Razões pelas quais os cães comem terra

A ingestão de terra pode ocorrer em parques, praias ou na própria casa, daí a necessidade de controle por parte dos tutores.
Razões pelas quais os cães comem terra

Última atualização: 09 Fevereiro, 2021

Quando os cães comem terra, várias situações podem estar ocorrendo, tanto patológicas quanto comportamentais. Evitar esse hábito e descobrir a razão de sua origem é fundamental para prevenir os consequentes distúrbios gastrointestinais.

A maioria dos cães, principalmente filhotes, tem curiosidade sobre seu ambiente, especialmente se for um ambiente natural. Muitas vezes, a razão pela qual os cães comem terra é uma brincadeira simples. Portanto, além de ingeri-la, eles também tendem a chafurdar na lama ou em poças.

Se essa prática for pontual e a quantidade de terra consumida for mínima, não haverá grandes problemas com que se preocupar. No entanto, se o animal comer terra de forma crônica, pode ser um indicativo de alguma condição subjacente.

Causas pelas quais os cães comem terra

A maioria das patologias associadas à ingestão de terra ou grama são digestivas, como é o caso da inflamação intestinal. Essa doença é uma das mais frequentes e pode se complicar e levar a sangramento e ulceração do intestino, o que gera anemia secundária. Essa sintomatologia causa uma má absorção de vitamina B, um déficit que o animal tentará aliviar através da terra.

Da mesma forma, existem doenças que, embora não sejam estritamente digestivas, como o hipotireoidismo, a presença de parasitas, tumores hemorrágicos ou doença renal crônica, podem desencadear anemia.

Outra razão digestiva pode ser uma simples dor de estômago após ter comido algo impróprio ou em mau estado. Os cães também costumam recorrer a plantas, o que é comumente conhecido como ‘purgação’, para induzir o vômito e, assim, expulsar a causa da sua indisposição.

Causas

Por outro lado, os déficits nutricionais podem estar associados a uma dieta pobre, tanto por causa de escassez quanto de formulações inadequadas dos alimentos. Esse desequilíbrio fará com que os cães procurem suprir suas necessidades de vitaminas e minerais além da sua alimentação normal.

Por fim, o mau comportamento devido a uma educação inadequada pode levar o animal a comer terraQuando os cães comem terra, pode acontecer que se trate de uma mera brincadeira ou que eles realmente encontrem algo saboroso nela, principalmente se isso acontecer em parques por onde outros cães já tiverem passado. Evitar esse tipo de prática assim que detectada pode prevenir comportamentos crônicos e problemas de saúde associados.

Consequências de comer terra

A digestibilidade da terra é pobre, por isso ela tende a se compactar, obstruindo o trato intestinalEssa obstrução, por sua vez, dificultará a passagem normal de água e comida, fazendo com que o animal mostre sinais de desconforto em pouco tempo.

Inchaço do abdômen, letargia ou sintomas de desidratação com olhos, boca e pele secos são alguns dos sintomas mais frequentes, juntamente com vômitos ou prisão de ventre.

Quer a ingestão de terra tenha sido percebida ou se algum sintoma associado aparecer, os tutores devem procurar o veterinário. Um exame do sangue e das fezes e a radiografia do aparelho digestivo ajudam a esclarecer o estado do cão e determinar o tratamento adequado para sua recuperação.

Consequências

Em casos menos difíceis, o especialista recomendará a administração de substâncias oleosas que facilitem o trânsito intestinal ou a fluidoterapia para promover a hidratação. Quando houver uma maior obstrução, pequenas cirurgias podem ser necessárias.

Os locais mais comuns onde os cães comem terra são parques, praias e até mesmo o ambiente doméstico se o animal tende a remexer os vasos de planta ou a caixa de areia do gato. Portanto, os tutores devem controlar cuidadosamente os hábitos dos seus animais de estimação e interromper os comportamentos que podem causar um transtorno grave no futuro.

Pode interessar a você...
O tratamento contra a coprofagia
Mis AnimalesLeerlo en Mis Animales
O tratamento contra a coprofagia

Um comportamento canino comum que causa aversão e perplexidade é a coprofagia. Isso acontece quando o cão come fezes, suas próprias ou as dos outros.