Por que meu gato esfrega seu rosto contra o meu?

Os gatos têm muitas maneiras diferentes de se comunicar comparado com os humanos. Eles se baseiam principalmente no olfato e na relação com o meio ambiente.
Por que meu gato esfrega seu rosto contra o meu?

Última atualização: 01 Dezembro, 2021

Os felinos às vezes se comportam de maneiras misteriosas com os humanos. Você já viu, por exemplo, que seu gato esfrega o rosto em objetos e até em você? Você já se perguntou por que ele faz isso? Esse comportamento está relacionado ao olfato, aos feromônios e ao que você significa como pessoa para ele.

O ato de esfregar é totalmente normal e inevitável para os felinos e faz parte de sua vida, por mais estranho que possa parecer. Aqui você descobrirá o motivo desse maravilhoso comportamento.

A linguagem dos gatos

Os bichanos podem não falar como nós, mas isso não significa que não tenham estratégias de comunicação. Eles também fazem muitos sons e sua linguagem corporal é bastante refinada. No entanto, os especialistas comentam que a ferramenta de comunicação felina que ocupa o centro do palco no nível biológico é o seu olfato.

O nariz dos felinos possui 200 milhões de receptores olfativos, enquanto o dos humanos possui 5 milhões. Além disso, os gatos contam com uma estrutura especial chamada órgão vomeronasal ou órgão de Jacobson, que percebe até cheiros e feromônios indetectáveis aos humanos.

Com todas essas informações, não é estranho pensar que os gatos aproveitam ao máximo o olfato para se comunicar. O que isso tem a ver com seu gato esfregando seu corpo contra você? Abaixo você encontra as respostas.

Viver com gatos é bom para a saúde?

Comunicação entre felinos

Alguns felinos machos borrifam urina no que consideram ser seu território. Essa é apenas uma forma de comunicar às outras criaturas o que lhes pertence. No entanto, existe outro modo de comunicação química baseado na secreção e no registro de feromônios.

Embora os feromônios sejam geralmente considerados sinais de que um animal está pronto para acasalar, os gatos os usam para realizar grande parte de sua comunicação diária. As glândulas que os produzem são encontradas em todo o corpo, desde a boca e todas as partes do rosto até a parte inferior das costas, pernas e cauda.

Os gatinhos domésticos se esfregam em muitos objetos ao seu redor e até em você, pois ativam essas glândulas de feromônio ao esfregá-las em qualquer superfície para liberar o cheiro (específico de cada indivíduo) e deixá-lo ali por algum tempo. Se outro gato aparecer mais tarde, os feromônios exclusivos do primeiro felino transmitem uma mensagem para ele.

O que significam os feromônios?

Existem muitos feromônios diferentes, cada um com seu próprio significado dependendo do espécime e do contexto. Os feromônios encontrados na urina e nas glândulas das bochechas servem para marcar o território, já que o cheiro é um sinal explícito para outros gatos recuarem.

Um felino no cio emite feromônios completamente diferentes que são irresistíveis para qualquer gato macho que os cheire. Por outro lado, as substâncias deixadas ao esfregar o rosto, os flancos e a cauda indicam familiaridade mais do que qualquer outra coisa.

Os gatos valorizam o conforto em seu ambiente e, ao se esfregar em seu entorno, preenchem o território com seu aroma pessoal, induzindo sentimentos de segurança. É a maneira que o gato tem de dizer que se sente em casa.

Por que meu gato esfrega seu rosto em mim?

Como você já sabe, no mundo felino, o olfato é de vital importância. Portanto, tudo o que cerca seu gato (objetos e pessoas) precisa ser examinado e impregnado com seu cheiro através dos feromônios que estão em seu rosto, corpo e cauda.

Os felinos (quando vivem juntos em paz) geralmente se cumprimentam esfregando o rosto e o corpo um do outro. Quando seu gato se esfrega em seu rosto é porque ele está fazendo a mesma coisa: emitindo um sinal de confiança e amizade. Contudo, muitas vezes seu rosto está tão distante que ele prefere se esfregar nas pernas, segundo a International Cat Care.

O que significam as cabeçada?

A prática de marcação com feromônios começa muito jovem. As mães impregnam seus bebês e, em pouco tempo, os jovens começam a marcar uns aos outros batendo suas cabeças. Gatos de todas as idades praticam esse comportamento uns com os outros, com humanos e às vezes até com outros animais (como cães).

Os gatos selvagens também se familiarizam uns com os outros através dos feromônios. Os leões, que são os mais sociáveis dos grandes felinos, gostam particularmente desse comportamento. Eles cumprimentam outros membros da matilha com a cabeça e frequentemente a esfregam (assim como o corpo e a cauda) contra suas árvores e pedras favoritas.

Um forte vínculo

Ao esfregar seu rosto contra o seu ou contra suas pernas, o gato marca você dentro de seu grupo de coisas confortáveis por meio de seus feromônios. Para um gatinho, lar é tudo que tem o seu cheiro e você faz parte disso.

Do ponto de vista do gato, a cabeçada é uma das formas mais elevadas de exaltação. Quando um gato se esfrega no outro, os dois trocam feromônios que se combinam em um novo perfume exclusivo do casal. Portanto, se a cabeça do seu gatinho bater em você suavemente, o sentimento de apreciação é evidente.

O vínculo e a confiança que você compartilha são fortes o suficiente para que o gatinho pense que você deveria ter o mesmo cheiro.

Uma mulher esfregando a cabeça no gato.

Se o seu gato esfregar o rosto em você, sinta-se sortudo, como uma parte importante da vida do animal. Você pode reforçar esse amor e essa confiança acariciando-o, especialmente ao redor das orelhas e do rosto. Isso indica ao gato que você está devolvendo seus sentimentos de confiança e conforto e que se sente em casa com ele.

Pode interessar a você...
Como fazer com que seu gato seja carinhoso
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como fazer com que seu gato seja carinhoso

Eles são muito independentes, mas a verdade é que, se você souber educá-lo desde filhote, é possível fazer com que seu gato seja carinhoso.