Por que os gatos gostam de jogar tudo no chão?

O texto a seguir com certeza te resultará bem familiar se você convive com um ou mais gatos. Quando tudo parece tranquilo, de repente surge seu felino de estimação e sobe em algum móvel da casa e começa a derrubar os objetos que encontra pela frente. E o pior: não para até que não vê tudo no chão. Você já se perguntou por que os gatos gostam de fazer isso?

Buscando explicações sobre o costume felino de derrubar diferentes objetos

gato espalhando papel higienico

Se você é observador e tem a sorte de partilhar sua casa com gatos há algum tempo, a resposta provável que escolherá é: “porque querem”. Sim, nossos amigos miadores têm a fama de serem muito determinados.

Além disso, com essa graça e habilidade natural que possuem, não podem alegar que foi instintivo a causa da queda dos diferentes elementos que estavam em frente das patas dianteiras deles.

Porém, mais além da grande curiosidade deles que já conhecemos, e de que quando começam a correr costumam não deixar nada em pé, quais os motivos específicos que levam os gatos a puxarem ou empurrarem algo até cair? Talvez seja alguma coisa cara ou pela qual você tivesse muito carinho e que agora está em pedaços no chão.

Seu gato é daqueles que jogam objetos de cima de algum móvel? Ensaiamos algumas respostas para explicar por que os gatos adoram lançar tudo no chão.

O instinto de caça: entre os motivos pelos quais os gatos lançam coisas no chão

Podemos ressaltar pelo menos três razões para explicar por que estes animais gostam de “lançar” objetos ao subir em lugares altos.

Uma primeira interpretação é que estes mascotes, quando caçam, “brincam” com as presas. Se alguma vez você já viu seu gato pegando um rato, um pássaro ou até mesmo um inseto, saberá o que estamos dizendo.

Com os pequenos objetos que estão nos mobiliários da casa acontece a mesma coisa. Se eles os consideram como uma possível próxima presa, vão atacar de diferentes maneiras e tentarão jogar o objeto pelo ar até cair.

Outras razões de por que os gatos gostam de arremessar diferentes elementos

Mas a habilidade dos gatinhos de “manipular” estes pequenos itens também pode acontecer quando estão entediados. Essa parece ser uma maneira dos felinos se divertirem.

Isso normalmente acontece se o gato passa muito tempo sozinho ou até mesmo se você não pode dedicar uma boa quantidade de tempo para brincar com ele.

Nestes casos, uma possível solução é proporcionar ao seu pequeno alguns brinquedos seguros para que possa se distrair. Arranhadores, “árvores” ou simplesmente uma caixa podem ser uma boa opção também (poderiam gastar energia pulando nestes objetos, ao invés de fazer bagunça nos móveis de casa). Ou ainda melhor: buscar um companheiro felino para as brincadeiras. Claro, não é garantia de que deixará de fazer bagunça e talvez o novo amigo do seu mascote se una para duplicar as travessuras, mas vale a tentativa.

Jogar tudo no chão: uma forma de chamar a atenção

Outra causa pela qual estes adoráveis felinos jogam objetos ao solo é, simplesmente, para chamar sua atenção.

Essa afirmação de que os gatos são independentes e que pouco querem saber dos seres humanos não tem nada a ver com a realidade. Quem convive com estes mascotes sabe quando eles querem e buscam o contato com o dono.

Como são seres muito inteligentes, os gatos já sabem o que fazer para chamar a atenção. Uma opção é jogar algum objeto no chão. Com certeza rapidamente você estará perto dele para verificar o que aconteceu. Viu? Ele alcançou o objetivo principal em tempo recorde.

Entenda a natureza do mascote

gato brincando com a escova de dente

Em todo o caso, a primeira coisa que você deve saber é que não adiantará perder a calma, chamar a atenção e muito menos bater no gato que quebrou (ou quase) algo em sua casa. 

O que você precisa fazer, além de ter calma, é tentar entender a natureza felina. E, na medida do possível, tratar de buscar uma solução.

Atenção: carinho e brinquedos com certeza farão com que seu gato esqueça, por pelo menos um tempo, de derrubar essas pequenas coisas que, talvez, eram importantes para você. Mas não tanto como seu mascote, não é verdade?

Recomendados para você