Por que meu cachorro rosna enquanto brinca?

Quando um cachorro rosna enquanto brinca, não há razão para se preocupar em princípio. No entanto, é necessário saber distinguir esse rosnado daquele emitido previamente a uma agressão.
Por que meu cachorro rosna enquanto brinca?

Última atualização: 17 Novembro, 2021

Os cães não falam como nós, mas falta pouco. A essa altura, sua linguagem não verbal é quase tão eficaz na transmissão de informações quanto quando conversamos com outra pessoa. Em qualquer caso, e como em toda comunicação, pode haver mal-entendidos: o que acontece quando o cão rosna enquanto brinca? Ele está começando a ficar com raiva?

Pode parecer contraditório para um canídeo emitir vocalizações ameaçadoras durante a execução de uma atividade lúdica, mas aqui contamos por que isso acontece. O rosnado do cão também tem nuances, então preste atenção.

Comunicação do cão

Os canídeos se comunicam entre si por meio de uma ampla variedade de posturas, movimentos e vocalizações. Entre estes últimos encontram-se os rosnados, cuja principal função é alertar. Quando um cachorro rosna, ele está dizendo que, se o outro continuar com o que está fazendo, é provável que o ataque.

Por outro lado, uma parte importante da aprendizagem do cão e de sua vida lúdica são as brincadeiras. Assim como brincamos imitando papéis nos quais reproduzimos um comportamento, os cães também fazem isso de uma determinada maneira. Por isso, quando brincam entre si, é comum vê-los rosnar, morder e latir um para o outro, mesmo que não estejam brigando.

Graças a isso, os cães aprendem a se comunicar quando são filhotes, pois a brincadeira lhes dá a oportunidade de saber para que serve uma mordida sem que os machuque.

Um cão agressivo com seu osso.

Significado do rosnado do cachorro

O significado mais básico do rosnado do cão é advertência. Com ele, o cão comunica que está chateado ou se sentindo ameaçado e que se o outro não se retirar, ele poderá agredi-lo. Ou seja, o rosnado também é uma manifestação de aborrecimento e relutância com a situação, seja ela social, por competição por recursos ou por outro motivo.

No entanto, os cães podem rosnar por outros motivos, e os tutores precisam aprender as nuances para se comunicarem de forma eficaz com eles. Abaixo você pode aprender mais sobre essa vocalização.

Interpretação do rosnado do cachorro

Então, como saber quando é uma vocalização e quando o cachorro rosna enquanto brinca? O segredo está na situação e no resto da linguagem corporal do cão. Aqui está a melhor maneira de diferenciá-los:

  • Rosnar na brincadeira: no presente caso, quando o cão rosna durante a brincadeira, não encontrará outros sinais de alerta (como cabelo eriçado ou dentes à mostra). Em vez disso, o cão rosnará enquanto corre com seu parceiro, puxa o brinquedo que você está segurando ou morde outro cão, mas sem causar danos.
  • Rosnado de advertência: quando o cão está avisando alguém que o que está fazendo o está incomodando, o resto de sua linguagem corporal será consistente com essa sensação. Portanto, você verá que ele se recusa a brincar, mostra os dentes, o corpo fica tenso e as orelhas voltadas para trás, entre outros sinais.
  • Rosnado de dor: por outro lado, um cão também pode rosnar quando alguma parte do seu corpo dói. Isso geralmente é descoberto por meio do contato físico, quando o cão rosna ao ter a área dolorida apalpada. É fácil de identificar, pois é um comportamento que surge repentinamente e não parece responder a nada visível à primeira vista.

O que fazer se meu cachorro rosnar enquanto brinca?

Se o seu cão rosna enquanto brinca, você não precisa se preocupar: é o comportamento natural dele, como você pôde ler nas linhas anteriores. Mas como distinguir quando essa ação está se tornando um aviso? E se dois cães estiverem brigando e você não perceber?

Em primeiro lugar, não tenha medo. Quando dois cães estiverem em uma briga, a situação é fácil de identificar, já que as vocalizações são muito mais intensas e as agressões físicas não demoram a se manifestar. Agora, separar cães no meio de uma briga é difícil e perigoso. Portanto, deve-se evitar a todo custo chegar a esse ponto.

Aqui estão algumas dicas para distinguir entre problema e comportamento normal. Se você os seguir, poderá identificar a tempo quando o jogo está ficando sério:

  • Se o rosnado for brincalhão, não intervenha: o seu cão está interagindo normalmente e você não precisa fazer nada.
  • Se perceber que algum dos rosnados é de advertência, será hora de agir: tire seu cachorro da situação ou encerre a brincadeira se for com você.
  • Pode ser que outro cão esteja rosnando para o seu cão: nesse caso você também deve intervir, porque se o seu cão não parou de fazer o que incomoda seu companheiro, significa que ele não está interpretando bem seus sinais e poderia sofrer uma agressão.
  • Quando o cachorro rosnar enquanto brinca com você e começar a ficar agressivo, interrompa o jogo: identifique o que está incomodando o animal e pare de fazer isso. Por outro lado, é uma boa forma de controlar o seu comportamento, pois assim você indica que não pretende interagir com ele se ele morder ou rosnar.
  • Treine um comando básico para que se aproxime quando quiser tirá-lo do jogo: para facilitar que o seu cão saia da situação tensa sem ter que intervir fisicamente, ensine-o um comando que permita a ele concentrar sua atenção em você e no reforço positivo que você dá a ele.
  • Consulte um educador canino: se você acredita que o comportamento de rosnar está se tornando crônico ou que seu cão não está se comunicando corretamente, é essencial consultar um especialista para ajudar você a resolver o problema.
A linguagem corporal dos cães é muito clara.

A recomendação mais importante é que, por melhor que seja o seu cão, sua brincadeira e socialização devem ser sempre supervisionadas. Assim como nós, os cães são mais bem compreendidos por alguns congêneres do que por outros. Portanto, e para evitar acidentes e manter as situações de brincadeiras como algo divertido, não ignore a forma como seu companheiro canino se relaciona.

Pode interessar a você...

Significado da linguagem do rosnado canino
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Significado da linguagem do rosnado canino

O rosnado canino faz parte da linguagem dos cães. É importante analisar o contexto para entender o que o nosso cachorro quer nos dizer.



  • Tami, G., & Gallagher, A. (2009). Description of the behaviour of domestic dog (Canis familiaris) by experienced and inexperienced people. Applied Animal Behaviour Science120(3-4), 159-169.
  • Faragó, T., Takács, N., Miklósi, Á., & Pongrácz, P. (2017). Dog growls express various contextual and affective content for human listeners. Royal Society open science4(5), 170134.
  • Faragó, T., Pongrácz, P., Range, F., Virányi, Z., & Miklósi, Á. (2010). ‘The bone is mine’: affective and referential aspects of dog growls. Animal Behaviour79(4), 917-925.