Adestramento profissional do border collie

· agosto 31, 2018
A melhor época para começar a treinar este cão é a partir dos três até os seis meses de idade. Exercícios como o agility e o canicross são esportes ideais para aumentar a capacidade pulmonar e a resistência física deles.

O Border Collie é uma das raças mais populares dentre os animais de estimação, com uma das inteligências mais proeminentes e com grande capacidade de executar várias tarefas, de diversos tipos. Por isso, o adestramento profissional do border collie pode começar desde muito cedo.

Para aproveitar ao máximo os atributos desta raça, é ideal fornecer um treinamento adequado que atenda às suas necessidades. É por isso que vamos falar um pouco sobre o adestramento profissional do border collie.

Para começar

Tenha em mente que o melhor estágio para treinar nosso cão começa quando ele tem entre três e seis meses de idade. A razão disso é o fato de seu cérebro já estar suficientemente desenvolvido para entender as diferentes ordens que ensinaremos nos próximos meses.

Além disso, observe o comportamento do seu animal de estimação. É importante reconhecer se o seu parceiro tem uma atitude dominante ou submissa, pois isso pode influenciar os resultados dos treinamentos e ordens que você quer ensinar.

Se você já treinou algum cão antes, o ideal é aplicar os mesmos princípios que já aplicou em outro animal de estimação. Em outras palavras, reforçar os aspectos que consideram suas fraquezas como treinadores e eliminar aquelas atitudes que têm consequências negativas.

Border Collie lambendo rosto de menina

Lembre-se também de usar os itens mais apropriados para treinar essa raça, de acordo com a atividade que você deseja que o animal execute. Por exemplo, um clicker para exercícios de obediência ou uma cinta com um comprimento adequado para o canicross.

Começando os exercícios

O Border Collie, por ser muito inteligente, é capaz de entender muitas coisas que pedirmos. Por isso, é essencial começar a corrigir atitudes inadequadas que o animal possa ter desde o princípio.

O que é o chamado de exercício de obediência? Por exemplo, responder adequadamente ao seu chamado, parar de pular sobre as pessoas quando as encontrar… para os cães, vozes de comando são usadas para indicar o que é certo ou errado.

Lembre-se de que, se você treinar um filhote, o animal estará constantemente aprendendo com você. Por isso, você poderia, acidentalmente, ensinar um comportamento inadequado sem saber. É melhor ensinar as coisas uma a uma para que elas não fiquem confusas e, além disso, evitar que o seu cão fique estressado, o que pode arruinar a sessão.

Pense no tipo de atividade

Referimo-nos ao esporte que você deseja que o seu border collie realize com graça e agilidade. É necessário que os exercícios que você quer ensinar a ele sejam voltados para o reforço dessas importantes áreas do esporte.

Ou seja, para esportes como agility e canicross, exercícios para fortalecer a capacidade pulmonar e resistência do seu parceiro são vitais. O objetivo deles é evitar que o cão se canse demais.

Agility border collie

Seja consistente com o treinamento, a chave para o efeito dos objetivos desses exercícios é que eles sejam realizados diariamente. Assim, você não o sobrecarrega com a intensidade, o que só estressa seu cão e faz com que ele desenvolva comportamentos inadequados.

Tire proveito de sua notável inteligência. Brinque com ele de busca, uma atividade muito boa para desafiá-lo mentalmente e reforçar suas habilidades para procurar coisas. Da mesma forma, é importante estimular constantemente sua mente com jogos de inteligência.

Treinamento profissional do border collie de acordo com a idade

Cada estágio da vida do animal tem um momento ideal para ensinar-lhes truques de maneira mais simples. A razão para isso está na capacidade dele entender o que queremos e o que mais lhe interessa, de acordo com sua idade.

Por exemplo, um filhote é treinado para aprender as lições básicas,; como sentar, deitar e, em alguns casos, ficar parado. Estes comandos servem para lhe dar uma educação mínima, para que ele possa se comportar adequadamente.

A partir dos quatro ou cinco meses, o animal é capaz de aprender ações mais complexas, tais como rolar, saltar, e até mesmo aprender a latir sob o seu comando, assim como fazer suas necessidades na rua em vez de em casa.

Após o primeiro ano de idade, o adestramento profissional do border collie fica a seu critério, porque o animal será treinado para aprender o que quer que seja. Tenha em mente que cada cão tem uma personalidade particular que pode ou não afetar os resultados dos ensinamentos.

E não se esqueça dos reforços positivos quando quiser lhe ensinar algo. Palavras como “bom menino, muito bem” trazem grandes benefícios, além de dar a ele um prêmio em cada sessão bem-sucedida.