Logo image
Logo image

O que fazer se seu animal de estimação for roubado?

3 minutos
Os roubos de animais de estimação são frequentes em determinadas áreas e lugares, principalmente de raças puras de cães ou gatos. Se você descobrir que o seu animal de estimação foi roubado, existem algumas diretrizes para agir corretamente.
O que fazer se seu animal de estimação for roubado?
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Muitas pessoas se perguntam como reagir ou o que devem fazer primeiro se o animal de estimação delas for roubado. É importante seguir algumas dicas para tentar garantir que a situação seja resolvida favoravelmente, assim como fazer todo o possível para impedir que um evento dessa natureza aconteça.

Analisando o número de roubos de animais de estimação, deduz-se a importância da identificação correta do animal, incluindo o uso de um microchip. Abaixo, veremos algumas diretrizes gerais para saber como agir contra o roubo de um animal de estimação.

O que fazer se seu animal de estimação for roubado? Diretrizes a seguir

Notificação às autoridades

Quando há suspeita de roubo de um animal de estimação, o primeiro passo é notificar a situação às autoridades competentes, geralmente à Guarda Civil ou à polícia local.

Em todas essas reclamações, todos os dados necessários exigidos pela autoridade devem ser fornecidos. Em geral, é solicitado o número do chip do animal, nome, dados dos proprietários e também uma descrição de quando o animal foi perdido ou a descrição da pessoa que o roubou, caso tenha sido vista.

Contactar abrigos ou canis

Outro conselho muito eficaz nessas situações de roubo é entrar em contato com as casas de proteção aos animais e descrever o seu bichinho.

Trata-se de explorar a possibilidade de alguém encontrar o animal e levá-lo a qualquer um desses locais. Também é aconselhável entrar em contato com o local onde o seu animal foi adotado, caso seja o caso, é claro.

Busca pelo animal de estimação

As primeiras horas são essenciais para encontrar os animais de estimação roubados. Portanto, é aconselhável fazer uma busca na vizinhança, principalmente onde o animal foi visto pela última vez.

Outra ferramenta que também pode ser usada é imprimir pôsteres com a foto do animal, na qual você também deve adicionar algumas informações básicas, como seu nome e números para contato.

Some figure

Uso das redes sociais

As redes sociais podem ser uma grande ajuda para recuperar um animal. Como no caso dos pôsteres, é importante anexar uma foto do animal, adicionar alguns dados, inclusive onde ele foi visto pela última vez ou as circunstâncias em que ele desapareceu e os números para contato.

Em seguida, também é muito útil compartilhar as informações através de todas as redes sociais que você possui. É tudo uma questão de espalhar a informação.

Conscientização do cidadão

A conscientização do cidadão é sempre uma grande ajuda. No processo de busca, é importante conversar com as pessoas sobre o local onde o animal desapareceu. Dessa forma, pouco a pouco, teremos uma ideia mais clara de quem foi a pessoa envolvida no roubo. Muitos casos de roubo de animais foram resolvidos graças à ajuda de uma comunidade ativa.

Some figure

Por que um animal de estimação é roubado?

Surpreendentemente, o roubo de animais é muito mais comum do que se pode imaginar. No caso dos cães, é comum serem roubados visando a venda, a criação e até a zoofilia.

O mesmo geralmente acontece com outras espécies de animais, ou seja, uma pessoa que rouba um animal obviamente não tem as melhores intenções e, certamente, o animal vai sofrer.

Se a identidade da pessoa envolvida no roubo for conhecida, uma queixa criminal poderá ser aberta. A referida reclamação consiste em uma declaração escrita em que o tribunal de investigação é informado dos fatos que levaram à perda do animal. Essa queixa abre o processo criminal que será investigado pelas autoridades competentes.

O que fazer se o seu animal de estimação for roubado? Sem dúvida, reagir rapidamente é fundamental. As primeiras horas ou dias são essenciais para encontrar o paradeiro do animal. É importante fazer reclamações a todas as autoridades e, em seguida, realizar um trabalho de campo em busca do animal.

Para encontrar o seu melhor amigo e fazê-lo voltar para casa, usar a internet e as redes sociais sempre será uma boa ideia. Além disso, é aconselhável identificar adequadamente o animal de forma preventiva. Outra opção que geralmente dá resultados é oferecer uma boa recompensa para quem encontrar o animal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ley 13/2002, de 23 de diciembre, de tenencia, protección y derechos de los animales. Extraído de: https://boe.es/buscar/pdf/2003/BOE-A-2003-2102-consolidado.pdf
  • Guardia Civil. Seprona. Extraído de: https://www.guardiacivil.es/es/institucional/Conocenos/especialidades/Medio_ambiente/index.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.