Logo image
Logo image

5 razões surpreendentes pelas quais um gato pode aparecer na sua casa

6 minutos
Várias culturas associam os gatos à proteção e à boa energia. Descubra o que significa quando um gatinho desconhecido aparece na porta da sua casa.
5 razões surpreendentes pelas quais um gato pode aparecer na sua casa
Última atualização: 04 julho, 2024

Você já chegou em casa e encontrou um gatinho desconhecido esperando por você na porta? Nesses casos, mesmo que você se pergunte por que esse gato resolveu aparecer na sua casa, não há muito o que fazer: aquele felino simplesmente escolheu você.

Geralmente, são animais de rua em busca de comida e abrigo. Porém, também existem explicações mais espirituais: é possível que sua casa transmita boas energias.

A seguir, exploraremos 5 motivos pelos quais um gato pode aparecer na sua casa sem avisar. Além disso, daremos uma série de dicas para que você saiba como agir nessa situação.

5 razões surpreendentes pelas quais um gato pode aparecer na sua casa

1. Ele está procurando um porto seguro

A rua é um lugar hostil para os gatos. Segundo especialistas, é muito difícil para um gato selvagem – ou seja, um gatinho que não teve contato humano ao longo de sua vida – ultrapassar os 10 anos nessas condições. Por outro lado, a expectativa de vida de um gato doméstico é maior. Ou seja, eles podem viver até 15 ou 20 anos.

Os gatos de rua costumam sentir frio, fome, sede, medo ou se afastaram de sua colônia. Por isso, aparecem na porta da casa de uma família em busca de abrigo, comida ou água.

2. Sua casa transmite boas vibrações

Também é verdade que os felinos estão rodeados de uma componente mística muito importante. Desde a antiguidade, são considerados animais especiais, muitas vezes relacionados com o esotérico e o sobrenatural.

Na mitologia egípcia, por exemplo, os gatos eram reverenciados e associados à deusa Bastet, a divindade do lar e da proteção. Na verdade, os egípcios acreditavam que os gatinhos tinham poderes protetores e afugentavam os maus espíritos.

Por isso há quem diga que os gatos percebem as energias das pessoas e aparecem onde sentem boas vibrações. Então, quando um gato de rua resolve aparecer na sua casa é porque aquele local transmite segurança para ele.

3. Ele tem uma missão a cumprir em sua vida

Outra teoria sustenta que os gatos, quando resolver aparecer na sua casa, têm uma missão predestinada a cumprir. Isso tem a ver com a crença no sexto sentido dos gatinhos, na qual diversas culturas acreditam.

Por exemplo, os japoneses consideram os felinos como símbolos de prosperidade e boa sorte nos lares que frequentam.

Em termos gerais, a missão de um gato é afastar a negatividade do meio ambiente e protegê-lo.

4. Cheirou algo que chame sua atenção

Outra razão pela qual um gato pode resolver aparecer na sua casa tem uma base científica: os gatos têm um olfato muito desenvolvido. Vários estudos comprovaram a complexidade de seus narizes, que são labirintos de estruturas ósseas muito sofisticadas e até 14 vezes mais poderosas que o olfato humano.

Se um gato resolve aparecer na sua casa e fica na porta ou janela, é provável que, mesmo com a distância, ele tenha cheirado algo que lhe chamou a atenção, como uma comida que você está cozinhando ou até mesmo outro gato no cio.

5. Conectou-se com seus sentimentos positivos

Some figure
Quando um gato demonstra confiança em você é porque ele o escolheu como cuidador. Créditos: helivideo/iStockphoto.

São os gatinhos que nos escolhem e não o contrário. Isso é facilmente explicado: entre as qualidades dos gatos encontramos uma grande intuição, para que possam captar o estado emocional de uma pessoa e reagir de acordo.

Essa leitura os torna animais mais ou menos amigáveis com certas pessoas. Portanto, se um gato desconhecido sentir confiança instantânea em você, há uma boa chance de que ele o escolha como companheiro!

O que fazer se um gato aparecer na sua casa?

Imagine que você chega em casa e encontra um gato na porta. Há uma série de coisas que você pode fazer nessa situação. O mais importante é verificar a saúde do animal, bem como oferecer-lhe comida e o calor reconfortante de um lar, mas não é a única coisa.

1. Verifique se é um animal de rua

Certifique-se de que é um gato de rua ou que não tem para onde ir. Você pode verificar se ele tem coleira, verificar se há ferimentos e até investigar (com cuidado) se ele tem ou não cicatriz de esterilização.

Esses sinais podem indicar se é um animal que fugiu de outro lar. Se sim, você pode pendurar cartazes anunciando que o encontrou, conversar com seus vizinhos ou postar uma mensagem nas redes sociais.

2. Deixe-o entrar em sua casa

Some figure
Se você der carne a um gato de rua, certifique-se de que esteja cozida, picada e sem tempero. Créditos: Chalabala/iStockphoto.

Se tudo indica que o gato é um animal de rua e veio até você porque está em busca de um lar, receba-o em sua casa, independentemente de você decidir adotá-lo ou não.

Se você não tem outros felinos em casa, provavelmente não tem comida especial. Nesses casos, você pode dar algumas comidas caseiras ao gato:

  • Peixe.
  • Ovo cozido.
  • Legumes ou frutas em pequenas quantidades.
  • Carne (cozida, picada e sem temperos).
Não se esqueça de oferecer água a ele, pois com certeza ele estará com muita sede. É de grande valor que você forneça a ele um espaço para se aconchegar.

3. Dê espaço ao animal

Quando um gato resolve aparecer na sua casa, ele pode confiar instantaneamente em você e ser afetuoso. Porém, pode acontecer que o gatinho seja agressivo, esteja muito nervoso ou tenha atitudes defensivas.

Isso é normal em felinos acostumados a brigas de rua e, em geral, a um ambiente hostil. Evite tocar no gatinho até que ele se sinta confortável e se adapte ao novo ambiente.

4. Leve-o ao veterinário

Some figure
Leve o animal ao veterinário para ser vacinado e ter seu estado de saúde verificado. Créditos: LightFieldStudios/iStockphoto.

Gatos de rua podem transmitir doenças, estar feridos, ter muitas pulgas ou precisar de vitaminas e vacinas. Leve-o ao veterinário para verificar sua saúde. Além disso, durante esse exame médico você também saberá se o gato possui chip de identificação, o que pode significar que o gato desapareceu ou foi abandonado.

5. Adote!

Se você tem condições de oferecer a ele uma vida digna, talvez essa seja a oportunidade de ganhar um amigo peludo e de quatro patas para o resto da vida. Se você decidir adotar um gato, procure condicionar a sua casa e oferecer ao animal as melhores possibilidades. Caso não seja castrado, avalie a realização desse procedimento para evitar que escape.

Parabéns, um gato acabou de entrar na sua vida!

A ligação entre gatos e humanos, como vimos, remonta a milhares de anos. Essas criaturinhas misteriosas podem encher uma casa de amor e lealdade quando aparecem em sua vida. Portanto, se um gatinho aparecer na sua casa, ele pode estar destinado a se tornar um membro da sua família. Pode ser o primeiro encontro de uma linda história!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Wu, Z., Jiang, J., Lischka, F. W., McGrane, S. J., Porat-Mesenco, Y., & Zhao, K. (2023). Domestic cat nose functions as a highly efficient coiled parallel gas chromatograph. Plos Computational Biology, 19(6). https://journals.plos.org/ploscompbiol/article?id=10.1371/journal.pcbi.1011119

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.