Por que os cães adoram chafurdar em lugares sujos

· abril 30, 2017

Quando levamos os nossos cães para passear no parque, no jardim, na varanda de casa ou em qualquer lugar, onde haja oportunidade… nosso animal de estimação aproveita para ficar resvalando nos lugares sujos. Por que ele tem esse comportamento? Por que os cães adoram ficar fuçando nesses lugares? No artigo a seguir, vamos falar sobre isso.

Razões pelas quais os cachorros adoram ficar chafurdando nos lugares sujos

É um comportamento que claramente não compartilham com os seres humanos e talvez por isso não entendemos e o criticamos ou reprovamos. É verdade que uma vez que tenha chafurdado no lugar sujo, o animal deve voltar para casa e você tem que aguentar o fedor. Mas, depois disso castigá-los, é sinônimo de cortar a ligação dele com o lado selvagem que ele tem.

As razões principais pelas quais os cães adoram chafurdar em lugares sujos são:

  1. Instinto Caçador

Como dizíamos anteriormente, os cães ainda conservam alguns aspectos dos ancestrais selvagens deles. Da mesma maneira que os lobos (seus parentes mais próximos), eles precisam passar despercebidos quando querem capturar uma presa. Dentro desse ritual para neutralizar o odor e não ser reconhecido, é necessário se besuntar com barro, substâncias fétidas ou, inclusive, animais mortos.

  1. Caráter territorial

Chafurdar em algo que deixa um odor impregnado no lombo ou nas patas foi a maneira que os cães encontraram para expressar a felicidade deles por terem encontrado o território antes do restante dos cães. Dessa forma, quando outros cães chegam até a presa, saberão a quem ela pertence.

Não se pode esquecer que os bichinhos têm centenas de glândulas odoríferas no corpo deles, fazendo com que seja mais fácil deixar a marca dos seus odores nas coisas. É, por sua vez, uma técnica para comunicar à matilha (lembrando o passado selvagem) sobre seu achado.

  1. Manter o odor característico dele

Nós, pessoas, agimos errado, dando banho neles e borrifando perfume (embora se utilizem produtos aptos para animais). É isso mesmo que você está lendo. O que para nós é estar sujo, para eles é o documento de identidade deles, por assim dizer.

Os odores desagradáveis para os humanos são apreciados pelos cães, porque dessa forma se comunicam com os demais. E se pensarmos que eles gostam de banho de espuma e de serem empoados com talco… estamos errados. Se fosse por conta deles, eles iriam preferir chafurdar em excremento de cavalo.

  1. Aproveite

Embora seja difícil compreender isso, os cães adoram chafurdar na sujeira, em animais mortos ou no lixo. Por que fazem isso? Novamente porque a percepção e consideração deles dos odores não são iguais aos nossos. Um excremento de vaca pode ser mais prazeroso para ele do que um perfume francês para os humanos.

  1. Transmissão de informação

Isso também foi herdado por eles dos primos, os lobos. Segundo uma pesquisa, nas matilhas, quando um indivíduo encontra algo que lhe chama a atenção, primeiro fareja e depois chafurda nele para se impregnar com seu aroma. Logo transfere esse odor para o restante do grupo, para que seja aprovado ou não segundo a avaliação deles.

  1. Demonstração de superioridade

O objetivo nesse caso é de demonstrar à matilha que ele caçou algo interessante, e, por fim, deve receber elogios e ser parabenizado por seu feito. Ainda que, nesse caso, o pobrezinho do cachorro deverá aguentar uma repreensão de nossa parte… pois o odor pode chegar a ser insuportável.

O que fazer para que nosso animal de estimação não chafurde na sujeira?

Como primeira medida, você não deve repreendê-lo ou castigá-lo, porque, se chafurdam, o fazem por puro e exclusivo instinto. O que sim podemos fazer, por exemplo, é não incentivar esse comportamento.

Por exemplo, se o levarmos para passear no parque e vemos que ele está se esfregando em algo sujo, diga-lhe um “NÃO” com firmeza e retire-o do lugar. Você deverá ter muita paciência, porque ele não compreenderá de primeira.

Se ele costuma fazer isso em nosso quintal ou jardim, é tão simples; limpe os excrementos dele ou preste atenção se não há lixo, animais mortos ou qualquer coisa que chame sua atenção.