Por que o meu cachorro fica me seguindo por todo lado?
Da cozinha para o quarto. Claro, no quintal, até mesmo até o tanque de lavar roupa. E, se você se descuidar, também ao banheiro. Alguns cães seguem os donos para onde for. Não se desgrudam do seu lado em nenhuma circunstância. Contudo, o que pode ser fofo para algumas pessoas, para outras se torna algo irritante. Seja qual for seu caso, com certeza essa pergunta não sai da sua cabeça: “por que o meu cachorro me segue para todos os lados que vou?”
Uma marcação canina pessoal
Para saber a explicação mais exata do porquê de seus amigos de quatro patas irem atrás dos seus donos por toda a casa, você deve se lembrar que os cães domesticados de hoje são uma versão “atualizada” dos seus ancestrais, os lobos. E, assim como seus parentes selvagens, os cães seguem o chefe da matilha, nesse caso, seus donos.
No entanto, os bichinhos de hoje em dia não são animais que seguem o macho-alfa e se submetem sem dar um pio à hierarquia para garantir sua sobrevivência.
Na verdade, os cães escolhem ir atrás da pessoa que para eles seja a mais afetuosa, aquela que, sem dúvida alguma, vai lhes prover com tudo o que precisam para se sentirem confortáveis, seguros e amados. Além disso, sabem distinguir muito bem entre aqueles que levam a vida sendo generosos para com os outros e aqueles que só olham para o próprio umbigo.
A pergunta ‘por que o cachorro me segue para todos os lados’ é frequente na sua vida? Vamos contar para você alguns dados para que seja capaz de conviver sem problemas com toda a onda de afeto que seu bichinho tem para oferecer para você.
Motivos que explicam o porquê do seu cachorro ficar seguindo você por todo canto da casa
A resposta à pergunta que não quer calar: “por que o meu cachorro fica me seguindo por toda parte?” – é simples, porque ele ama você.
Seu bichinho gosta tanto de você que precisa ficar ao seu lado toda hora para sentir seu cheirinho e ouvir sua adorada voz. Vai atrás de você para toda parte porque gosta que você:
- Faça carinho nele
- Fale com um tom afetuoso
- Brinque com ele
Pelo mesmo motivo, fica à espera da sua volta para casa. E assim ele o recebe, cheio de alegria, dando pulos e balançando o rabo. Como você vai saber muito bem, são várias as formas que os cães têm para demonstrar seu afeto, mesmo que, para algumas pessoas, essas maneiras de demonstrar afeto possam parecer excessivas.
A comida, entre as causas para o bichinho ficar seguindo você por todo lado
Nós também precisamos ser sinceros e afirmar que o seu cachorro também fica seguindo você por um motivo bem concreto e palpável: conseguir comida.
Ele presta atenção à cada petisco que você leva à boca e qualquer migalha que possa cair no chão. E tem a certeza que não pode perder a oportunidade para pedir sempre um pouco mais de comida.
Por isso, é importante que você não ceda ao seu olhar suplicante toda vez que comer um lanchinho. Você dever tomar muito cuidado com isso, o problema de obesidade pode estar à sua porta. Lembre-se que o veterinário é aquele que melhor pode aconselhar sobre qualidades e quantidades adequadas em relação ao alimento do seu amigo de quatro patas.
Algumas soluções para que você não fique se perguntando “por que o meu cachorro fica me seguindo por todos os lados”
Para que você não se pergunte pela enésima vez a respeito do porquê de seu cachorro ficar seguindo você por todo lado, a coisa mais importante é estabelecer regras claras durante a socialização e o adestramento do cão. Seu bichinho deve se relacionar sem problemas com outros animais e pessoas. Além disso, ele também deve aprender – através do reforço positivo – a responder a algumas ordens básicas, como “sentado” ou “quieto”.
Mesmo assim, em alguns casos extremos, talvez o melhor seja recorrer a algum especialista em comportamento animal para que as coisas sejam mais equilibradas.
Além disso, também não se pode esquecer que os cachorros são animais muito sociáveis, que buscam constantemente a companhia dos seus donos humanos. Por esse motivo, ficam muito tempo sozinhos, são capazes de chegar a sofrer estresse, ansiedade por separação e outros problemas comportamentais.
Assim, aqueles que não gostam muito de grude, talvez devessem optar por outro bicho de estimação. Mesmo assim, o melhor seria que se rendessem à demonstração de carinho, às vezes, irritante, que nos oferecem os cães.
Fonte da imagem principal: Andrea Aguirre.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.