Por que meu cão não descansa bem?

· junho 26, 2017

Nosso bicho de estimação é nosso melhor amigo, por isso, é normal que nos preocupemos com o seu bem-estar. Se você notou que o seu cão não descansa bem, talvez seja por algum problema em particular ou algum incômodo de fácil solução. Neste artigo, vamos contar para você o que pode atrapalhar o descanso dos cães.

Meu cão não descansa bem: por quê?

Se o seu cachorro não descansa bem, uma das formas de você cuidar de sua saúde e conforto é observar os comportamentos e sintomas que ele apresenta. Embora não saibam falar nosso idioma, os animais se expressam de diversas formas.

Se ele dorme de um jeito diferente do que está acostumado, talvez não consiga descansar de forma satisfatória. Por exemplo, preste atenção se, quando o seu cão está sonhando, mexe as patas, treme ou emite sons e gemidos.

Algumas pessoas dizem que ele “está tendo um pesadelo” ou “é apenas um sonho, nada mais”. Mas esses movimentos têm uma explicação: os cachorros passam pelas mesmas etapas do sono que os seres humanos. Elas são classificadas em três fases: movimento não rápido dos olhos (NREM), movimento rápido dos olhos (REM) e sono de ondas lentas (SWS).

Na última etapa, o cão respira mais profundamente à medida que vai conciliando o sono. Porém, momentos antes é quando ele se move de um jeito estranho. Durante a fase REM, seus sons e movimentos são involuntários e imitam o que acontece em sua mente.

Como os cachorros dormem enrolados, seus músculos estão tensos, e quando passam para a fase profunda do sono, eles ficam mais relaxados… por isso tremem! Os filhotes e os idosos sonham mais e, por isso, apresentam mais movimentos involuntários. A ciência, porém, ainda não soube explicar por que isso ocorre, mas é consenso de que não apresenta perigo para o animal. Pelo contrário, é algo normal  e não significa que o seu peludo não descansa.

Não se esqueça que os caninos se assustam facilmente se forem despertados abruptamente. Por isso, é preciso tocá-los com carinho e doçura, principalmente se estão sonhando. Aproveite para chamá-los lentamente porque, se eles se sentirem em perigo, podem morder como reação.

E já que os cães sonham como os seres humanos, também podem ter pesadelos. Se isso acontecer, acorde o animal com calma e bem devagar. Você saberá que ele está tendo sonhos ruins porque seus músculos se contraem e ele solta gemidos de tristeza.

Causas da falta de descanso em cães

Agora que você já entende como funciona o mecanismo do sono em seu bicho de estimação, o próximo passo é descobrir se alguma coisa o impede de dormir bem. As causas mais comuns são:

1. Barulhos

Caso o interior da casa tenha barulhos incômodos (televisão em alto volume, festa, música, gritos etc), ou os ruídos vêm de fora (sirenes, fogos de artifício, trovões), o animal não conseguirá adequadamente e pode acordar de sobressalto várias vezes.

2. Doenças

Alguns problemas de saúde podem estar impedindo que o seu peludo durma normalmente. Talvez a insônia seja um sintoma de alguma doença, uma indisposição ou dor. Leve-o ao veterinário para descartar esta hipótese.

3. Temperatura ambiente

Tanto no inverno como no verão, os cães podem apresentar problemas para dormir, por causa da temperatura. Se ele sente frio, opte por cobri-lo com uma manta ou aproximar a cama da calefação. Se ele está com calor, compre um colchão mais macio e coloque-o perto de um ventilador ou de um ar-condicionado.

4. Comida em excesso

Alguma vez você já comeu muito e depois não conseguiu cair no sono? Bem, o mesmo pode acontecer com o seu cachorro. Se ele come muito durante a noite, é provável que não consiga ter um sono satisfatório. A comida em excesso ou no horário errado provocação indigestão e sensação de peso.

Algumas soluções para esse problema incluem dividir a comida em duas ou três refeições e dar seu alimento pelo menos uma hora antes de dormir.

5. Pouco exercício

Todos os animais precisam de atividade física para descarregar as energias e ficarem tranquilos. Se o seu cão não passeia o suficiente, ficará inquieto, nervoso e estressado… e não dormirá muito bem. Se você acha que essa é a causa do problema, é muito fácil: leve-o para dar algumas voltas no parque todas as manhãs para que se canse.