Principais características do rouxinol-de-cauda-ruiva

O rouxinol-de-cauda-ruiva, apesar de sua personalidade esquiva, é denunciado pelo seu canto harmonioso.
Principais características do rouxinol-de-cauda-ruiva
Paloma de los Milagros

Escrito e verificado por a bióloga Paloma de los Milagros.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

O rouxinol-de-cauda-ruiva é cientificamente chamado de Larvivora sibilans. Trata-se de uma das espécies de rouxinol com o canto mais harmonioso.

Principais características do rouxinol-de-cauda-ruiva

O rouxinol-de-cauda-ruiva pertence à família dos muscicapídeos, que reúne um grupo de pássaros passeriformes. Eles apresentam uma distribuição característica dos dedos, na qual três dedos estão voltados para a frente, enquanto um está voltado para trás. Os muscicapídeos se distinguem principalmente por seguir uma dieta insetívora, para a qual utilizam o seu bico curto e largo.

Em relação à sua constituição física, possuem dimensões em torno dos 14 centímetros, sendo cobertos por uma plumagem marrom na frente, enquanto a cauda possui tons avermelhados e a barriga tem um tom esbranquiçado.

Rouxinol-de-cauda-ruiva

Suas asas são alongadas e fortes e, ao contrário de outras aves, não há dimorfismo sexual aparente entre machos e fêmeas. Os primeiros se distinguem por apresentar um canto mais frequente e elaborado.

Habitat e comportamento

Assim como os outros rouxinóis, esta é uma ave migratória. Mais especificamente, esta espécie passa o inverno no sudeste do continente asiático, além de frequentar o sul da China.

Com a chegada da temporada de reprodução, ele se desloca para as florestas de taiga localizadas na Mongólia, no nordeste do continente asiático. Em geral, a sua presença na Europa Ocidental é pontual ou inexistente.

O rouxinol-de-cauda-ruiva geralmente é encontrado em baixas altitudes e passa a maior parte do ano em florestas tropicais pluviais, com vegetação densa e árvores caídas.

Floresta de taiga

O período de reprodução ocorre durante os meses de junho e julho, quando eles constroem os seus característicos ninhos em forma de tigela, usando folhas velhas e secas, musgos ou acículas de pinheiros e abetos.

As fêmeas põem cinco ovos em média, que têm a casca azul-acinzentada com manchas marrons. No final de agosto, quando os filhotes alcançam uma certa autonomia, ocorre a migração para a Rússia e, semanas depois, eles vão para a península coreana.

Quanto ao seu comportamento, esta se distingue por ser uma espécie esquiva, com tendência a se esconder entre os galhos, passando despercebida diante das ameaças e, ao mesmo tempo, alcançando um maior sucesso na captura de insetos. A sua dieta é composta basicamente por formigas, aranhas, besouros e outros invertebrados terrestres.

O seu canto, mais harmonioso do que o de outros rouxinóis por observar a repetição de padrões melódicos, geralmente atinge a sua expressão máxima durante a época de reprodução e as horas noturnas. Também se caracteriza por fazer um estalo peculiar com a cauda.

Estado de conservação

De acordo com a chamada Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, preparada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para funcionar como um inventário da biodiversidade mundialo rouxinol-da-cauda-ruiva está em situação pouco preocupante (least concern).

A colocação nessa categoria ocorre principalmente porque, apesar de sua presença irregular devido às peculiaridades do habitat necessário para a época da reprodução, ele possui uma distribuição significativa no continente asiático, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.