A ração certa para cães de acordo com a raça

· fevereiro 9, 2018

Cada cachorro é um mundo, motivo pelo qual há ração para cães por raça, idade e tamanho. Isso ajudará a evitar certos transtornos e problemas de saúde.

Cada animal de estimação requer uma alimentação conforme suas necessidades, por isso é fundamental aprender sobre ração para cães por raça e tamanho. Neste artigo, contaremos a você que tipos de alimentos existem e qual é o melhor para o seu cão.

Necessidades nutricionais segundo o tamanho do cão

Quanto à alimentação, não é a mesma coisa ter um cão pequeno e um médio ou grande. Além de serem diferentes as quantidades de ração que cada um precisa, também devemos levar em conta suas necessidades nutricionais que, é claro, diferem segundo o tamanho do animal:

  1. Cães pequenos

As raças de tamanho miniatura, ainda que não pareça, apresentam necessidades energéticas mais altas do que as raças grandes, já que seus metabolismos são mais acelerados. Além disso, devemos nos lembrar que seus estômagos são pequenos e não podem acumular grandes quantidades de comida.

A dieta para um cão pequeno deve ser composta por ração de grande conteúdo energético e nutrientes; bem como por alimentos que possam ser mastigados e digeridos facilmente.

Cachorro de pequeno porte comendo ração

  1. Cães médios

Neste grupo, podemos mencionar raças como os Pastores, Beagles e Spaniels, que podem apresentar certos problemas de saúde vinculados à falta de nutrição. Poderia até mesmo ser dito que os cães médios estão na ‘metade do caminho’ entre as necessidades dos pequenos e dos grandes, por isso o veterinário deve indicar uma dieta específica.

  1. Cães grandes

Ainda que seja verdade que estes comem em maiores quantidades, as raças grandes, como por exemplo o Terranova, o Pastor alemão e o Bullmastiff, costumam ser menos ativos que do que as raças pequenas. Neste sentido, têm maior tendência a engordar, e isso pode provocar problemas ósseos relacionados a uma dieta desequilibrada, por isso é importantíssimo lhes oferecer uma ração específica.

Diferentes tipos de ração para cães por raça

Além do tamanho do animal, existem outras questões que devemos levar em conta no momento de alimentá-los: a raça é uma delas. Não é o mesmo um cão com focinho chato e um com focinho proeminente; também há diferenças entre um animal de estimação de pelo longo e outro de pelagem curta.

 ração para cães por raça, tamanho e idade nas lojas de animais de estimação e em clínicas veterinárias. As marcas comerciais têm ampliado as opções para se ajustar às necessidades de nossos animais de estimação.

As rações têm sido fabricadas a partir de uma orientação que se aproxime das necessidades nutricionais específicas dos animais, já que facilitam a boa alimentação e evitam o aparecimento de certas doenças. Algumas opções de ração para cães por raça são:

  1. Buldogue

Assim como acontece com os demais cães braquicéfalos, o Buldogue costuma regurgitar comida porque sua traqueia é muito curta e suas mandíbulas não fecham corretamente. Por não poder mastigar bem a ração, eles precisam consumir uma especial, de tamanho adequado e de forma triangular.

  1. Pastor alemão

Um dos principais problemas desta raça é a debilidade dos ossos –principalmente os do quadril– quando chegam a uma certa idade; também sofrem de diversas doenças relacionadas com as articulações. A ração deles deve conter cálcio e outros nutrientes que fortaleçam o sistema ósseo.

  1. Border collie

Neste caso, trata-se de um animal com estômago delicado, propensão a vômitos, mal-estar e dores depois de se alimentar. Se você tem um Border collie ou pensa em adotar um, recomendamos a você que adquira uma ração específica para esta raça, que conte com uma percentagem ideal de proteínas e fibras, para equilibrar a flora intestinal desses cães.

Cachorrinhos comendo ração num campo florido

  1. Chihuahua

Este pequeno tem um ‘paladar delicado’, já que não aceita qualquer tipo de ração. Mas não se preocupe, pois as grandes marcas passaram a fabricar um tipo especial para eles, com aromas e sabores que lhes agradam, bem como também do tamanho adequado para sua diminuta boca.

  1. São Bernardo

É uma das maiores raças de cães que existe, pode pesar até 45 quilos e precisam de uma ração que lhes ofereça não apenas proteínas e vitaminas, mas também minerais e aminoácidos (como a L-carnitina). Desta maneira, eles se sentirão mais cheios de energia, seus ossos se fortalecerão e será possível evitar o aparecimento de certas doenças.