Enriquecimento ambiental para grandes felinos

Você tem interesse em conhecer a importância do enriquecimento ambiental para animais mantidos em cativeiro? Neste artigo, vamos mostrar algumas das características no caso dos grandes felinos.
Enriquecimento ambiental para grandes felinos
Érica Terrón González

Escrito e verificado por a veterinária Érica Terrón González.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

O enriquecimento ambiental para grandes felinos é muito diversificado, variando desde melhorias nas instalações até a aplicação de jogos e protocolos de alimentação. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Generalidades sobre o enriquecimento ambiental para grandes felinos

O enriquecimento ambiental é a melhoria na qualidade de vida, tanto física quanto sensorial, de um grupo de animais em cativeiro. Para isso, são recriados condutas e comportamentos semelhantes aos de um animal saudável em liberdade.

Dessa forma, conseguimos reduzir condutas e comportamentos negativos, tiques gestuais ou atos violentos do próprio animal contra si mesmo ou contra o grupo. Através do enriquecimento ambiental, oferecemos estímulos regulares para que os animais mantenham a sua capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente sem estresse, assim como aconteceria em meio à natureza.

O enriquecimento ambiental para grandes felinos

Por que o enriquecimento ambiental para grandes felinos é aplicado em zoológicos?

Os felinos em liberdade têm pouco tempo livre. Eles passam a vida procurando por comida, defendendo o território, competindo com os outros animais do grupo na época do cio, fugindo de predadores, etc. Ou seja, eles gastam toda a sua energia nessas tarefas, já que elas ocupam a maior parte do seu tempo e esforço. Portanto, em zoológicos, o cuidado e o ambiente dos animais devem resolver a maior parte das necessidades desse tipo.

Todos os zoológicos devem incluir recursos de enriquecimento a fim de manter um equilíbrio entre o tempo livre do felino em cativeiro e as suas atividades, o que melhora o seu estado mental e físico. Isso é feito ao fornecer um ambiente complexo e imprevisível e ao favorecer os modelos de comportamento que existiriam na natureza. Assim, o bem-estar do animal e a sua condição física serão melhorados.

Para que o enriquecimento cumpra com o seu objetivo, é necessário alternar os jogos e as propostas, criando um calendário adequado e, assim, mantendo o efeito surpresa e a novidade.

O enriquecimento ambiental para grandes felinos

O que acontece quando não há enriquecimento ambiental?

Estereotipias

O comportamento anormal mais típico em cativeiro são as estereotipias. Trata-se de comportamentos fixos no tempo e no espaço e sem nenhum objetivo ou função aparente.

Alguns exemplos em grandes felinos são:

  • Caminhadas repetitivas.
  • Coprofagia.
  • Lambedura excessiva.

Tipos de enriquecimento ambiental para grandes felinos

Físico

Inclui o uso de:

  • Lagos ou piscinas para que os animais possam se refrescar.
  • Áreas verdes com plantas que recriam o ambiente natural e servem para que possam aproveitar a sombra ou para esconder alimentos.
  • Acessórios como cordas, cipós, toras, pedras… que são colocados em locais diferentes e que são disponibilizados e retirados de tempos em tempos. Dessa forma, promovemos o instinto de exploração e forçamos o animal a se mover pelas diferentes partes do recinto.
O enriquecimento ambiental para grandes felinos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=US4Ppr9tk80

Enriquecimento ambiental para grandes felinos por meio do manejo e dos cuidados

Inclui:

  • Criar novos protocolos de alimentação, como, por exemplo, o uso de comedouros manipulados para que o felino tenha que se esforçar para conseguir o alimento.
  • Mudanças nos horários de alimentação.
  • Esconder parte da comida, distribuindo-a ao longo da instalação. Dessa forma, conseguimos manter o animal entretido e estimular os seus sentidos.
  • Sessões de interação e adestramento, uso de técnicas de reforço positivo.

O enriquecimento ambiental para grandes felinos através dos sentidos

A natureza dotou os animais de sentidos por meio dos quais eles se especializam e se adaptam ao ambiente. Esse mundo sensorial lhes permite farejar e rastrear a presa durante a caça, comunicar-se com seus congêneres, mostrar o seu estado de espírito ou conhecer o ambiente.

O enriquecimento ambiental pode ter como base esses 5 sentidos, através de, por exemplo:

  • Introdução de presas ‘falsas’ para estimular os comportamentos de espreita e perseguição, usando essências odoríferas, iscas – fezes, pelo ou carne – e, assim, criando um mundo de sensações odoríferas.
O enriquecimento ambiental para grandes felinos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=7nfpjPfdNZ8
  • O desenvolvimento de um ambiente auditivo, que permita ouvir gravações de sons naturais para reforçar comportamentos naturais.
  • Proporcionando áreas altas a partir das quais os animais possam controlar o ambiente e, se possível, ver outros animais de diferentes espécies (nunca presas, pois isso geraria um estresse que seria difícil de controlar para ambas as partes).

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Morales Soto LA, Mendoza García CL. Manejo de felinos en cautiverio.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.