Por que cães choram

· maio 28, 2018
A verdade é que os cães choram porque compartilham reações fisiológicas semelhantes às dos seres humanos, agora, não está tão claro se eles expressam com isso sentimentos, assim como as pessoas o fazem.

Se você adotou um filhote pela primeira vez, pode ter notado que seus olhos lacrimejam e você não sabe o porquê ou o que fazer para ajudar o seu pet. Às vezes, nossos animais de estimação fazem coisas que não são importantes, mas é normal se preocupar quando você não tem as informações necessárias, por isso contaremos porque os cães choram.

Os cães choram ou lacrimejam?

Certamente, você já percebeu que o que acontece com o seu cão não é exceção. Todos os cães têm marcas sob seus olhos, como um sinal de que suas lágrimas estão lá a maior parte do tempo. Uma questão que surge é se os cães têm a capacidade de chorar ou se estão apenas lacrimejando.

Bem, embora as pessoas que amam os animais digam que os cães, assim como outras espécies, têm sentimentosainda assim eles não têm a capacidade de demonstrá-los através do choro. O ser humano é a única espécie que usa lágrimas para demonstrar tristeza.

É verdade que, se pensarmos sobre o que o conceito de “chorar” significa, é apenas o simples ato de derramar lágrimas. E é verdade que os cães ficam com os olhos marejados, mas atrás disso não se escondem sentimentos, por isso não podemos dizer que os cães choram, mas sim que lacrimejam.

Cão chorando

Por que cães choram

Existem várias causas pelas quais os cães choram. Estas são algumas delas:

Lacrimal entupido

Há muitos animais de estimação que nascem com os canais lacrimais obstruídos, o que faz com que seus olhos pareçam lacrimejantes. Como o canal lacrimal não consegue expelir as lágrimas, elas se acumulam nas pálpebras, de onde elas transbordam rapidamente, porque eles não têm a capacidade de contê-las.

Com uma pequena cirurgia isso pode ser resolvido, mas muitos veterinários não recomendam, já que é fácil que esses canais voltem a entupir em pouco tempo.

A raça

A raça do seu cão pode influenciar se os olhos choram ou não, porque determina sua forma e influencia a quantidade de lágrimas. Os cães com grandes olhos lagrimejam mais do que aqueles com olhos pequenos. Por ter um tamanho maior, a hidratação também deve ser maior, de modo que o olho segregará mais liquido.

Outras raças com muitos pelos perto dos olhos também podem lacrimejar mais, porque o pelo pode incomodá-los.

Conjuntivite

Uma das causas mais comuns do lacrimejo canino é a conjuntivite, embora seja fácil reconhecer, porque o animal terá outro aspecto. Isto é, quando o animal lacrimeja como parte do ciclo da sua vida e de seu corpo, mas tudo ficará bem, feliz e com boa aparência, já se seus olhos chorarem por conjuntivite, ele ficará vermelho, fechado e o humor de seu cão estará decadente.

Basset hound

Alergias

Outra razão pela qual os cães choram é a alergia, seja alimentar ou não. Esta é uma reação que o corpo faz como um mecanismo de defesa contra o que ele não tolera.

Como no caso da conjuntivite, os olhos podem parecer vermelhos e inchados, acompanhados por espirros e outros sintomas. A melhor coisa nesses casos é ir ao veterinário para que seja ele quem determine a causa.

O que fazer se os olhos do seu cão estão chorando

A primeira coisa que você deve fazer é lavar os olhos do animal com água limpa. Feito isso, verifique se não há nada dentro de seu olho que possa estar provocando o lacrimejo. Se este não for o caso, uma infusão de camomila fria ou soro fisiológico será o complemento ideal para uma limpeza mais profunda e para aliviar o sofrimento de seu animal de estimação.

Lembre-se sempre de estar ciente das mudanças no seu animal de estimação, porque agir rapidamente pode beneficiá-lo muito. Cuidar deles e tornar suas vidas mais fáceis é o nosso dever, mas também fazemos isso por amor, certo?