Ratos são bons animais de estimação?

outubro 8, 2019
Adotar um rato como animal de estimação pode ser uma ótima decisão, apesar das críticas alheias.

O mundo dos animais de estimação nos surpreende todos os dias. Há pessoas que gostam de viver com animais exóticos ou até mesmo perigosos. Ter um rato de estimação pode fazer com que as visitas à sua casa diminuam, mas não é uma ideia tão ruim quanto pode parecer. Hoje, vamos ver se os ratos realmente são bons animais de estimação

É uma boa ideia ter um rato como animal de estimação?

Tomar a decisão de ter um rato para acompanhá-lo no dia a dia pode gerar um debate com a família e os amigos. Entretanto, a verdade é que tudo aquilo que as pessoas pensam se baseia na falta de informação sobre esse tipo de animal.

Como é viver com um rato?

Esses roedores amigáveis ​​são muito sociáveis ​​e aceitam muito bem a presença de pessoas quando são educados desde filhotes. Eles são tão fáceis de cuidar que farão você pensar que manter um cachorro é uma tarefa muito difícil.

O principal ponto antes de adquirir um rato é que você deve estar ciente de estar adotando um animal que se parece mais com um gato do que com um cachorro.

A capacidade de escalar e entrar em lugares incríveis vai exigir que você tenha cuidado com o que deixa no balcão da cozinha. Ou seja, nunca mais você poderá deixar um armário aberto com comida. Afinal, eles farão de tudo para alcançá-la.

Os ratos são inteligentes

A inteligência dos ratos vai surpreendê-lo dia após dia. Eles não deixam nada a desejar em relação aos outros animais de estimação. Assim como cães ou gatos, a capacidade de aprender deles é incrível e raramente esquecem algo.

Eles são capazes de aprender muitos truques e não é difícil ensinar coisas a eles. Entretanto, você sempre vai precisar usar comida para treiná-los.

Menino segurando um rato de estimação

Por outro lado, ao contrário do que acontece com hamsters ou coelhos, eles são inteligentes o suficiente para brincar e interagir. Por isso, os ratos são bons pets para crianças, e podem se divertir com elas e com outros animais de estimação.

Além disso, seu comportamento raramente mostra agressividade, e não é comum que eles mordam. Entretanto, quando filhotes, é preciso tomar cuidado com as mordidas. Afinal, esses animais não controlam a força que podem fazer com seus dentes afiados, assim como os cães e gatos pequenos.

Ao contrário de outros animais, eles se adaptam melhor ao cativeiro se dividirem o espaço com outros indivíduos da mesma espécie, sejam fêmeas ou machos. Entretanto, você deve tomar precauções se não quiser ter dezenas de outros ratinhos em casa em alguns meses.

Características físicas dos ratos

A primeira coisa que chama a atenção e o que mais pode assustar em um rato é sua cauda longa. Essa é uma parte muito importante do corpo deles, pois controla o equilíbrio do animal e regula sua temperatura.

Por esse último motivo, os ratos não possuem pelos nessa região do corpo.

Ratos de estimação em gaiola

Existem muitos tipos de ratos com pelagens diferentes. Um dos mais elegantes e que está cada vez mais popular é o rato sem pelos. Esse é um animal muito curioso e amigável. Entretanto, você deve tomar um cuidado especial com a temperatura dele.

Eles geralmente vivem entre três e cinco anos e medem entre 22 e 28 centímetros de comprimento, sem contar a longa cauda de 18 a 22 centímetros. Seu tamanho os torna perfeitos para morar em uma casa pequena.

Entretanto, se ficarem soltos, lembre-se de que os machos costumam marcar o território com urina. Isso é algo que você não poderá corrigir, mas esse não é um grande problema. Afinal, a quantidade que eles evacuam é muito pequena.

A inteligência deles é tão desenvolvida que são capazes de detectar o seu humor. Por isso, agem de maneira diferente quando o veem triste ou deprimido, algo semelhante ao que os cães fazem.

Não é de surpreender que você deva acostumá-los desde pequenos a interagirem durante o dia. Afinal, assim como quase todos os roedores, os ratos são animais noturnos e, do contrário, você mal os veria antes de escurecer.

Além disso, se você colocasse a gaiola no seu quarto, mal conseguiria dormir porque eles não parariam a noite toda.

Afinal, os ratos são bons animais de estimação?

Podemos concluir que o rato é um animal adorável que você vai amar muito. É uma pena que eles sejam tão malvistos na sociedade.

Apesar de serem um dos animais mais limpos que existem, muitas pessoas olharão para você com uma expressão de descrença quando você disser que tem um rato de estimação.

Muy Mascotas. Gregoria Caro. 2017

  • muymascotas.es/actualidad/mundo-animal/fotos/la-rata-domestica-el-roedor-mas-inteligente-y-sociable/

Tienda animal. ¿Ratas de mascota?

  • tiendanimal.es/articulos/ratas-de-mascota/

Hogarmanía. Las ratas como mascota: un animal sociable y cariñoso.

  • hogarmania.com/mascotas/ratas-como-mascota.html