Conheça 4 tipos de corais

Existem milhares de tipos de coral no oceano e todos são indispensáveis no ecossistema aquático. Muitos peixes (e até humanos) dependem deles para viver.
Conheça 4 tipos de corais

Última atualização: 26 Maio, 2021

Os corais habitam águas temperadas, rasas e claras com temperaturas tropicais, onde formam grandes recifes. Todos os tipos de corais funcionam como centros de atividade da vida marinha.

Os recifes de coral são um dos ecossistemas mais diversos e valiosos do planeta, pois ajudam a proteger os litorais – faixas de terra à beira-mar – dos danos das ondas e das tempestades. e são o lar de milhares de animais e organismos. Aprenda mais sobre 4 tipos de corais e suas características aqui.

Por que todos os tipos de corais são importantes?

De acordo com o WWF, os recifes de coral – classificados como ameaçados pela UICN – são considerados as florestas tropicais do mar. Essas formações biológicas cobrem menos de 1% do fundo do mar, mas sustentam aproximadamente 25% de toda a vida nesses ecossistemas, ou seja, mais de 4000 espécies de peixes.

Além disso, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo dependem dos corais para alimentação, proteção costeira e renda do turismo e da pesca, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Sem dúvida, esses seres vivos são um bem tanto antrópico quanto ecossistêmico.

Características gerais e novidades

Os corais são animais relacionados aos hidrozoários, águas-vivas e anêmonas-do-mar. Além disso, os seres que compõem os recifes precisam fazer fotossíntese, então a maioria vive em águas rasas e transparentes, onde a luz solar pode penetrar.

Muitos deles obtêm sua cor das algas que vivem dentro deles, já que os pólipos que formam os corais são transparentes. Atualmente, suas vidas estão ameaçadas por fatores como a pesca insustentável, as águas pluviais agrícolas e urbanas, o desmatamento, o turismo e as mudanças climáticas, conforme apontam fontes já citadas.

4 tipos de corais

Existem corais de águas profundas e superficiais, e cada tipo de coral é único e interage com o ambiente de forma diferente. De acordo com a Universidade do Estado de Keene, nos Estados Unidos, existem mais de 2000 tipos de corais que formam recifes e desempenham um papel fundamental no ecossistema. A seguir, você conhecerá 4 deles.

1. Corais pétreos (Scleractinia)

Os corais pétreos são muito importantes, pois são o leito do recife. Eles são formados por milhares de pólipos individuais que extraem o cálcio da água do mar e o solidificam em uma estrutura mineral dura, que atua como um suporte esquelético. Esse tipo de coral pode ter décadas de idade.

As espécies de corais duros podem ser encontradas em todos os oceanos do mundo. Contudo, dizem que suas populações diminuirão, devido às mudanças globais e à acidificação dos oceanos.

 

Um dos tipos de corais.

2. Corais moles (Alcyonacea)

Os corais moles geralmente se parecem com plantas e árvores. Eles preferem viver em águas ricas em nutrientes com luz menos intensa. Não possuem um esqueleto rígido como o coral pétreo, por isso são macios e flexíveis. Esses tipos de corais também são conhecidos como hermatípicos.

Exemplos de corais moles nas Bahamas e no Caribe incluem dedos do mar ou chicotes do mar.

 

Um exemplo de coral mole.

3. Corais de profundidade, os tipos de corais mais diversos (Cnidárias madrepóricas e afins)

Os corais de águas profundas podem ser encontrados em áreas escuras, até 6000 metros abaixo da superfície do oceano. Eles vivem em águas geladas com pouca ou nenhuma luz solar, portanto, podem crescer em águas de todo o mundo. Foram identificados praticamente tantos corais de águas profundas quanto espécies de águas rasas.

Além de serem surpreendentemente diversos, os cientistas também descobriram que os corais de águas profundas estão entre os organismos marinhos mais antigos já registrados. Alguns recifes de coral têm crescido ativamente há quase 40 000 anos.

 

Um tipo de coral em forma de pilar.

4. Corais de fogo (Milleporidae)

Também chamados de Milleporas, os corais negros representam o único gênero de coral da família Milleporidae. Está no grupo dos falsos corais duros ou hidrozoários. Esse coral tem uma fase de pólipo e uma fase de água-viva.

Seu nome se deve ao fato de possuir um esqueleto externo rígido e células que podem causar sensação de queimação ao toque.

 

Outro tipo de coral.

Apresentamos a vocês os mais incríveis tipos de corais, mas, infelizmente, é impossível encerrar esse tópico com uma nota positiva. Os recifes de coral estão em sério perigo devido às mudanças climáticas e à poluição marinha. Se não agirmos como espécie logo, esses seres vivos acabarão desaparecendo dos ecossistemas aquáticos.

Pode interessar a você...
Características do tubarão cinzento dos recifes
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Características do tubarão cinzento dos recifes

O tubarão cinzento dos recifes é uma espécie de tamanho médio, e pode ser encontrado em águas quentes de pouca profundidade, próximas aos recifes.