Mudar de casa com animais de estimação: tudo o que você precisa saber

Preservar cheiros familiares é crucial para que o animal sinta o vínculo da casa anterior com a casa nova.
Mudar de casa com animais de estimação: tudo o que você precisa saber

Última atualização: 26 Julho, 2020

Mudar de casa sempre envolve um grande desafio no qual a organização é a chave do sucesso. No entanto, se formos mudar de casa com animais de estimação, o planejamento deve ser ainda maior para que os bichinhos sofram o menor impacto possível.

Enfrentar um novo ambiente é uma situação que afeta tanto humanos quanto animais, ainda mais se for uma mudança permanente. No entanto, o grau de adaptação vai depender da espécie, sendo os cães, e principalmente os gatos, os animais de estimação que mais terão dificuldades.

Dicas prévias para mudar de casa com animais de estimação

  • Preservar cheiros familiares. Ao mudar de casa, os donos geralmente limpam os objetos e roupas antes de embalá-los. Essa prática deve deixar de fora todos os pertences nos quais o animal tenha conseguido deixar o próprio cheiro (tapetes, colchonetes, brinquedos…) para que, quando chegar à nova casa, ele continue a reconhecer sensações familiares.
  • Garantir o conforto do animal durante a mudança. É necessário planejar a viagem, principalmente se for para um destino distante da residência habitual. É importante verificar o bem-estar do animal de estimação dentro da caixa de transporte para não somar ao estresse da mudança o estresse do deslocamento. Vale destacar que tanto o animal quanto os pertences dele devem ser os últimos a se unir ao restante dos pacotes, a fim de minimizar seu desconforto.
Mudar de casa com animais de estimação

  • Contratar serviços especializados de transporte. Caso os animais de estimação sejam peixes, pássaros ou répteis que exijam instalações especiais ou tenham necessidades adicionais, é aconselhável contar com a ajuda de profissionais cujos caminhões estejam acondicionados, garantindo, assim, a segurança durante a viagem.
  • Buscar informações sobre as viagens aéreas. Se a mudança com animais de estimação tiver como destino um país que envolva uma viagem aérea, é necessário verificar os requisitos de cada companhia. Entre as obrigações básicas estão a apresentação da documentação do animal através de um passaporte, a presença de um microchip (em alguns países) e o uso de caixas de transporte específicas, desde que o animal não seja transportado no bagageiro do avião.
  • Encontrar um novo veterinário. Isso também pode ser feito durante os primeiros dias de adaptação à nova casa. No entanto, é aconselhável se informar com antecedência, para que você possa agir rapidamente em caso de emergência durante ou após a viagem.

Dicas para se familiarizar com a nova casa

  • Tentar fazer com que o animal sofra o menor estresse possível. Assim que chegar à nova casa, você terá que desembalar, arrumar os móveis ou até mesmo fazer pequenos reparos. O mais aconselhável seria deixar o animal de estimação com um cuidador para evitar a agitação própria dos primeiros dias. No entanto, quando essa opção não é possível, o melhor a fazer é deixar o animal em uma sala silenciosa com seus pertences.
  • Permitir que ele explore todos os cantos. Uma vez dispostos os móveis, o animal vai sentir a necessidade de inspecionar cada área da casa. Esse primeiro reconhecimento é fundamental para que, aos poucos, ele se familiarize e se sinta seguro no novo ambiente. Além disso, os tutores podem criar uma experiência mais agradável escondendo brinquedos ou guloseimas em locais estratégicos.
Mudar de casa com animais de estimação

Pode interessar a você...
Caixa de transporte para animais: Conheça todas aqui!
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Caixa de transporte para animais: Conheça todas aqui!

A caixa de transporte para animais de estimação é um elemento imprescindível se tivermos que tirar o nosso amigo de casa em certas ocasiões