondemos. Uma das características definidoras desse som é que cessa quando prestamos atenção a ele ou quando o cão alcança sua meta.

Normalmente, o latido de aprendizagem consta de sons de baixo volume (embora possam aumentá-los se não prestamos atenção), espaçados no tempo. Podemos quase dizer que entre um latido e outro deixa o espaço necessário para você dizer-lhe “quieto!” ou “não”.

No entanto, como esse latido é aprendido com o passar do tempo, ele pode mudar. Sua meta é conseguir que prestemos atenção nele ou cedamos diante do que ele quer. Assim, vai desenvolvendo diferentes latidos até encontrar o que antes nos fez reagir.

Uivos para pedir ajuda

Não é um latido em si mas, para pedir ajuda, os cães empregam um som muito característico: os uivos. O uivo é um chamado de auxílio em relação à sua família humana ou aos outros cães, já que é muito difícil confundi-lo com qualquer outro som.

Os cães respondem a um uivo com outro, e essa é a razão pela qual também uivam quando ouvem ambulâncias: sentem a necessidade de comunicar ao ser que está emitindo o uivo a informação de que ele não está só e que eles estão próximos entre si.

Os latidos são uma parte importante da comunicação canina, mas não o único elemento dela. O movimento e a posição do corpo ou as expressões faciais são elementos a serem levados em consideração se você quiser entender o seu cão. E não se esqueça do contexto, já que ele também exerce influência sobre os significados do latido dos cães.