Raças de cães das Terras Altas escocesas

· outubro 6, 2018
Estes cães destacam-se principalmente pelo seu pequeno tamanho, o que os torna muito adaptáveis ​​a viver em pequenos apartamentos na cidade.

As Terras Altas da Escócia são conhecidas por filmes como Coração Valente, com seus prados e fortificações. Mas, também existem raças de cães dessa região! Neste artigo, informaremos sobre as raças que surgiram nesta região mágica e histórica.

Quais são os cães das Terras Altas escocesas?

Alguns são conhecidos em todo o mundo, mas outros só podem ser encontrados na área e arredores. A verdade é que os cães das Terras Altas escocesas têm origens comuns e atividades similares, entre elas está, principalmente, a caçaEstas são as raças que surgiram nesta região:

  1. West Highland White Terrier

Começamos com o mais famoso dos cães das montanhas, popularmente conhecido como “westie” e por seus pelos completamente brancos. Como os outros terriers, este também é energético, corajoso e bastante latidor. Foi criado para a caça de lebres e aves, daí a sua cor clara (para se diferenciar do cinza ou preto das presas).

West Highland White Terrier (foto que abre este artigo) é pequeno: não tem mais de 30 centímetros de altura e 10 quilos de peso. Sua cauda é em forma de “cenoura” e mede cerca de 15 centímetros. Quanto a pelagem, é longa e desgrenhada, principalmente na face.

  1. Lebrel escocês

Chamado de “deerhound” em sua terra natal, é um cão de caça muito antigo (aparece em retratos aos pés dos grandes senhores feudais). Quando a ‘moda’ era caçar veados com uma espingarda, esta raça canina quase foi extinta. No entanto, os criadores conseguiram fazer este cão aristocrático sobreviver.

Lebrel escocês

O lebrel escocês tem uma aparência desgrenhada, com um corpo de galgo, pois é da mesma família, e patas longas. O peito é profundo, tem as costas arqueadas e uma cauda muito comprida e fina na ponta. Em relação ao seu temperamento, ele tem boas maneiras. É ideal como cão de companhia e é caracterizado por sua lealdade e ternura.

  1. Cairn terrier

Entre os cães das Terras Altas escocesas, esta raça é a mais antiga, e muitas raças deles vieram (entre elas, a westie). É um cão de trabalho usado para caçar e capturar a presa nas tocas localizadas entre as montanhas da região. A palavra “cairn” significa caverna, onde as raposas e os texugos vivem, em gaélico.

Cairn terrier

Além disso, o Cairn terrier é ativo, resistente, alegre e um animal de estimação muito bom por causa de sua facilidade para ser treinado. Também se adapta muito bem a qualquer ambiente, seja em casas ou apartamentos urbanos. Ele gosta de cavar buracos no chão, não late muito e pode ficar entediado se ficar sozinho por muitas horas.

  1. Terrier escocês

O aberdeen terrier, ou “scottie”, como é popularmente conhecido, é outra raça de cães das Terras Altas escocesas. Suas origens remontam ao século 18, embora tenha sido separado do West Highland e do Cairn em 1890 (até então as três raças eram consideradas as mesmas).

Terrier escocês

É um escavador natural, de pequeno tamanho, mas muito resistente e rápido devido ao seu corpo muscular. A pelagem do terrier escocês é dura e pode ser preta, creme ou branca. Seu focinho longo e as orelhas pontudas estão sempre retas, e combinam muito bem com sua natureza alerta.

  1. Skye terrier

O último dos cães das Terras Altas escocesas, na verdade, nasceu na Ilha de Skye (daí o seu nome), mas surgiu depois de cruzarem os terriers das terras altas com os cães malteses que sobreviveram a um naufrágio no século 16.

Skye terrier

É uma raça ameaçada que pode desaparecer devido ao pequeno número de nascimentos “puros” no Reino Unido.

Este cão tem um corpo robusto e alongado, com um focinho forte, orelhas eretas, pescoço longo e membros curtos, mas musculosos. Além disso, sua pelagem é muito marcante, devido ao seu comprimento, uma vez que cobre os olhos quase que completamente.

As raças de cães das Terras Altas escocesas, com exceção da whippet, que requer mais espaço, são perfeitas como animais de estimação na cidade, devido ao seu tamanho pequeno. Eles cabem em qualquer lugar!