Logo image
Logo image

Qual é o cachorro que menos fica doente?

4 minutos
Embora todas as raças de cães possam desenvolver diferentes doenças, já foi comprovado que algumas são mais propensas que outras. Além do cachorro vira-lata ou sem raça definida, existem outros de raça pura que raramente ficam doentes.
Qual é o cachorro que menos fica doente?
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Quando decidimos adotar um animal de estimação, pretendemos passar longos anos de nossa vida em sua companhia. Na verdade, gostaríamos que nossos melhores amigos pudessem estar ao nosso lado para sempre. Portanto, é normal se perguntars qual é o cachorro que menos fica doente.

Em linhas gerais, todas as raças de cães mostram alguma predisposição genética para desenvolver certas doenças hereditárias ou degenerativas. Além disso, devemos destacar que existem patologias comuns em cães, que podem afetar todos eles, sejam vira-latas ou de raça.

Considerando tudo isso, em uma breve lista a seguir vamos tentar identificar os cães mais saudáveis do mundo:

O ‘vira-lata’: o cachorro que menos fica doente

O chamado vira-lata ou sem raça definida pode ser considerado o cachorro que menos fica doente. Para entender o motivo dessa afirmação, precisamos falar um pouco sobre a criação das diversas raças de cães que existem atualmente.

A padronização das raças caninas como conhecemos atualmente exigiu vários séculos de padronização. Durante esse período, os cães foram submetidos a vários cruzamentos seletivos com o objetivo de destacar – e exagerar, em muitos casos – certos traços e características que agradam aos seres humanos.

Uma das consequências dessa seleção genética é a alta taxa de consanguinidade observada nos cães de raça. Em alguns casos, pode até mesmo haver a prática da endogamia para obter um determinado padrão estético e comportamental. Essa alta consanguinidade leva a uma maior predisposição genética para inúmeras doenças hereditárias.

Por outro lado, os cães vira-latas apresentam alta variedade genética e baixa consanguinidade, pois não foram submetidos a cruzamentos seletivos. Por isso, eles têm menos predisposição genética para desenvolver a maioria das doenças hereditárias e degenerativas comuns em cães.

É necessário lembrar que esses animais precisam contar com cuidados médicos preventivos adequados e com um ambiente positivo para que possam se desenvolver plenamente, tanto física quanto mentalmente, fortalecendo também seu sistema imunológico e prevenindo todo tipo de patologia canina.

As 4 raças de cães mais saudáveis

Agora que já sabemos que o cachorro vira-lata é o que menos fica doente, falta falar sobre as raças de cães mais saudáveis. Essas são as 4 raças de cães com menor predisposição genética para desenvolver doenças hereditárias e degenerativas:

1. Boiadeiro-australiano

Uma das razões que nos leva a posicionar o boiadeiro-australiano no topo da nossa lista é a incrível longevidade de alguns exemplares. De fato, o cachorro mais longevo do mundo pertencia a essa raça canina: seu nome era Bluey e ele viveu até os 29 anos.

Some figure

No entanto, a expectativa média de vida calculada para o boiadeiro-australiano varia de 11 a 14 anos. É um cão hiperativo, super inteligente e com um instinto de pastoreio muito forte. Sua resistência física se destaca e, além disso, só é reconhecida a predisposição genética para o desenvolvimento das seguintes doenças:

Basenji

A basenji é uma raça canina de origem africana que se destaca por muitas razõesAlém de ser considerado o cachorro que menos late e de manter hábitos de higiene um pouco semelhantes aos dos felinos, esse cachorro também é um dos mais saudáveis ​​e resistentes do mundo.

Some figure

Esses cães só mostram predisposição genética para o desenvolvimento de problemas renais – principalmente a chamada Síndrome de Fanconi – e para a atrofia progressiva da retina. Sua expectativa de vida é de 12 a 14 anos, podendo ser estendida com os devidos cuidados e um ambiente positivo.

Shiba inu

O shiba inu é um cachorro de origem japonesa que está entre as raças caninas mais antigas do mundo. A capacidade para sobreviver ao longo de tantos séculos, enquanto enfrentava adversidades climáticas e históricas, é uma grande demonstração da força desses cães.

Some figure

Sua expectativa de vida, calculada entre 15 e 18 anos, ainda gera alguma controvérsia entre os especialistas. O shiba inu é muito saudável e só apresenta predisposição para as seguintes patologias caninas:

Border collie

O border collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, mas suas qualidades não param por aí. Esses animais se destacam por sua energia inesgotável e resistência física privilegiada, e geralmente mantêm uma excelente saúde desde que recebam os cuidados adequados.

Some figure

Os cães border collie podem viver até 17 anos e só apresentam predisposição genética para as seguintes doenças:

  • Displasia de quadril
  • Epilepsia
  • Anomalia do olho do Collie

Por fim, é preciso lembrar que todos os cães precisam receber cuidados médicos preventivos adequados para que possam desfrutar de uma longevidade privilegiada e de uma grande qualidade de vida.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.