Viajar com caixa de transporte

abril 26, 2018
Às vezes é uma obrigação que o cão viaje em uma caixa de transporte, como no trem ou no avião. Mas devemos tomar cuidado na hora de escolhê-la, pois não é só o conforto de seu animal que está em jogo, mas também sua segurança.

A maioria dos países proíbe que os animais viajem soltos no carro. Por isso, inventou-se a caixa de transporte, um objeto muito útil que nos permite viajar com nosso animal de estimação legalmente e, o mais importante, de forma mais segura. Mas como escolher uma caixa de transporte adequada e por que isso é necessário? Vamos lhe contar!

O que levar em conta ao viajar com caixa de transporte

Que seja segura

A melhor caixa de transporte, sem dúvida, é aquela que mantém nosso animal em segurança e que, em caso de acidente, possa salvar sua vida. São feitas de material rígido ou acolchoado que podem ter um papel importante caso aconteça um imprevisto.

caixa de transporte para animais

Obviamente, comprar um objeto deste tipo não garante que seu animal saia ileso de qualquer acidente, mas pode ajudar e muito na hora de salvar sua vida.

Que adapte-se a seu tamanho

Em geral, os cães não gostam de viajar preso dentro do carro. É possível que seu animal seja desses que se escondem quando escutam o barulho do motor. Por isso, é importante que o tamanho da caixa de transporte seja de acordo com seu tamanho.

O animal deve poder dar a volta dentro da caixa com a porta fechada. Assim, se ele não se aguentar e urinar dentro, pode se virar de um jeito que não se suje, até que você possa parar e limpar a área. Mas o mais importante é que ele deve ir confortável, e que também possa se deitar lá dentro.

Deve ser confortável

Não só o tamanho fará com que a caixa de transporte seja confortável para o animal, mas também o material e o acondicionamento do local. Há muitos tipos no mercado, e alguns são mais econômicos, mas pergunte-se: meu cachorros se sentirá bem dentro dela?

Por exemplo, uma caixa de transporte de plástico duro ou que tenha peças de metal sobressalentes no interior pode ser fria ou muito incômoda para o pet.

Escolha uma que tenha um bom acabamento interior e em que você possa colocar uma coberta ou colchonete para que seu cão esteja bem.

bolsa para cachorro

Por exemplo, para os cães de tamanho pequeno, as bolsas são muito recomendadas, já que são acolchoadas, seu tamanho é ideal e sua flexibilidade permite o movimento. Escolha a que você acha mais adequada para seu pet.

Conselhos antes de viajar com seu animal em uma caixa de transporte

Antes de fazer uma viagem com seu animal, leve em conta os seguintes conselhos:

  • Não dê comida: Se você alimentá-lo pouco antes ou durante a viagem, pode ter problemas, pois o animal pode vomitar em uma curva. Ele também pode ter vontade de fazer suas necessidades várias vezes e isso atrasaria sua chegada. Deixe passar algumas horas entre a última refeição do animal e a viagem.
  • Leve água: A água é imprescindível para um animal. Seja a viagem no verão ou no inverno, tanto a calefação quanto o ar condicionado pode desidratá-lo. Dê água a ele de vez em quando e faça paradas para que ele “se alivie”.
  • Nunca o coloque no porta-malas: Talvez você acredite que ninguém nunca faria isso, mas não são poucas as pessoas que já colocaram seus animais dentro de uma caixa de transporte em um porta-malas. Isso não é recomendável, a não ser que o animal seja muito grande. Neste caso, é melhor colocá-lo no porta-malas, mas de maneira transversal.

Caso o animal seja grande, você também pode optar por colocar um arnês de dupla proteção e uma grade de ventilação que separe a parte da frente e de trás do carro.

Siga esses conselhos para garantir a segurança de sua família, de seu animal e a sua própria.