Enriquecimento ambiental para grandes felinos

Você tem interesse em conhecer a importância do enriquecimento ambiental para animais mantidos em cativeiro? Neste artigo, vamos mostrar algumas das características no caso dos grandes felinos.
Enriquecimento ambiental para grandes felinos

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

O enriquecimento ambiental para grandes felinos é muito diversificado, variando desde melhorias nas instalações até a aplicação de jogos e protocolos de alimentação. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Generalidades sobre o enriquecimento ambiental para grandes felinos

O enriquecimento ambiental é a melhoria na qualidade de vida, tanto física quanto sensorial, de um grupo de animais em cativeiro. Para isso, são recriados condutas e comportamentos semelhantes aos de um animal saudável em liberdade.

Dessa forma, conseguimos reduzir condutas e comportamentos negativos, tiques gestuais ou atos violentos do próprio animal contra si mesmo ou contra o grupo. Através do enriquecimento ambiental, oferecemos estímulos regulares para que os animais mantenham a sua capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente sem estresse, assim como aconteceria em meio à natureza.

O enriquecimento ambiental para grandes felinos

Por que o enriquecimento ambiental para grandes felinos é aplicado em zoológicos?

Os felinos em liberdade têm pouco tempo livre. Eles passam a vida procurando por comida, defendendo o território, competindo com os outros animais do grupo na época do cio, fugindo de predadores, etc. Ou seja, eles gastam toda a sua energia nessas tarefas, já que elas ocupam a maior parte do seu tempo e esforço. Portanto, em zoológicos, o cuidado e o ambiente dos animais devem resolver a maior parte das necessidades desse tipo.

Todos os zoológicos devem incluir recursos de enriquecimento a fim de manter um equilíbrio entre o tempo livre do felino em cativeiro e as suas atividades, o que melhora o seu estado mental e físico. Isso é feito ao fornecer um ambiente complexo e imprevisível e ao favorecer os modelos de comportamento que existiriam na natureza. Assim, o bem-estar do animal e a sua condição física serão melhorados.

Para que o enriquecimento cumpra com o seu objetivo, é necessário alternar os jogos e as propostas, criando um calendário adequado e, assim, mantendo o efeito surpresa e a novidade.

O enriquecimento ambiental para grandes felinos

O que acontece quando não há enriquecimento ambiental?

Estereotipias

O comportamento anormal mais típico em cativeiro são as estereotipias. Trata-se de comportamentos fixos no tempo e no espaço e sem nenhum objetivo ou função aparente.

Alguns exemplos em grandes felinos são:

  • Caminhadas repetitivas.
  • Coprofagia.
  • Lambedura excessiva.

Tipos de enriquecimento ambiental para grandes felinos

Físico

Inclui o uso de:

  • Lagos ou piscinas para que os animais possam se refrescar.
  • Áreas verdes com plantas que recriam o ambiente natural e servem para que possam aproveitar a sombra ou para esconder alimentos.
  • Acessórios como cordas, cipós, toras, pedras… que são colocados em locais diferentes e que são disponibilizados e retirados de tempos em tempos. Dessa forma, promovemos o instinto de exploração e forçamos o animal a se mover pelas diferentes partes do recinto.
O enriquecimento ambiental para grandes felinos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=US4Ppr9tk80

Enriquecimento ambiental para grandes felinos por meio do manejo e dos cuidados

Inclui:

  • Criar novos protocolos de alimentação, como, por exemplo, o uso de comedouros manipulados para que o felino tenha que se esforçar para conseguir o alimento.
  • Mudanças nos horários de alimentação.
  • Esconder parte da comida, distribuindo-a ao longo da instalação. Dessa forma, conseguimos manter o animal entretido e estimular os seus sentidos.
  • Sessões de interação e adestramento, uso de técnicas de reforço positivo.

O enriquecimento ambiental para grandes felinos através dos sentidos

A natureza dotou os animais de sentidos por meio dos quais eles se especializam e se adaptam ao ambiente. Esse mundo sensorial lhes permite farejar e rastrear a presa durante a caça, comunicar-se com seus congêneres, mostrar o seu estado de espírito ou conhecer o ambiente.

O enriquecimento ambiental pode ter como base esses 5 sentidos, através de, por exemplo:

  • Introdução de presas ‘falsas’ para estimular os comportamentos de espreita e perseguição, usando essências odoríferas, iscas – fezes, pelo ou carne – e, assim, criando um mundo de sensações odoríferas.
O enriquecimento ambiental para grandes felinos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7nfpjPfdNZ8
  • O desenvolvimento de um ambiente auditivo, que permita ouvir gravações de sons naturais para reforçar comportamentos naturais.
  • Proporcionando áreas altas a partir das quais os animais possam controlar o ambiente e, se possível, ver outros animais de diferentes espécies (nunca presas, pois isso geraria um estresse que seria difícil de controlar para ambas as partes).
Pode interessar a você...
Onça de circo é liberada depois de ficar 10 anos presa
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Onça de circo é liberada depois de ficar 10 anos presa

Este artigo conta a história da onça Mufasa, que viveu durante 10 anos presa na traseira de um caminhão, no Peru. Ela fazia parte de um circo e foi resgatada. Leia mais!



  • Morales Soto LA, Mendoza García CL. Manejo de felinos en cautiverio.