Treinamento com caixa de transporte para cães

Ao prepararmos nosso amigo para viagens, devemos levar em consideração uma série de instruções simples, mas ao mesmo tempo fundamentais, que ajudam no treinamento com caixa de transporte para cães.
Treinamento com caixa de transporte para cães

Última atualização: 31 Março, 2018

As férias estão chegando e você quer levar seu melhor amigo em uma viagem com a família? Em primeiro lugar, será necessário realizar um treinamento com caixa de transporte para o seu animal de estimação se acostumar a ficar dentro dela por longos períodos.

Também é preciso verificar o estado de saúde do animal. Não podemos esperar que ele se sinta confortável logo na primeira vez que realizamos o treinamento com a caixa de transporte. Portanto, hoje convidamos você a aprender algumas dicas para facilitar este treinamento.

Escolha e prepare a caixa de transporte

Para tornar a viagem de férias do seu animal de estimação mais segura, seja de carro, trem, motocicleta ou avião, você deve escolher uma caixa de transporte adequada. Para escolher bem, é essencial considerar o tamanho, peso, idade, estado de saúde, entre outras características do animal. A caixa de transporte deve ser maior que o tamanho do pet. Assim, dentro dela, ele vai poder se mover, deitar, girar, levantar e ficar confortável.

Além disso, se a viagem for feita de carro, é importante acompanhar o transportador com uma tigela de comida e outra de água apropriadas para ele. No entanto, é muito pouco recomendável oferecer comida antes de começar a viagem.

O movimento e as curvas podem causar tonturas, náuseas, vômitos, flatulências e outros problemas digestivos. É essencial fazer paradas frequentes para oferecer água fresca e, assim, evitar a desidratação.

A escolha do destino

Também é fundamental pensar sobre o destino das suas férias. Devemos considerar que, quanto mais diferente o ambiente, menos favorável será para a adaptação do seu animal de estimação. Se você levá-lo e deixá-lo amarrado ou trancado, pode ser preferível deixá-lo com alguém de confiança ou escolher um bom hotel para animais de estimação .

Dicas para treinamento com caixa de transporte

Respeite o tempo de adaptação e nunca force

Forçar um animal assustado a realizar alguma atividade contra sua vontade pode ser muito perigoso. Nosso animal de estimação pode adotar uma postura defensiva ao se sentir ameaçado ou inseguro. Isso pode levá-lo a apresentar comportamentos agressivos. Além disso, expor o nosso amigo a situações de muito estresse favorece o surgimento de efeitos negativos para sua saúde.

Devemos lembrar que a adaptação é um processo. Cada ser vivo o experimenta de forma única. Para realizarmos o treinamento com caixa de transporte de forma adequada é essencial ter paciência e respeitar o tempo do animal.

É necessário estimular a curiosidade do nosso animal de estimação. Devemos recompensar suas atitudes positivas, pois desta forma favorecemos a adaptação sem prejudicar o bem-estar do nosso peludinho.

Apresentação: o primeiro passo do treinamento com caixa de transporte

Para começar, devemos deixar a caixa de transporte ao alcance de nossos animais de estimação. É importante manter a porta sempre aberta. Se o seu animal de estimação entrar na gaiola voluntariamente e a porta se fechar, o efeito é contraproducente. Dessa forma, só aumenta o sentimento de insegurança do animal.

Para estimular o animal a querer explorar o interior da caixa, devemos torná-la mais atraente. Como? A maneira mais simples é colocar alguns petiscos ou grãos de sua própria ração na entrada da gaiola. Também recomendamos usar jogos, elogios e carícias como reforço positivo. Assim, estimulamos a curiosidade do animal para “descobrir” a caixa de transporte.

Ao perceber que seu cão já está calmo, podemos passar para o segundo estágio do treinamento. Podemos começar colocando a tigela de alimentação na entrada da gaiola. Progressivamente, vamos mover a tigela para o meio e, depois, para o fundo da caixa.

Como fechar a porta?

A terceira etapa do treinamento com caixa de transporte é fechar a porta e fazer seu cachorro se sentir calmo. Isso exigirá um pouco mais de paciência do que as fases anteriores, pois devemos fechá-la progressivamente.

Cachorro na caixa de transporte

Depois de conseguir mover a porta a meio caminho, é hora de fechá-la. No início, devemos deixá-la fechada apenas alguns segundos para ver a reação do nosso animal de estimação. Se o animal estiver seguro e calmo, podemos aumentar progressivamente o tempo (segundo a segundo, muito devagar). O objetivo é manter nosso pet calmo por cinco minutos dentro da caixa.

Não use a caixa como uma “punição”

Para realizar o treinamento com caixa de transporte, não devemos associar esse objeto a experiências ou sentimentos negativos. Portanto, nunca devemos deixar nosso animal trancado caixa como uma “punição”. A caixa de transporte deve ser sinônimo de bons momentos, tranquilidade e segurança, como parte de sua casa.

Finalmente, deve-se enfatizar que, antes de viajar com seu animal de estimação, é essencial ir ao veterinário para descobrir seu estado de saúde e obter um atestado oficial.

Pode interessar a você...
Precauções para viajar com o seu animal de carro
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Precauções para viajar com o seu animal de carro

Deixar nosso mascote sozinho em casa enquanto vamos viajar um fim de semana ou de férias a outro lugar é uma preocupação que ninguém gostaria de ter.