Saluki, o cão real do Egito
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Também conhecido como ”Galgo persa” o Saluki é o Cão Real do Egito. Para os muçulmanos, este é o cão enviado por “Alá”. É uma raça cheia de virtudes e curiosidades. Seu aspecto, elegante e requintado, o coloca acima das demais raças. Além disso, são cães muito companheiros e amáveis.
Dados gerais
- Altura: 58 a 71 centímetros.
- Peso: 20 kg, no caso dos machos – 15kg no caso das fêmeas.
- Pelagem: Sua faixa de cores é muito variada.
- Atitudes: É um cão caçador por natureza, excelente como animal de companhia e para corridas.
Origem
Os ancestrais desta raça remontam às primeiras civilizações do Oriente Médio. Esses cães viviam nas estepes. Eram grandes colegas dos nômades. Estes os utilizavam para a caça de raposas, gazelas, lebres e chacais. No ano de 1840, começaram a chegar à Inglaterra os primeiros cães Saluki. Hoje em dia, é uma raça sofisticada e de grande renome. Principalmente, para a religião muçulmana.
Comportamento
Trata-se de um animal tranquilo e inteligente. Pode parecer um pouco frívolo, por não demonstrar seus afetos.
No entanto, o Saluki é cordial, amável e brincalhão. Ama as atividades ao ar livre e os passeios em família. Pode parecer um pouco arisco, mas é só questão de se ganhar sua confiança. É um cão que sabe manter distância.
Também chamado de Galgo Persa, conserva também um comportamento nervoso. Costuma não saber como agir ante a presença de estranhos. Além disso, este cão mantém certos traços felinos. Ao dormir, se enrola como ou gato. Também realiza seus hábitos de higiene, ao estilo felino. É um cão cheio de curiosidades ancestrais.
Aspecto
Trata-se de uma raça elegante, de extremidades longas e lombo reto. Sua aparência é belíssima. Suas orelhas e rabo são recobertos por uma camada de pelos longos. Os pelos são muito macios e têm um brilho único. Sua cabeça estreita e longa também se destaca. Os olhos são ovalados, redondos e muito escuros. Sua imagem reflete mistério e exotismo.
Cuidados específicos com a raça
O cão Saluki precisa de companhia e atividades de sociabilização constantemente. Estes são aspectos fundamentais em sua vida. Esse tipo de cão sofre muito ao ficar sozinho. Também não é recomendável mantê-lo ao lado de outras raças de caráter dominante, pois eles podem ficar muito ansiosos e nervosos. Sua vida deve ser desenvolvida no exterior. Ainda assim, é necessário que durmam dentro de casa, em uma cama macia e confortável.
O particular desta raça é que ela tem pouca tendência a desenvolver doenças psicossomáticas. Trata-se de doenças relacionadas ao estresse. Em algumas ocasiões, o estresse pode afetar gravemente a pele do animal e também seu aparelho digestivo. Em geral, O Saluki é um cão muito saudável.
Conselhos para quando for comprar um Saluki
Comprar um cão Saluki pela Internet pode implicar vários riscos. É necessário levar em conta certas precauções na hora de fazê-lo.
- O vendedor deverá mostrar toda a informação disponível quanto à raça. Deverá esclarecer todas as dúvidas do comprador.
- Também deverá oferecer um suporte contínuo, se o animal ainda for filhote.
- O animal deverá ter a regulamentação correta. É necessário que esteja inscrito na Associação cinológica do Brasil, e que o pedigree esteja válido.
- O vendedor deve oferecer garantias quanto à saúde do animal. Será necessário que o cão seja entregue com seu histórico veterinário.
- As instalações onde permaneceu o animal devem estar em boas condições. Será necessário visitá-la antes de comprar o seu futuro animal de estimação.
- É importante recordar que o filhote de Saluki precisa ficar pelo menos dois meses com sua mãe. Antes deste tempo, ele não deve ser separado dela.
Cuidados posteriores com o Saluki
- Escovar seus dentes semanalmente.
- É importante manter bem cuidadas as unhas do animal.
- Deverá ser banhado a cada 6 ou 8 semanas.
- Seus pelos não precisam ser cortados.
- Seus olhos, dentes e orelhas são muito sensíveis. Precisam ser supervisionados, ocasionalmente.
- É necessário manter em dia suas vacinas.
Não podemos nos esquecer que o Saluki é um cão muito delicado. É importante que o animal visite regularmente o veterinário. Trata-se de um maravilhoso cão de companhia.
Quem optar por adquirir um não se arrependerá. O cão dos deuses é realmente cheio de virtudes.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.