O samoieda, o cachorro que veio do frio

O samoieda, o cachorro que veio do frio

Última atualização: 25 Março, 2021

O samoieda vem dos países nórdicos e é descendente direto do lobo boreal, que nasceu no frio e por isso teve que se adaptar a climas extremamente gelados. No final do século XIX, os samoiedas chegaram à Europa juntamente com os exploradores ingleses que decidiram levar um par desses espécimes para a Inglaterra.

Como é o samoieda?

O samoieda se destaca por ser um animal de grande porte, com pelagem espessa. Além disso, é afetuoso, sociável, dócil e muito obediente. As primeiras tarefas desse animal junto ao homem estavam relacionadas com o físico, já que era o escolhido para puxar o trenó, proteger os animais domésticos, caçar e cuidar do gado, bem como exercer outros tipos de atividades em baixas temperaturas.

Atualmente, essa espécie é apreciada em todo o mundo por sua grande capacidade física e, claro, por sua resistência.

Sua história

O samoieda não vem de nenhuma mistura com outra raça, pois é uma raça natural. Seu nome se deve às tribos samoiedas que estavam localizadas no norte da Finlândia. Foram os britânicos que escolheram essa raça e a alta sociedade inglesa decidiu adquiri-la depois que o Príncipe de Gales apadrinhou um espécime. Portanto, poderíamos dizer que já naquela época, havia se tornado uma moda ter um samoieda. Tanto é assim que a Rainha Alexandra da Dinamarca não ficou muito atrás e também encontrou um samoieda para si.

No ano de 1870, muitos exploradores noruegueses e ingleses foram ao Polo Norte em busca do cão da neve, como também o chamavam. Entre esses exploradores, estavam os criadores de Kilburn-Scott, que em 1889 deram origem aos espécimes atuais, pois, a princípio, sua pelagem não era tão uniforme.

Em 1920 foi criado o primeiro clube de samoiedas e os exploradores Amundsen e Scott levaram esses animais em suas viagens à Antártica.

Quais são as características físicas do samoieda?

O samoieda pode ter 60cm de altura e um corpo musculoso e largo. Sua constituição é firme e robusta e o seu pelo, de tão espesso, o isola do frio. Por isso, esse animal tolera ficar em locais muito frios. Eles também se adaptam às temperaturas temperadas, mas o calor os faz sofrer muito.

Os samoiedas têm uma cor branco-creme, seus olhos são escuros, seu focinho é pontiagudo e suas orelhas são pontudas. Todas essas características o tornam um bichinho feliz, muito bom e desperto, e, ao acariciá-lo. temos a sensação de tocar um bicho de pelúcia. Seu rabo é longo e cheio de pelos, e suas patas traseiras são musculosas e poderosas. O peso normal do samoieda varia entre 22 e 28 quilos, embora possa pesar 30 quilos.

Ideal para crianças

Os samoiedas são tão afáveis que, por sua docilidade, simpatia e carinho, poderiam levar uma vida cheia de alegria em uma casa de família. Esses animais tem um caráter autoconfiante, independente e guardião, mas se forem disciplinados e participarem desde cedo em todas as atividades que incluam as crianças, os samoiedas vão brincar com elas, protegê-las e ser fiéis por toda a vida. Simplificando, o samoieda adora crianças.

Cuidando de um samoieda

Ter uma pelagem tão espessa requer muito cuidado. Os cães dessa raça precisam ser escovados pelo menos duas vezes por semana, mas especialmente quando estão trocando de pelo, quando os fios caem aos montes.

O samoieda não precisa de banho frequente, mas é melhor dar banho de vez em quando e recorrer à limpeza a seco no dia a dia. Se você tiver alguma dúvida, consulte um veterinário. Por outro lado, é fundamental saber que ele não é um cão que costuma ficar dentro de casa. Ele gosta de um grande quintal para poder exercitar seus músculos, brincar e correr para todo o lado.

Esse animal necessita de caminhadas frequentes porque é ágil e ativo. Além disso, o samoieda adora peixes e, se você o recompensar com essa iguaria, ele vai agradecer.

Esse animal de estimação é lindo e perfeito para uma família com crianças. Você tem um samoieda? Quais são os cuidados do seu dia a dia?

Pode interessar a você...
Quais são as raças de cachorro mais sociáveis?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Quais são as raças de cachorro mais sociáveis?

As raças de cachorro mais sociáveis são as mais populares. Embora a maioria dos cachorros adorem as pessoas, alguns se destacam pela sua sociabilid...