Por que meu gato vomita depois de comer?

Um gato vomitar depois de comer não é um bom sinal. Os motivos pelos quais isso acontece são vários e o profissional deve determinar o que está causando esses vômitos no felino.
Por que meu gato vomita depois de comer?

Última atualização: 21 Setembro, 2021

Qualquer tutor que já viu seu gato vomitar depois de comer deve ter ficado muito preocupado . Os motivos pelos quais um gato pode regurgitar sua comida são muitos, mas quando isso acontece sempre após a alimentação geralmente os motivos ficam mais limitados, pois tende a indicar uma condição médica preocupante.

Se for observado que isso é muito frequente, o mais importante será procurar um centro veterinário para que o profissional examine o felino. Dessa forma, será possível determinar com mais precisão a causa do problema e resolvê-lo rapidamente. Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo.

Meu gato vomita depois de comer: detalhes a serem observados

Ao visitar o veterinário por causa de um problema com os animais de estimação, é essencial que o máximo de informações possível seja fornecido na consulta. Portanto, essas são algumas das questões que o tutor do felino que vomita após comer deverá prestar atenção:

  • Vomita ou regurgita? Tecnicamente, esses  eventos não são iguais. Como dizem os profissionais, o vômito descreve a evacuação ativa do alimento do estômago, mas para isso o gato faz um esforço físico (movimentos do abdômen, náusea e alongamento do pescoço). A regurgitação é uma expulsão sem esforço.
  • Qual é a cor do vômito? Isso pode dar muitas pistas.
  • A comida está digerida ou não?
  • O vômito é agudo (repetido com frequência) ou crônico (esporádico)?
  • O animal vomita logo depois de comer ou algumas horas depois de comer?

Conforme explicamos, anotar qualquer detalhe pode facilitar para que o profissional determine a causa e forneça a ajuda mais correta ao felino. Vejamos os principais motivos que podem levar um gato a vomitar depois de comer.

 

 

Um gato vomitando.

Causas pelas quais um gato vomita depois de comer

Os motivos que podem levar um felino a vomitar sua comida logo após ingeri-la são maiores do que as pessoas normalmente podem pensar. Estes são alguns dos principais.

Ansiedade e estresse

Quando um gato está estressado ou ansioso, ele pode comer muito rapidamente. As referidas emoções surgem porque o animal não se sente confortável no local onde está seu prato, porque é ameaçado por outro animal de estimação, porque compete com outro felino ou porque não tem uma rotina alimentar definida.

Se esse for o motivo do vômito, a circunstância desencadeadora precisará ser alterada. É importante que o animal tenha um prato adequado às suas características, colocado em uma área da casa onde ele possa comer sem ser incomodado por pessoas e outros animais.

Se você tem mais de um animal de estimação em casa, é fundamental que cada um tenha seu comedouro e, se possível, que ambos comam bem longe um do outro. Por fim, procure fornecer comida sempre nos mesmos horários para que o felino conheça essa rotina.

O gato vomita depois de comer devido a uma alergia alimentar

Se o tutor decidiu trocar a dieta do seu gato por outra e percebe que o animal sempre vomita enquanto se alimenta, pode ser um problema de alergia. Talvez um dos componentes da comida esteja causando uma reação no corpo do animal e a forma como ele tem de lidar com isso é expelindo através do vômito.

Retenção gástrica

Se o gato sofre de retenção gástrica, ele vomitará sua comida sem digeri-la um tempo depois de ter ingerido. Nesses casos, o estômago não consegue funcionar em um ritmo normal, não evacuando adequadamente e provocando o vômito.

As causas desse problema podem ser várias. Isso acontece principalmente, como dizem os especialistas, pela presença de bolas de pelo, mas também por uma lesão ou distúrbio motor. Em casos muito graves, geralmente é necessária cirurgia para resolvê-lo.

O gato vomita depois de comer bolas de pelo

Quando o gato está se limpando, ele tende a arrastar muitos pelos mortos com a língua. Todos eles vão acabar no formato de uma bola no estômago, o que pode fazer com que, após a ingestão, a comida provoque vômito, removendo também o acúmulo de pelos do estômago. É o que se conhece como tricobezoares.

Excesso de comida

É importante que os tutores dos felinos (como no caso de outros animais de estimação) estejam bem cientes das quantidades adequadas de alimentos que devem oferecer aos seus animais. Do contrário, pode acontecer que uma grande quantidade de comida cause a necessidade de vomitar no gato para aliviar essa sobrecarga.

Se a isso se acrescentar que o animal se alimenta muito rapidamente, é ainda mais comum que o felino vomite. Normalmente, nesses casos, o alimento sai não digerido. Para resolver isso, além de verificar se a quantidade de alimento está correta, podem ser utilizados comedouros slow food ou o cardápio total pode ser dividido em várias partes.

Gastrite felina

A gastrite em gatos é uma inflamação intestinal aguda ou crônica que pode ocorrer por vários motivos. Alguns deles são a ingestão de substâncias tóxicas, alimentos em mau estado, consumo excessivo de alimentos, ingestão de corpos estranhos ou coprofagia, entre outros. Também pode ocorrer como sintoma de uma doença, como câncer, alergia alimentar ou infecções virais ou bacterianas.

Seja qual for a causa da gastrite, a verdade é que ela pode, por sua vez, fazer o gato vomitar depois de comer. É importante que o veterinário realize os exames pertinentes para esclarecer se esse é o motivo, principalmente se a gastrite for um sintoma de uma doença mais grave.

O gato vomita depois de comer porque está doente

Além da gastrite, outras doenças que podem ocorrer nos gatos causam vômitos após a alimentação. Especialmente relevantes nessa questão são os problemas relacionados ao fígado, aos rins ou ao pâncreas.

O animal vomita com sangue depois de comer

Se o animal vomitar após comer e houver sangue no vômito, os motivos podem ser vários, mas todos precisam de atenção veterinária, se possível com urgência. Alguns desses eventos podem ter ocorrido:

  1. Pode ser que o gato tenha ingerido algo que tenha causado uma laceração interna ao engolir ou ao tentar expulsá-lo.
  2. Também pode ser causado por uma doença grave em estágios avançados, como o câncer.
  3. O gato pode ter uma úlcera interna.

O gato vomita depois de comer e fica triste

Vômito, apatia, baixo ânimo e tristeza são sintomas de doenças no animal, mas não de uma em particular, pois há muitas possibilidades. Algumas são mais graves do que outras. Portanto, ao notar algum desses sinais, você deve procurar um centro veterinário para uma avaliação.

 

Um gato que acabou de vomitar.

O vômito em gatos não é um evento fisiológico normal. Seja qual for a situação do seu felino, o ideal depois desse contratempo é que você o leve ao veterinário. Somente um profissional poderá dizer se é uma condição esporádica ou crônica que precisa ser tratada.

Pode interessar a você...
Aloe vera para gatos: usos e benefícios
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Aloe vera para gatos: usos e benefícios

Essa planta é tóxica se não for corretamente manuseada. Descubra como usar o aloe vera para gatos, assim como suas aplicações e propriedades.