Qual é a raça de cachorro mais forte?

O mastim tibetano é uma das raças mais imponentes e poderosas que existem, embora não haja consenso de que este seja o cão mais forte.
Qual é a raça de cachorro mais forte?
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 28 julho, 2023

Ao falar sobre a raça de cachorro mais forte que existe, é muito difícil escolher apenas uma, já que cada cachorro tem certas habilidades específicas. Por exemplo, o cão com a mordida mais forte não é o mesmo que tem a maior resistência física. A força pode ser medida de diferentes maneiras, por isso depende muito dos critérios usados para escolher a raça de cachorro mais forte.

Muitas pessoas pensam que cães como o pit bull devem se destacar por sua força, já que possuem um corpo musculoso que às vezes parece muito imponente. No entanto, existem outros cães que podem superá-lo em vários aspectos. Continue lendo e descubra qual raça de cachorro pode ser considerada a mais forte.

Como a raça de cachorro mais forte poderia ser identificada?

Se você deseja medir a força dos cães, é necessário estabelecer os critérios que determinam essa característica. Nos cães, podem ser detectados pelo menos três características que podem ser usadas para classificá-los: a força de sua mordida, sua resistência e força física.

Qual é o cão com a mordida mais poderosa?

Para estimar o o poder da mordida de um cachorro, você precisa levar em conta: o formato do crânio, o tamanho da cabeça e a quantidade de músculos da mandíbula. Em geral, quanto maior e mais longo for o maxilar do cão, mais força ele é capaz de produzir. No entanto, também depende muito de como o cão usa sua força.

A força de mordida dos cães pode variar entre 13 e 1394 newtons. Em comparação, um ser humano médio é capaz de produzir uma força de mordida de cerca de 700 newtons. Como você pode ver, algumas raças podem facilmente ter o dobro da força da mordida humana.

Com isso em mente, os cães que têm a mordida mais forte são apresentados abaixo:

  • Kangal: mordida de 743 PSI.
  • Cane corso ou mastiff italiano: mordida de 700 PSI.
  • Dogue de Bordeaux ou mastim francês: mordida de 556 PSI.
  • Mastim inglês: mordida de 552 PSI.
Um cão mastim inglês.

Qual é o cão com maior resistência e força física?

Tanto a força física quanto a resistência dependem muito do físico e da educação do cão, e é por isso que eles são frequentemente agrupados para sua descrição. Em geral, à medida que a quantidade de massa muscular aumenta, a capacidade física dos espécimes também aumenta. Isso significa que o tamanho é um determinante importante para esses cães.

Em sua maioria, os cães que se caracterizam por terem grande resistência e força física também são aqueles que costumam ser usados para diversos trabalhos no campo. Isso pode se tornar algo óbvio, pois, sem essa capacidade de força e resistência, os cães não conseguiriam cumprir todas as atribuições de seus tutores.

O único problema é que até hoje não existem pesquisas que classifiquem os cães de acordo com suas habilidades físicas. Embora não haja consenso sobre qual é a raça de cachorro com maior resistência e força, compartilhamos com você algumas das mais famosas. Conheça-as abaixo.

  • Rottweilers: um belo espécime preto que foi criado para pastorear o gado e protegê-lo.
  • Dogue alemão: é um cão gigantesco com uma personalidade amigável que foi criado para a caça, por isso sua resistência e força são bastante altas.
  • Mastim tibetano: originário do Tibete, é um cão que possui um corpo enorme e grande resistência física, por isso é usado como guardião. Foi visto atingindo velocidades de até 30 quilômetros por hora. Esse cão costuma ser considerado por vários tutores como o maior e mais forte de todos, mas não há como corroborar isso.
  • Bullmastiff: esta é uma raça imponente oriunda da Inglaterra. É usado como guardião, embora se caracterize por usar seu corpo para imobilizar sem causar lesões (mordidas).
  • Pastor caucasiano: é um cão com um grande corpo e uma bela pelagem. É amplamente utilizado como guardião do gado, mas seu tamanho imponente também o ajudou a enfrentar lobos e até ursos.
Uma coleira de cachorro.

Cães mais fortes são mais agressivos?

É importante ressaltar que as raças de cães mais fortes não são necessariamente as mais agressivas. Lembre-se de que os distúrbios comportamentais são produto de diferentes deficiências no desenvolvimento do cão. Isso significa que tanto a educação quanto a criação são determinantes para a presença de comportamento agressivo.

Como você pode ver, não há uma única raça de cachorro que possa ser nomeada como a mais forte, mas existem várias que podem ocupar essa posição. Embora não haja consenso sobre este aspecto, é claro que todos os exemplares são fabulosos e têm muito amor para dar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kim, S. E., Arzi, B., Garcia, T. C., & Verstraete, F. J. (2018). Bite forces and their measurement in dogs and cats. Frontiers in veterinary science, 5, 76.
  • Ellis, J. L., Thomason, J., Kebreab, E., Zubair, K., & France, J. (2009). Cranial dimensions and forces of biting in the domestic dog. Journal of Anatomy, 214(3), 362-373.
  • Lindner, D. L., Marretta, S. M., Pijanowski, G. J., Johnson, A. L., & Smith, C. W. (1995). Measurement of bite force in dogs: a pilot study. Journal of veterinary dentistry, 12(2), 49-52.
  • Robbins, P. J., Ramos, M. T., Zanghi, B. M., & Otto, C. M. (2017). Environmental and physiological factors associated with stamina in dogs exercising in high ambient temperatures. Frontiers in veterinary science, 4, 144.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.