Quais são as raças de cães mais independentes?

Embora um cão consiga lidar bem com a solidão, o carinho sempre será necessário.
Quais são as raças de cães mais independentes?

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

O cão é um dos animais de companhia que exige mais carinho e dedicação. Portanto, se você decidir ter um mesmo que sua rotina seja movimentada, valorize preferencialmente as raças de cães mais independentes.

É alto o número de lares unifamiliares ou com membros que passam a maior parte do dia fora de casa. Mesmo assim, muitas pessoas sentem falta de ter alguma companhia em momentos de desconexão e veem no cachorro a melhor opção para suprir essa necessidade de carinho.

Uma vez consideradas as responsabilidades horárias exigidas por esse animal de estimação, a raça apropriada deve ser escolhida. Cada cachorro, assim como cada pessoa, tem seu próprio caráter. Porém, dentro de toda a diversidade de raças, é necessário conhecer aquelas que melhor se adaptam a cada tutor.

No caso de ter uma vida profissional intensa ou várias tarefas que limitam o seu tempo livre, estas serão as raças de cães mais independentes e que menos sofrerão com a sua ausência.

Raças de cães mais independentes

  • O buldogue francês. Seu tamanho pequeno e necessidade moderada de exercício e atenção o tornam o cão ideal para apartamentos unifamiliares. Na verdade, no âmbito popular dizem que é o melhor cão para solteiros, pois proporciona carinho, mas não exige atenção contínua. Em momentos de solidão, costumam optar por uma longa soneca.
Bulldog francês, um dos cachorros pequenos, no sofá.

  • O shiba inu. De origem japonesa, é uma das raças mais independentes de cães, além de se destacar por sua lealdade e inteligência. Os especialistas recomendam um treinamento firme e precoce, além de melhorar sua socialização para aumentar sua confiança com pessoas e cães fora de casa.
  • O chow-chow. Essa raça da China se caracteriza por sua atitude distante. Embora sua tendência a mostrar sinais de afeto seja bastante reduzida, são cães leais e relativamente fáceis de treinar. Tudo isso faz com que aguentem longos períodos sem sentir falta de seus tutores.

Cães independentes que exigem companhia

Dentre toda a variedade de raças de cães, existem aquelas que, mesmo tendo um caráter autônomo e pouco afetivo, não toleram a solidão. Entre eles estão:

  • O galgo. Esse cão se destaca por sua calma e inteligência e, embora tenha um comportamento doce com os seus tutores, também não exige carinho contínuo. A tendência de ser autônomo não é compatível com longos períodos sem companhia.
Um galgo espanhol.

  • O terrier escocês. Um dos atributos que melhor definem essa raça é a sua teimosia, pois tem tendência para tomar as suas próprias decisões, mesmo que isso implique em se opor às ordens. Esse excesso de independência pode ser amenizado com um bom treinamento e paciência. No entanto, sua coragem e alegria o fazem não gostar da solidão.

Existem muitas raças de cães independentes, cada uma com suas peculiaridades. Conhecê-las é interessante na hora de escolher um, mas nem sempre é garantia de sucesso, já que a personalidade de cada animal e a educação recebida serão essenciais na hora de forjar o seu caráter.

Pode interessar a você...
Por que os cães não podem dormir na cama?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Por que os cães não podem dormir na cama?

Qualquer desculpa é boa para deixar o nosso bichinho dormir conosco; mas isso é bom ou não? No artigo a seguir, vamos contar para você por que não.