Quantos tipos de Retriever existem?

· fevereiro 13, 2018

Além do Golden e do Labrador, sabia que existem outros tipos de Retriever no mundo canino? Neste artigo contaremos mais a você sobre todos eles. Não perca!

O que quer dizer Retriever?

Os cães da raça Retriever originalmente eram usados para procurar as presas depois que o caçador as abatia. Basicamente, quando se caçava um animal, o cão se encarregava de recolher a caça e levá-la ao dono. Normalmente, as peças que recolhiam eram aves que viviam perto da água, por esta razão, estes peludos gostam tanto de piscinas, fontes e tudo aquilo que tenha água.

Em inglês, a palavra “Retriever” quer dizer “recuperar” ou “trazer de volta”. Em português, a tradução mais usada é “coletor” ou “recuperador”. No entanto, em muitos países, o nome do cão é utilizado em sua forma original em inglês.

Atualmente, tanto o Golden Retriever como o Labrador Retriever são tidos como cães de companhia, por se tratar de um dos animais de estimação mais carinhosos que existem. Além disso, podem ter outras tarefas, trabalhando como cães de resgate, terapeutas de pacientes terminais, acompanhantes de crianças com problemas mentais (por exemplo, autistas) e rastreadores de narcóticos e explosivos em aeroportos.

Quais são os tipos de Retriever que existem?

Ao todo, são seis os tipos de Retriever, ainda que os mais “famosos” sejam dois. A seguir contaremos mais a você sobre todos eles:

Filhote de golden retriever

  1. Labrador Retriever

Trata-se de uma das raças de cães mais populares que existem. É de origem canadense, mais precisamente da região de Terra-nova. O Labrador não é apenas belo, mas também é muito inteligente, nobre e carinhoso. Eles adoram estar rodeados de pessoas e se dão muito bem com crianças. São bondosos, dóceis e amam brincadeiras, sendo necessário que esta raça realize atividade física para evitar o sobrepeso. O Labrador Retriever tem duplo manto de pelos e pode ser de três cores: amarelo, chocolate e preto. Tende a sofrer de ansiedade por separação.

  1. Golden Retriever

O outro “famoso” entre os tipos de Retriever. Este cão é originário da Escócia. Tem habilidades de caça realmente fascinantes. Além disso, pode ser usado como cão de assistência, terapia, bombeiro, resgate e, é claro, como cão de companhia. Se dá maravilhosamente bem com as crianças! É uma babá maravilhosa.

Com corpo mais longo que alto, pelagem dourada e longa (daí seu nome), orelhas até a altura dos olhos e focinho largo, Golden Retriever é um cão muito ativo, mas de temperamento estável e gentil. Fácil de adestrar, paciente, inteligente e um “eterno filhote”, não pensará nem um instante para se jogar em um lago, rio, piscina ou tina com água.

  1. Flat Coated Retriever

Flat covered Retriever

É um dos tipos de Retriever que talvez não seja tão conhecido. Trata-se de um cão muito dócil, tranquilo e que ama passar tempo com sua família, principalmente se há crianças. É fundamental que ele faça bastante exercício, para evitar o sobrepeso e certos problemas de comportamento (se ele se entediar, pode morder objetos, por exemplo). É um cão protetor e leal.

  1. Nova Scotia Duck Tolling Retriever

Um nome bem extenso para um cão, mas a verdade é que seu nome serve para descrevê-lo com perfeição. Originário da região da Nova Escócia, ele era utilizado para recuperar patos em lagos e em rios de seu país. É um cão de fácil adestramento, com um grande instinto para a caça, entusiasta, alegre e predisposto a aprender.

Nova Scotia Duck Tolling Retriever

Fonte: Christopher Woo

Se recomenda ter um Nova Scotia Duck Tolling Retriever se você mora em um meio rural, já que, em um apartamento ou na cidade, ele poderá se deprimir por não poder liberar toda sua energia. É um cão muito ativo, que adora a água. De tamanho médio e pelos longos, é um amigo ideal para as brincadeiras e atividades ao ar livre.

  1. Chesapeake Bay Retriever

Inteligente, protetor e desconfiado com os desconhecidos, é o Retriever mais “especial” quanto ao seu temperamento. Se ele não for adestrado desde pequeno e não fizer suficiente exercício, poderá desenvolver condutas destrutivas. É importante também a socialização desde as primeiras semanas de vida. De cor chocolate e pelos curtos, é um animal forte e sempre pronto a agir.

  1. Curly Coated Retriever

Curly Coated Retriever

Tem pelos encaracolados e é o mais tímido dos Retriever. Adora estar com seus donos e ama lagos ou piscinas. Precisa fazer muito exercício, é alegre e inteligente. Seu manto é de cor preta e ele tem as orelhas também encaracoladas, assim como o resto de seu corpo.

Fonte das imagens: Scott Beckner e Christopher Woo.