A inteligência e a realidade emocional dos cães

A inteligência e a realidade emocional dos cães

Última atualização: 14 Julho, 2021

Os cães têm a capacidade de aprender, pensar e resolver problemas. Segundo os cientistas, raças como o border collie ou o golden retriever são consideradas as mais inteligentes. No entanto, a capacidade de aprender e obedecer ordens não são os únicos parâmetros que medem a inteligência.

Não se pode esquecer de que os cães são capazes de aprender como se comportar perto de outros membros da matilha. Cães adultos, por exemplo, corrigem seus filhotes quando eles fazem algo que não é apropriado no universo canino, como comer quando não é sua vez ou morder agressivamente. Da mesma forma, eles também os recompensam por comportamentos aceitáveis, seja brincando, alimentando ou limpando os filhotes.

Níveis de inteligência

A inteligência tem uma variedade de dimensões. Nos seres humanos, podemos subdividir a inteligência em capacidade verbal, habilidade numérica, raciocínio lógico, memória e assim por diante.

A inteligência dos cães também possui vários aspectos, entre os quais reconhecemos três grandes dimensões. A primeira é chamada de inteligência instintiva e está relacionada a todas as habilidades que determinam para qual finalidade o animal foi criado. Por exemplo, se o cão foi criado para conduzir rebanhos, seu grau de inteligência é medido por sua capacidade de pastorear reunir tais animais.

A segunda dimensão da inteligência é chamada de inteligência adaptativa. Basicamente, refere-se às habilidades que o cão possui para aprender coisas por si mesmo. Esse tipo de inteligência pode diferir entre cães da mesma raça. Por exemplo, os cães golden retriever têm a mesma inteligência instintiva. No entanto, embora a maioria seja bastante inteligente, talvez alguns deles podem se mostrar desorientados, cometendo os mesmos erros repetidas vezes. A diferença entre os distintos golden retrievers é uma diferença no grau de inteligência adaptativa, que pode ser medida usando testes apropriados.

Finalmente, o terceiro tipo de inteligência em cães é aquela que está relacionada à sua habilidade no trabalho e ao senso de obediência do animal. É baseada em como o cão é capaz de seguir os comandos emitidos por humanos.

Quando os clubes de cães realizam uma competição, também costumam medir esse tipo de inteligência. Por meio de uma série de testes controlados, os especialistas observam o desempenho dos cães durante longas sessões, avaliam e emitem um parecer. Nesse sentido, não é incomum um juiz passar de 12 a 20 horas observando e avaliando um cão. Além disso, a maioria dos juízes também são treinadores de cães. Portanto, têm ampla experiência no comportamento desses animais.

Os cães são capazes de nos entender?

Aprender sobre a inteligência dos cães.

A ciência mostrou que algumas espécies animais podem superar o desempenho dos cães em algumas áreas da inteligência. Os lobos são melhores na resolução de problemas e certos primatas, além de golfinhos e elefantes, têm uma autoconsciência semelhante à humana. Essa autoconsciência é rara no mundo animal, e os cães não a têm muito desenvolvida. Contudo, eles são capazes fazer algo complexo que nenhum outro animal consegue: eles podem ver, ouvir e ler as pessoas.

De fato, os cães são os únicos animais que realmente estudam o rosto das pessoas. Eles avaliam os rostos dos seus tutores e fazem isso com intensidade. Determinados testes mostraram que os cães são muito superiores aos outros animais no que diz respeito à compreensão do rosto das pessoas. Essa habilidade básica da comunicação é a pedra angular de todas as formas da cultura, incluindo a linguagem. O fato de os cães exibirem essa habilidade é um sinal de inteligência e sensibilidade. E muitas vezes, eles até conseguem superar outros animais, como os chimpanzés.

Sem dúvida, o chimpanzé é um animal brilhante e tem um grande vocabulário em língua de sinais. No entanto, não consegue entender o olhar de um ser humano como um cachorro. Se você não acredita nisso, pense um pouco em seu próprio cão. O que ele faz quando vê a coleira ou algum de seus brinquedos? Certamente fica animado. E o que ele faz quando ouve sua voz. Se você disser “Vamos passear?”, com certeza seu cão começará a pular de excitação.

Pode interessar a você...
Jogos de inteligência para cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Jogos de inteligência para cães

Os cães são animais muito inteligentes. No entanto, suas habilidades devem ser desenvolvidas através de jogos de inteligência para cães.