Logo image
Logo image

Você sabia que os gatos se limpam em uma ordem específica?

3 minutos
O fato de se lamberem frequentemente não significa que isso substitui a higiene profunda do animal, que deve ser feita periodicamente.
Você sabia que os gatos se limpam em uma ordem específica?
Paloma de los Milagros

Escrito e verificado por a bióloga Paloma de los Milagros

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Os gatos são animais que chamam a atenção por várias razões. Por exemplo, quando eles se limpam, é muito curioso ver que seguem uma série de etapas específicas, de tal maneira que o que pareceria ser um simples gesto de limpeza diária, acaba se tornando um verdadeiro ritual.

Essa prática tem múltiplos objetivos, pois, além de contribuir para a eliminação de nós e sujeira, ajuda a espalhar o sebo natural da pele, mantendo assim a saúde da pelagem.

Portanto, por mais limpo que um gato esteja após o banho, ele vai realizar sua rotina de se lamber e até mesmo se lamberá várias vezes ao dia.

Há pessoas que se preocupam um pouco com esse gesto, pois pensam que o gato pode estar nervoso. No entanto, é interessante saber que, em relação ao estado emocional, quando os gatos se limpam regularmente, esse é um indicativo de que eles se preocupam com a sua aparência e querem ser vistos pelos outros em bom estado. Tanto que, quando dois ou mais gatos vivem juntos, eles lambem uns aos outros por afeto.

Os gatos se limpam seguindo uma ordem

Assim como cada pessoa tem a própria rotina diária de higiene, cada gato tem o seu próprio ritual, estabelecido de acordo com o seu próprio conforto ou simplesmente com o que considera mais conveniente.

No entanto, a maioria deles compartilha a mesma maneira de proceder, que raramente é alterada.

Primeiramente, eles umedecem uma das patas dianteiras para limpar a cabeça, incluindo olhos, orelhas, bochechas e queixo. Em seguida, fazem o mesmo com a outra pata para limpar o lado oposto, que não alcançam com o outro membro.

Some figure

Mesmo que um gato tenha tomado banho, ele vai se lamber. Isso não significa que ele considera que esteja “sujo” ou mal lavado. Há outras razões por trás do seu ritual.

Então, os gatos passam a lamber o pescoço, os membros dianteiros, os lados e o abdômen. Essa é a parte que mais pode variar entre um animal e outro, mas geralmente eles tendem a seguir uma ordem descendente. Por fim, passam a lamber a barriga, a área genital, as patas traseiras e o rabo até a extremidade mais distal.

O tempo dedicado a cada área ou a frequência de lambido depende de cada animal. No entanto, há casos nos quais essa prática se torna um comportamento compulsivo e talvez a ajuda de um veterinário ou etólogo possa ser necessária.

Quando o gato tende a se lamber com muita frequência, pode ser que ele esteja passando por momentos de tensão, estresse ou medo, de modo que usa esse ritual para se estabilizar emocionalmente.

Esse tipo de comportamento obsessivo deve ser tratado, não apenas pela saúde mental do gato, mas também porque pode causar lesões na pele, tais como abrasões ou alopecia local. 

Lamber não substitui o banho

Embora os gatos se limpem diariamente, a sua saliva não é suficiente para remover as possíveis sujeiras, ainda mais se eles passarem longos períodos fora de casa. Portanto, mesmo que seja de forma espaçada, é importante que os donos executem uma limpeza mais profunda no animal de estimação.

Some figure

Os gatos geralmente não gostam de água, portanto, dar banho neles pode ser uma experiência pouco atraente. Para facilitar a higiene, existem espumas para limpeza a seco que podem ser encontradas em lojas especializadas. Seu uso, juntamente com uma escovação adequada para remover possíveis nós, poeira e pelos, pode ser suficiente quando há pouco ou nenhum contato com o exterior.

No entanto, nas situações em que o animal escapa frequentemente, especialmente no inverno, será necessário dar banho com água e sabão. Nesses casos, os donos devem demonstrar paciência, cuidado e carinho pelo animal de forma permanente para que não seja um processo desagradável para ambos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Feline International. Feline Grooming. (S.f). Recuperado de https://catsinternational.org/feline-grooming/
  • Purina One. Cada cuanto puedo bañar a mi gato. (S.f). Recuperado de https://www.purina.es/gato/purina-one/articulos/adulto/cuidados-higiene/cada-cuanto-puedo-banar-a-mi-gato
  • Shojai, A. (2019). The Spruce Pets. Understanding Why Cats Groom Themselves. Recuperado de https://www.thesprucepets.com/understanding-cat-grooming-553960
  • Eckstein, R. A., & Hart, B. L. (2000). The organization and control of grooming in cats. Applied Animal Behaviour Science, 68(2), 131-140.
  • Eckstein, R. A., & Hart, B. L. (2000). Grooming and control of fleas in cats. Applied Animal Behaviour Science, 68(2), 141-150.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.