Por que meu gato gosta de assistir televisão?

Com certeza você já viu vídeos na internet de gatos muito interessados em um pássaro exibido passando em algum documentário na televisão. Mas será que isso é real? Aqui você vai descobrir.
Por que meu gato gosta de assistir televisão?

Última atualização: 15 Novembro, 2021

A convivência com os animais dá origem a situações realmente curiosas, como os gatos que se sentam no sofá para assistir televisão com os seus tutores. O registro desse comportamento é resultado do viés de personificação ou esse modo de entretenimento realmente os atrai?

Como em muitas outras situações, a resposta a essa pergunta é um meio-termo entre a dicotomia. Se você sente essa curiosidade toda vez que seu felino se deita com você olhando para tela, aqui você vai descobrir por que ele faz isso.

Por que alguns gatos gostam de televisão?

A televisão é um dispositivo que emite luz e exibe imagens de diferentes cores que mudam, assim como uma grande variedade de sons. Faria sentido seu gato se sentir atraído pela tela só por isso, certo?

Em todo caso, esse comportamento não se explica apenas por luzes e cores: percebe-se claramente que o felino presta atenção ao que vê na tela. Os gatos olham fixamente para o que é exibido na tela, seguem os movimentos com a cabeça e o olhar e até tentam caçar o que aparece nas imagens.

A partir desses registros comportamentais, não se pode dizer que é uma invenção da mente humana que os gatos gostam de televisão. No entanto, será que eles enxergam a mesma coisa que nós? Eles se interessam pelo que estamos vendo da mesma maneira? Na próxima seção, você vai encontrar a resposta.

Um gato olhando fixamente.

O que os gatos enxergam quando assistem à televisão?

Embora um gato possa se sentir atraído pela televisão, sua percepção da realidade não é a mesma de um humano. Existem 4 diferenças fundamentais entre eles e nós em relação a essa atividade :

  1. Visão: embora tenham a capacidade de enxergar cores, os gatos possuem apenas receptores para o verde e o azul, por isso não percebem tons quentes na tela. Por outro lado, eles são capazes de enxergar em condições de pouca luz, então o brilho da tela dificulta a percepção dos contornos para eles.
  2. Percepção de movimento: essa capacidade depende do número de imagens por segundo (fps ou frames por segundo) que o olho é capaz de capturar. As televisões modernas podem exibir 60 fps, o que para nós parece movimento porque capturamos cerca de 25 imagens por segundo. Um gato pode capturar cerca de 70 fps, então as imagens na tela serão muito mais estáticas para ele.
  3. Atenção: esse processo cognitivo básico também funciona de forma diferente entre felinos e humanos. Embora possamos fixar nossa atenção na tela por mais de uma hora, os gatos prestam atenção em cerca de 6% do tempo em que estão assistindo televisão.
  4. Audição: a capacidade auditiva dos felinos é muito mais aguçada do que a dos humanos. Portanto, o que chama a atenção na televisão nem sempre são as imagens, e sim os sons.

Como você pode ver, os tutores felinos estão corretos quando afirmam que seus gatos gostam de televisão, mas ainda há uma parte de personificação nessa afirmação. O que para você é um programa que conta uma história comovente, para o seu felino são imagens e sons estáticos que chamam a sua atenção de forma intermitente.

É bom para os gatos assistir televisão?

Quanto a ser ou não bom deixar os gatos assistirem televisão, podem ser encontradas opiniões conflitantes. Há pessoas que deixam a televisão ligada quando deixam seus gatos sozinhos porque serve de enriquecimento ambiental e outras que temem pela segurança de sua tela plana.

O certo é que, como qualquer diversão que não seja pensada para felinos, é importante supervisioná-los. Os felinos frequentemente mostram interesse na tela quando reconhecem uma presa ou objeto interessante nela. Se o gato resolver pular para pegar o que vê na televisão, pode sofrer um acidente ou acabar quebrando o aparelho.

Quais programas atraem mais a atenção do gato?

Existem preferências entre os gatos por alguns programas em relação a outros? Parece que sim. Embora não se interessem pelo mesmo motivo que você, cada tipo de programa possui características audiovisuais específicas que os felinos podem gostar mais ou menos. Os programas favoritos dos gatos são estes:

  • Programas esportivos: o dinamismo desse tipo de programa chama a atenção dos gatos, pois geralmente é mais fácil para eles perceberem o movimento. Os programas mais bem-sucedidos nessa categoria são os automotivos, nos quais carros ou motocicletas passam pela tela.
  • Filmes de ação: como os anteriores, esses filmes contêm movimentos rápidos. Eles também têm um som rico e dinâmico que facilmente chamará sua atenção.
  • Programas para crianças: desenhos animados e outros programas para bebês geralmente tentam estimular as crianças por meio de cores brilhantes, sons estridentes e movimentos rápidos, o que também é interessante para um gato.
  • Documentários de animais: os programas de animais são estimulantes para os felinos porque contêm imagens e sons familiares e atraentes. Sem surpresa, aqueles que contêm sons e imagens de pássaros vão deixá-los atentos.
Um gato doméstico assistindo televisão.

Em qualquer caso, a principal razão pela qual seu gato vai para o sofá enquanto você assiste televisão não é tanto para assistir, e sim para estar com você. Certifique-se de que ambos gostam da companhia um do outro, pois é o que mais importa nesse momento.

Pode interessar a você...
Doenças digestivas em cães braquicefálicos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Doenças digestivas em cães braquicefálicos

As doenças digestivas em cães braquicefálicos são mais comuns do que parecem. Aqui vamos mostrar as mais importantes. Confira!



  • Ellis, S. L., & Wells, D. L. (2008). The influence of visual stimulation on the behaviour of cats housed in a rescue shelter. Applied Animal Behaviour Science113(1-3), 166-174.
  • Brown, J. L., Shively, F. D., LaMotte, R. H., & Sechzer, J. A. (1973). Color discrimination in the cat. Journal of comparative and physiological psychology84(3), 534.
  • Sokolov, E. N., Satinskas, R., Stabinyte, D., Pleskacauskas, A., Vaitkevicius, H., Stanikunas, R., & Shvegzda, A. (2007). Encoding of stimulus movement parameters in the cat visual system. Neuroscience and behavioral physiology37(4), 395-402.