Descubra como saber o estado de ânimo de um cachorro

Janeiro 23, 2018

Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos – e onde a vida parece que não se vive mais fora de um smartphone – não demorou muito tempo para que surgissem aplicativos e ferramentas que dizem respeito também ao melhor amigo do homem. Hoje, vamos mostrar um dispositivo para conhecer o estado de ânimo de um cachorro.

Um aplicativo que promete saber como está o ânimo de um cachorro

Bark Id é a invenção em questão. Foi desenvolvido por uma agência publicitária e pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México. Aparentemente, o aplicativo é capaz de indicar o ânimos dos cães através dos latidos que emitem.

Convenhamos que, se você é dos que conhecem bem seu animal, geralmente não é complicado saber como o cão se sente ou do que está precisando. E acaba sendo mais interessante aprender a interpretar a linguagem corporal e os diferentes sons que os cães fieis utilizam para se comunicar.

Apps para seu cão

No entanto, concordamos que a ferramenta pode ser útil para donos de primeira viagem, pouco observadores ou muito ocupados. Além disso, também para monitorar a distância como está se sentindo o peludo.

Averiguar o estado de ânimo de um cachorro não é complicado se você o observar muito e quiser o bem dele. Mesmo assim, se a tecnologia tem ferramentas para nos ajudar nessa tarefa, elas serão bem-vindas.

Saiba detalhes sobre o dispositivo que interpreta o sentimento do cão

O aplicativo que promete informar sobre o estado de ânimo de um cachorro conta com três produtos:

  • Bark API: Uma plataforma que diz como se sentem os peludos de acordo com a forma de latir
  • Bark Catcher: Diferencia os latidos dos ruídos do ambiente
  • Bark App: um guia interativo com conselhos para cuidar do amigo de quatro patas

Agora, se seu cão decidir ficar quieto, você terá que encontrar um jeito de saber o que está acontecendo. E se você acha que ele não está bem, é preciso consultar o veterinário sem demora.

Uma coleira inteligente também permite saber o estado de ânimo de um cachorro

Na mesma linha do Bark ID, há pouco tempo foi apresentado o Inupathy. Enquanto o primeiro tem um dispositivo para receber os sons colocado sobre o peito do animal, como se fosse uma pequena mochila, o segundo conta com uma coleira inteligente.

O Inupathy também possibilita consultar em tempo real o estado de ânimo de um cachorro. A informação registrada é enviada imediatamente a um aplicativo onde, além disso, guarda-se o histórico diário.

A coleira foi desenvolvida por uma equipe de cientistas japoneses. Trabalha em função do ritmo cardíaco dos peludos. E vai trocando de cor de acordo com os diferentes estados de ânimo do cachorro. O software, entre outras ações, pode indicar propostas de brincadeiras com seu cão de acordo com o humor dele.

O rabo, outra grande fonte de informação sobre o humor canino

Com objetivos similares, também foi apresentado recentemente o sensor Dubbed TailTalk. Nesse caso, coloca-se o dispositivo no rabo do animal e os dados são transmitidos ao celular. O rabo de todos cães também oferece uma boa quantidade de informações para saber o que os peludos estão sentindo.

Cachorro na praia

De toda maneira, se você quer evitar o aborrecimento que é para o cão carregar esses dispositivos, é melhor dedicar um bom tempo para observá-lo e interagir com ele de diferentes maneiras. Assim, pode ir descobrindo vários detalhes sobre a forma como o cão comunica o que está acontecendo.

Os olhos, as orelhas, o rabo e a disposição corporal em geral são fontes informativas fundamentais para saber o que o cão sente ou quer. Os latidos e outros barulhos emitidos também ajudam.

Então, seja por contra própria ou com ajuda da tecnologia, ou de um especialista em conduta animal, é sempre bom saber o que os peludo têm para nos dizer.

Recomendados para você