Qualidades de um cavalo de corrida

· junho 7, 2018
Apesar de todas as raças equinas que participam em corridas serem puro-sangue, um cavalo de corrida fará seu nome graças à excelência das suas qualidades.

Um cavalo de corrida não se destaca apenas pela velocidade e flexibilidade de seus longos passos. Esses animais possuem diversas qualidades que foram aperfeiçoadas historicamente pelo treinamento esportivo. A seguir, conheceremos as principais qualidades de duas raças de cavalos de corrida por excelência.

Cavalo de corrida: principais raças e suas qualidades

Puro sangue

Embora todas as raças equinas que participam de corridas sejam de raça pura, esse fez seu nome graças à excelência de suas qualidades. Cavalos puro-sangue foram historicamente usados como corredores, mas também evoluíram otimamente em equitação e caça.

Qualidades físicas da raça puro-sangue

Um típico cavalo de corrida puro-sangue pode ter entre 1,55 e 1,80 metros de altura. Sua estrutura física foi aperfeiçoada para garantir suas melhores qualidades durante a corrida. Seu dorso é largo e reto, com espalda profunda e inclinada, com músculos bem desenvolvidos.

As extremidades são fortes e prolongadas, enquanto o pescoço é musculoso e longo. Sua cabeça tem uma forma fina e tem dois olhos bem separados, com um excelente campo de visão.

As cores de sua pelagem são, na maior parte das vezes, de tom castanho com brilho, mas há também o alazã e o tordilho. Suas patas geralmente apresentam a frente e a parte inferior com manchas brancas, mas isso não é comum no resto do corpo.

Puro sangue

seleção e a criação de um puro-sangue dependem do seu propósito ou do tipo de corrida ou exposição em que ele participará. Se falamos de corridas curtas – até uma milha – o ideal é preferir os chamados “velocistas”, cavalos explosivos e muito musculosos. No caso de corridas com maior distância, são utilizados grandes cavalos com patas longas.

Os exemplos historicamente bem-sucedidos em corridas desportivas são geralmente os dos cavalos de porte médio e atléticos, como os campeões Man ou War e Secretariado, ambos com 1,67 metros. No entanto, grandes vencedores, como War Admiral e Seabiscuit, com 1,55 e 1,57 metros, respectivamente, mostraram que o talento pode ser mais do que apenas parte da configuração física.

Qualidades emocionais e personalidade de um cavalo puro-sangue

excelência do cavalo de corrida puro-sangue não se dá apenas devido à sua configuração física, mas também devido as suas qualidades emocionais. Estes cavalos têm uma personalidade quente e nervosa, o que permite um comportamento explosivo no início de uma corrida. Como a maioria dos equinos, eles estão constantemente alertas para o ambiente e são muito corajosos.

As qualidades de um puro-sangue também exigem experiência e dedicação do jóqueiUm cavalo explosivo nas mãos erradas é um perigo, mas com um treinamento adequado ele se torna imparável. Assim, como qualquer animal profissional, os puros-sangues precisam de constância em sua educação e objetivos claros para se motivarem.

Cavalo quarto de milha

Os cavalos de corrida quarto de milha também são excelentes corredores equinos. Por apresentarem diversos tamanhos, são considerados os mais versáteis. Eles podem ser usados ​​em esportes como polo e equitação, como animais de terapias, etc.

Cavalo quatro milha

A seguir apresentaremos suas qualidades físicas e emocionais mais notáveis:

Qualidades físicas do cavalo quarto de milha

Um cavalo quarto de milha pode ter entre 1,40 e 1,65 metros de altura, embora a altura ideal seja entre 1,50 e 1,55 metros. É um equino de tamanho médio e muito leve, levando em consideração a sua musculatura bem desenvolvida. Seu tórax é amplo e possui um grande perímetro, com notável massa muscular, principalmente nos músculos extensores.

Seu dorso é curto, com lombo forte e costelas bem cheias, arqueadas e profundas. A cabeça é curta, com dois olhos grandes e bem separados, proporcionando um perfil reto e fino. Em relação ao pelo, diferentes tons são aceitos, com exceção das variedades manchadas, albinas e pintadas.

Qualidades emocionais e personalidade do cavalo quarto de milha

Os cavalos quarto de milha são tão atenciosos e sensíveis quanto os puros-sangues. No entanto, seu temperamento tende a ser mais dócil e equilibrado, o que facilita sua criação e treinamento. De fato, por serem inteligentes e sociáveis, tendem a aprender muito facilmente com o cavaleiro.

Embora eles tenham herdado o sangue quente e explosivo de seus selvagens ancestrais, os cruzamentos com cavalos de sangue frio trouxeram serenidade a sua personalidade.

Na realidade, suas qualidades emocionais também se assemelham à sua estrutura física. Fortes e trabalhadores, nunca perdem a elegância com a sua caminhada suave e harmoniosa. Mas quando um deles é bem estimulado, sua energia e força o tornará um cavalo de corrida de excelência.