Qual é a raça de cachorro que late menos?

Qual é a raça de cachorro que late menos?

Última atualização: 04 Novembro, 2017

Latir é algo inato a todas as raças de cães. Conviver com eles também é aprender a se adaptar às suas características. Mas você pode optar por uma raça que late menos para, assim, evitar surpresas depois.

O latido é uma parte essencial da natureza canina. É a forma mais comum de comunicação e expressão. Em alguns casos, o latir excessivo pode trazer problemas para o cão e para o dono.

Problemas derivados do latir

Por um lado, um cão que late também pode estar sofrendo de alguma doença, sentindo dor ou irritação. Nesses casos, o latir é um sintoma e não deve ser ignorado, para o bem da saúde do animal.

Mas, se os donos residem em apartamentos ou áreas compartilhadas, os latidos excessivos deles causar problemas de convivência com os vizinhos e mesmo prejuízos econômicos, devido as multas.

Cão branco latindo

Todas estas razões reafirmam a necessidade de se prestar atenção ao comportamento dos animais de estimação. E antes de escolher um melhor amigo, pode ser importante saber qual é a raça de cachorro que late menos.

Por que um cão pode latir excessivamente?

Como disse antes, a forma mais comum de expressão dos cães é o latir. Assim é como eles expressam sentimentos e humores, alertam seus donos e pares dos perigos e informam suas necessidades, tais como beber, comer, fazer xixi, entre outras.

Fatores naturais que podem causar o latir excessivo. Um deles é a tendência comportamenteal de cada raça. Um cão funciona da mesma forma que os humanos. Existem raças mais expressivas, mais alertas e mais desconfiadas. E outras mais pacíficas e sociáveis.

As raças que têm maior tendência de latir são: Yorkshire Terrier, Cairn Terrier, Schnauzer miniatura, West Highland White Terrier, Fox Terrier, Beagle, Chihuahua, Silky Terrier, Pequinês, Poodle miniatura e Poodle toy.

Muitos fatores externos também podem fazer o cão latir mais. Neste caso, latir é uma reação a diferentes estímulos do ambiente.

Principais causas de latidos excessivos em cães

1-Estresse: os cães podem latir para aliviar o estresse ou para expressar preocupação.

2-Entusiasmo: muitos cães estão latindo quando uma situação ou qualquer estímulo os excita excessivamente.

3-Tédio: é uma das consequências mais comuns do estilo de vida sedentário. Os cães latem porque eles se cansam de não fazer nada.

4-Frustração: cães muitas vezes latem quando estão frustrados e querem expressar essa frustração por não conseguirem o que querem.

5-Estilo de vida sedentário: falta de exercícios para gastar energia pode causar o latir excessivo.

6-Aviso: nosso pet tem sentidos afiados e percebe mais facilmente do que os nós o perigo. Latidos avisam sobre situações ameaçadoras.

7-Adestramento inconsciente: acontece basicamente quando permitimos ou ensinamos aos cães maus comportamentos. Um deles é latir para conseguir o que quer.

8-Saúde: algumas doenças também fazem com que os cães latam constantemente.

9-Possessividade: cães que desenvolvem comportamentos possessivos em relação a seus donos ou coisas, podem latir para defender o território .

10-Timidez ou comportamento defensivo: alguns cães que não foram devidamente socializados ou são tímidos por natureza, podem latir defensivamente. Assim, eles tentam evitar a aproximação de outros animais ou seres humanos.

Existem várias causas para os latidos excessivos e algumas delas são prejudiciais para a saúde do nosso pet. Portanto, é essencial levar periodicamente o seu cão ao veterinário, manter a vacinação atualizada, assim como realizar o tratamento antiparasitário.

E qual é a raça de cachorro que late menos?

No ranking da raça de cachorro que late menos, em primeiro lugar, está uma raça não muito conhecida, chamada Basenji. Na verdade, esse cão não emite o som que está associado com o latir. Seu latir se assemelha a uma risada suave e é única no mundo animal.

Cão da raça Basenji parado na grama: late menos

Esta raça é realmente é muito tranquila e tem porte pequeno, o que a torna muito favorável para se adaptar a apartamentos e a ambientes reduzidos. O Basenji é um cão muito cheio de energia e precisa de bastante exercício para não ficar entediado e apresentar mau comportamento.

Outros nove cães seguem o Basenji na lista da raça de cachorro que late menos: Golden Retriever, Pug, Bulldog Francês, Bloodhound, Labrador retriever, Rottweiler, Gran danés, Akita inu e o Chesapeake Bay Retriever.

Conhecer a raça de cachorro que menos late é muito útil quando se está na fase de escolher um animal de estimação. Mas antes de emitirmos julgamentos e descartarmos determinadas raças, devemos ter uma coisa em mente. Qualquer cão é capaz de aprender a se socializar com a educação e os cuidados apropriados.