Receba um hamster em casa

· setembro 9, 2018
Primeiro de tudo, a primeira coisa é ter uma gaiola bem preparada - com todos os seus acessórios - e levar em conta que é um animal de hábitos noturnos, por isso terá que ser alocado em uma parte da casa longe dos quartos.

Roedores podem ser excelentes animais de estimação e, de fato, se tornam o primeiro animal de estimação de muitas crianças. Eles são fáceis de cuidar e muito inteligentes, mas não é por isso que devemos negligenciar estas dicas antes de receber um hamster em casa.

Prepare sua gaiola ou habitat

Devido ao seu pequeno tamanho e sua capacidade de roer cabos (o que pode ser ser perigoso), seu hamster deve ter uma gaiola para viver. Prepare esta gaiola antes de ele entrar em sua casa. Assim, você não precisará se preocupar com os perigos que uma casa oferece para o animal.

Embora a maioria dos hamsters vivam em pequenas gaiolas, ainda assim você pode escolher outras opções: uma maior, e até mesmo um habitat feito por você mesmo, sem barras. Existem muitas alternativas e, quanto mais espaço você tiver, mais feliz será seu pequeno roedor.

Então, dentro da gaiola, deverá haver os seguintes espaços:

  • Uma área reservada para dormir, como um abrigo.
  • Alimentador e bebedouro.
  • Brinquedos para mastigar, subir e se esconder.

Porém, há objetos que comumente são colocados nas gaiolas dos hamsters e que podem ser perigosos para eles. Por exemplo, existem certos tipos de rodas que podem danificar suas costas ou causar muito dano entre os raios.

Da mesma forma, se você quer ter uma bola para ele correr pela casa, procure uma que seja larga e não exija que ele torça suas costas para correr. Ele poderia se machucar em um momento. A roda tem a finalidade de proporcionar diversão ao pet. Obviamente, um animal com dor não pode ser feliz.

Enriquecimento ambiental hamster
Fonte: http://hamsterhideout.com/

Dentro do seu habitat, você pode tentar construir com suas mãos brinquedos ou diferentes áreas de diversão ou entretenimento. Além disso, com materiais reciclados, você pode montar um túnel, uma escada ou até mesmo deixar uma barra de cereais para ele roer.

Prepare a geladeira para um hamster em casa

Antecipadamente, você deverá ter bem claro quais os alimentos são tóxicos para ele e quais ele deve comer. Então, dias antes de seu novo amigo chegar em sua casa, pesquise bem sobre quais tipos de alimentos existem para hamsters e o quais você pode dar a ele. Além disso, localize lugares diferentes onde você poderá comprar sua comida.

Um hamster em casa pode se alimentar de rações e outros alimentos processados, mas geralmente não são a opção mais saudável. Eles são animais herbívoros, então, os alimentos frescos que você lhes dá devem ser compostos exclusivamente de frutas e vegetais crus e bem lavados.

Entre esses alimentos, estão frutas, como maçã, cenoura, pera, banana e cereja. Quanto aos vegetais, eles tendem a gostar de cenouras, brócolis, acelga, endívia e feijão verde. Tenha alguns preparados na geladeira antes de receber seu hamster em casa e tente combinações diferentes para então descobrir de qual delas ele mais gosta.

Além disso, hamsters gostam muito de sementes e frutos secos. Além da ração processada, ele poderá desfrutar de uma mistura de sementes de girassol, linhaça, milho e frutos secos, por exemplo.

hamster comendo grãos

Mas fique atento: as sementes de maçã contêm substâncias venenosas que podem matá-lo. Avelãs, sementes de uva, alimentos condimentados e alho também estão na lista de proibidos.

Decida o envolvimento de cada membro da família

Como com qualquer animal, regras prévias devem ser estabelecidas com um hamster em casa. Dessa forma, toda a família saberá quais são as responsabilidades de cada um com o novo animal de estimação.

Entre outras coisas, você deve decidir quem ficará responsável por alimentá-lo, sempre deixando à disposição para ele água fresca. Você não deve esquecer a higiene da gaiola, pois é necessário que ele viva em um lugar limpo e higiênico para então ter saúde.

Hamsters são animais noturnos, o que significa que, durante a noite, ficam mais ativos: eles tendem a correr, a dar a voltas e a fazer muito barulho. Então, coloque a gaiola em um cômodo da casa onde ele não irá incomodar ninguém e evite mudá-la de lugar.

Encontre um veterinário que possa ajudá-lo

Os hamsters são pequenos roedores, mas obviamente também podem adoecer. Antes de ter um em casa, você deve saber, portanto, quais veterinários em sua área que podem tratá-lo caso fique mal ou um acidente aconteça.

Hamster com a pata quebrada
Fonte: https://www.boredpanda.com

Sua saúde é tão importante quanto a de qualquer outro animal; no entanto, deve ser atendido por um veterinário de animais exóticos e que tenha experiência em lidar com um corpo tão pequeno. Na primeira visita que você fizer para encontrá-lo, pergunte a ele sobre a desparasitação e, também, se há um calendário de vacinas.

Hamsters são pequenos animais, mas não devemos negligenciar sua segurança e nutrição. Antes de receber um em casa, você deve fazer alguns preparativos para começar a vida com o novo membro da família com o pé direito.