Raças de gato de pelo curto
Se você está procurando um bicho de estimação ideal e quer um companheiro que não precise de tantos cuidados ou atenção, sem dúvida, os gatos de pelo curto são uma excelente opção. Devido à sua independência, os felinos são perfeitos para pessoas que não ficam muito tempo em casa. E a isso podemos acrescentar o fato de que algumas raças não exigem do dono cuidados em excesso, são perfeitos. Saiba mais no artigo a seguir.
Quantas raças de gato de pelo curto existem?
Dentre as aproximadamente 25 raças de gatos de pelo curto, vamos abordar algumas delas:
1. Gato azul russo
De médio porte e pelo curto (duas camadas de pelo) de cor prateada, é um gato que se distingue dos demais por sua inteligência e afeto. Ele adora o contato com as pessoas, tem orelhas grandes, bigodes proeminentes e não forma bolas de pelo. Essa raça surgiu no norte da Rússia e é uma das mais antigas.
2. Gato-de-bengala
Esse felino híbrido foi criado a partir do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo, nos Estados Unidos. É como ter um felino selvagem, mas de pequeno porte, em casa, por causa da pelagem tigrada. Esse animal é musculoso e robusto, com cauda grossa, orelhas pequenas e pelagem curta, espessa e macia, além de ser um grande nadador, qualidade rara quando se fala de um gato. Pode apresentar um comportamento hiperativo e brincalhão.
3. Gato Devon Rex
É outra das raças de gato de pelo curto, mas, nesse caso, com pelos macios e ondulados. Surgiu na cidade inglesa de Devon, tem orelhas grandes, olhos arredondados e cabeça pequena. Trata-se de um bicho de estimação carinhoso, que emite um miado suave. Está sempre vigilante e em alerta. Sua pelagem costuma ter coloração amarela.
4. Gato Manx
Uma das qualidades dessa raça é que não tem rabo (só apresenta um pequeno rabo colado às costas) devido a uma mutação natural. Esse gato originário das Ilha de Man (Grã-Bretanha) era muito popular há trezentos anos. Costuma apresentar uma pelagem de coloração branca com manchas negras, cinzas ou marrons.
Ele prefere os ambientes tranquilos, não é nem um pouco tímido, gosta de receber atenção dos donos e se adapta sem problemas a qualquer ambiente familiar. Se puder ir para a rua, eles vão sair para exibir seus instintos caçadores.
5. Gato Ocicat
Seu nome deriva de “Ocelot” (jaguatirica) e “Cat (gato)”, já que tem uma pelagem de pelo curto malhado, como esse felino selvagem. A raça surgiu nos Estados Unidos depois do cruzamento entre um gato siamês e um gato siamês-abissínio. Ele não é muito comum na Europa e trata-se de um bicho de estimação forte, de aparência selvagem, focinho proeminente, orelhas grandes, patas musculosas e cauda longa e fina.
O Ocicat é brincalhão, curioso, ativo e dominador em relação a outros gatos. A pelagem não exige muitos cuidados, já que somente é necessário escová-la regularmente.
6. Gato Chartreux
O nome original é cartuxo, e é um gato originário da França, embora seus antepassados sejam da Turquia e do Irã; de olhos acobreados ou alaranjados e pelo azulado. O Chartreux é um gato muito popular na França e é muito parecido com o gato azul russo. Trata-se de um animal tranquilo, silencioso, reservado, leal aos seus donos, brincalhão e muito curioso. Seu hobby preferido é dormir.
7. Gato Bobtail japonês
Outra das raças de gatos de pelo curto que chama a atenção por sua cauda pequena semelhante a de um coelho. Icônico no folclore japonês, eles são muito populares em toda a região do Sudeste Asiático. Sua pelagem é macia, lisa e sedosa, um pouco ondulada nas pontas. Esse felino é bastante ativo, extrovertido, curioso e adora explorar todas as coisas à noite, mas ele não gosta de solidão.
8. Gato Cornish Rex
Oriundo da Cornualha (na região sudoeste da Inglaterra), esse gato é elegante e de aparência esbelta, embora muito musculoso. Ele é coberto por uma pelagem ondulada e macia, tem médio porte, orelhas grandes arredondas, olhos claros e de tamanho médio, cauda fina e a pelagem pode ser de todas as cores.
Outros gatos de pelo curto são o gato abissínio, britânico, burmês europeu, burmilla, german rex, korat, mau egípcio, sokoke e o Singapura.
Fonte da imagem principal: Clarisse VINOT
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.