Por que os cães gostam tanto da neve?

Se você vive perto de alguma área que neva e já levou seu cão, deve ter notado que ele fica louco brincando com ela. Mergulha, corre, pula e é até provável que também coma. Por quê para eles parece ótimo, se para nós apenas em tocá-la já morremos de frio?

Está claro que ela desperta o explorador que há dentro de cada cachorro. Além disso, faz com que aproveitem como nunca. Vamos ver o que ela tem que os deixa loucos.

A neve e os cães, um amor descoberto

Há alguns anos era difícil para nós entender certos comportamentos caninos. No entanto, hoje em dia já entendemos e sabemos definir as razões pelas quais agem de uma maneira ou outra.

A neve é um parque de diversões enorme para eles

Se você quer saber o que seu cão faria na neve, solte-o e aproveite. Para eles. é um parque sem fim no qual pode correr e pular quanto quiser.

É diferente porque transforma o entorno em algo novo para eles, e isso os fascina. Do mesmo modo que acontece com as crianças, para os cães pisar na neve pela primeira vez é uma experiência inesquecível.

Sem dúvida, estar solto na neve desperta o instinto explorador que seu cão tem em seu interior. É algo enorme, bonito e novo para descobrir. Isso também aumenta sua vontade de brincar.

Também contém vestígios de animais, urina de outros, galhos de árvores.. Isto é, é uma infinidade de segredos que despertam sua curiosidade e os fascina.

Os cães estão muito bem preparados para o frio

Ao contrário do que se acredita, um cão, mesmo que não seja um husky, está preparado para a neve. Não passa frio porque o pelo o protege e suas almofadinhas suportam com perfeição.

A forma como seu sangue circula permite que suas almofadinhas estejam mais quentes. Portanto, o mesmo ocorre com a área de suas patas. E não é só isso, os cães também têm a capacidade de ativar seu metabolismo quando as temperaturas baixam, fazendo com que ele trabalhe numa velocidade maior. Desse modo, afastam o frio e mantém todo seu corpo mais quente.

No entanto, embora os cães se sintam cômodos na neve e estejam preparados para ela, há uma série de medidas que devemos tomar quando formos a esse manto branco da natureza.

Precauções que devemos tomar ao ir com cães para a neve

Apesar dos cães estarem preparados para a neve, devemos tomar as seguintes precauções:

  • Protegê-lo do frio. Ainda que o pelo seja um termo protetor natural nos cães, ao brincar com a neve, este pode se molhar e fazer com que o animal se esfrie. Portanto, um traje com as características necessárias, impermeável por exemplo, ajudará a fazer com que esse dia seja mais agradável para nosso animal de estimação.
  • Proteja suas patas. Como falamos anteriormente, suas almofadinhas e patas se manterão aquecidas. Protegê-las é necessário, pois o excesso de frio pode queimá-las, e se o dia está com sol, o reflexo do mesmo na neve também pode queimá-las. Para isso, em lojas veterinárias você poderá encontrar reforços para protegê-las. No entanto, se você se esqueceu e precisa de algo de última hora, pode usar vaselina que deverá ser aplicada várias vezes durante o dia enquanto estiver na  neve.
  • Vigie-o Os cães comem tudo que encontram pela frente na neve não será diferente. Isso pode causar problemas estomacais, náuseas e vômitos. Por outro lado, também é muito fácil que ele se perca, especialmente se houver muita gente.
  • Tenha cuidado com onde solta seu cão. Se você o deixa sozinho em áreas próximas à pistas de esqui ou de trenós, seu cão pode acabar machucado e outras pessoas também.
Recomendados para você