Por que os cães uivam?

· agosto 12, 2018
Deixando de lado as lendas, o certo é que esse som que os cães emitem é uma maneira de se expressarem; vem de seus ancestrais - os lobos - que avisavam se havia perigo ou comida para o resto da alcateia.

Além dos mitos e crenças populares, neste artigo vamos contar quais são as razões pelas quais os cães uivam. Desta forma, você saberá o que acontece com seu animal de estimação e poderá ajudá-lo naquilo que ele precisa.

Razões pelas quais os cães uivam

Nada tem a ver com a lua cheia ou com fantasmas. As razões pelas quais os cães uivam são variadas e, em muitos casos, estão relacionadas ao seu passado selvagem. Os cães descendem dos lobos e há até algumas raças nórdicas – das mais velhas – que não latem diretamente como as outras, como é o caso do husky siberiano.

Uivar é uma forma de expressão, a mais conhecida entre os lobos e, também, usada pelos cães. Para uivar, eles esticam o pescoço para cima e apontam o focinho para o céu. Essa técnica permite que ele alcance ainda mais longe a floresta e avise seus colegas sobre certos eventos: que existe um perigo, que eles encontraram comida ou que devem se abrigar.

Husky siberiano uiva

É por isso que os cães uivam? Na verdade, nossos animais de estimação também têm outras razões para isso. Algumas das razões pelas quais os cães uivam são:

  1. Defender o território

É bom saber que apenas os lobos-alfa uivam e que são eles os “chefes” do grupo. Portanto, se o seu cão está uivando; talvez seja porque ele queira provar que é ele quem comanda. Algumas raças usam esse som para alertar sobre a chegada de um intruso ao seu recinto (casa); como uma voz de alarme. Isto significa que o uivo aparece como um instinto de sobrevivência e defesa.

  1. Celebrar a união do grupo

Você e sua família são um presente para o seu animal de estimação. Portanto, quando todos chegam em casa, ele pode se encher de felicidade; especialmente se vocês passaram muitas horas fora. Na natureza, os lobos-alfa uivam para celebrar a união do clã.

  1. Demonstrar dor física

Claro, nem tudo é felicidade quando se trata do uivo. Em alguns casos, os cães usam esse som para expressarem que algo causa muita dor; seja um golpe, um corte, uma ferida ou uma indigestão. É semelhante aos nossos gemidos se nos sentimos muito doentes.

  1. Para imitar outros sons

Talvez você tenha testemunhado a seguinte experiência: uma ambulância, um carro de polícia ou um caminhão de bombeiros passam pela rua… e seu cão começa a uivar! Isso pode ter duas explicações. Por um lado; que o animal sofre com aqueles sons altos e agudos – e está reclamando – porque o deixam nervoso e ansioso.

Cão uivando

E, por outro lado, ele quer imitar o que ouve; como se fosse uma resposta ao líder do grupo. Claro, ele não pode saber de onde vem o som e, também; porque isso desperta sua “memória genética”. Sua reação será imitar o ruído para mostrar que ele está perto de quem deu aquele sinal de alerta.

  1. Para reduzir a ansiedade

Outra razão pela qual os cães uivam é se acalmar; como se fosse uma canção de ninar. Nesse caso, o uivo deve estar acompanhado por certos sinais ou ações corporais; como girar em torno de si mesmo, morder a cauda ou andar de um lado para o outro.

  1. Para apaziguar a solidão

Em relação ao que foi acima mencionado, os cães também podem uivar quando se sentem sozinhos. Como certamente você já sabe, este animal é feliz vivendo em grupo. E permanecer sem companhia é algo terrível e deprimente para ele.

A ansiedade de separação e a tristeza pela solidão levam-no a se expressar dessa maneira. É semelhante a cantar quando estamos deprimidos.

Para terminar, não podemos deixar de lado os mitos que tentam responder à questão de por que os cães uivam. Seus sentidos, mais desenvolvidos do que os dos humanos, lhes permitem identificar espíritos, almas ou fantasmas. Outros afirmam que eles pressentem desastres ou mortes. Claro, nada disso é cientificamente comprovado!