Se o seu cão é surdo, como educá-lo?

· fevereiro 20, 2019
Se o seu cão é surdo, você também pode educá-lo, isso exigirá mais paciência, mas você vai conseguir. 

Se o seu cão é surdo, talvez isso não tenha sido um problema até você ter tido ciência do fato ou, ainda, se o adotou sabendo dessa característica. É claro que educar um cão com um bom sistema auditivo já é uma tarefa difícil, fazê-lo quando um cão é surdo complica ainda mais, mas isso não é impossível.

Se o seu cão é surdo, você também pode educá-lo

É claro que o fato de um cão ser surdo é uma dificuldade em todos os sentidos no momento da convivência e, especialmente, quando se trata de educá-lo.

Devemos pensar que haverá uma série de dificuldades nas quais podemos nunca ter pensado antes e que nos fazem valorizar muito mais o sistema auditivo.

Se o seu cão é surdo, calma, com paciência e bons conselhos, você também poderá educá-lo.

Os métodos são na verdade os mesmos: repetição e reforço positivo. Só que, enquanto com um cão ouvinte a repetição será através de palavras, com um cão surdo ela terá que ser feita por sinais.

treinando cão surdo

Escolha um sinal

A primeira coisa que você deve fazer se o seu cão é surdo e você quer treiná-lo é escolher um sinal com o qual você indica que quer que ele faça algo corretamente ou como você deseja.

Isto pode ser feito com a mão ou com uma lanterna (nunca com uma luz laser). Lembre-se de que o gesto da sua mão ou o jogo de luzes com a lanterna sempre tem que ser o mesmo, para não confundir o animal.

Mostre-lhe o sinal

Agora vem um passo importante, ensine o cão que sinal ele verá quando tiver feito algo certo. Você deve tentar ensinar algo simples, como pegar algo em sua mão e fazer o sinal, que pode ser levantar um dedo polegar, por exemplo.

Faça o sinal e certifique-se de que seu cão o veja toda vez que ele pegar o que você tem na mão. Desta forma, ele irá relacionar os dois gestos. Claro, você deve recompensá-lo toda vez que ele obedecer às suas ordens.

Chame sua atenção se ele não olhar para você

É possível que o seu cão seja esquecido e, como ele não pode ouvi-lo, você terá que encontrar uma maneira de chamar sua atenção para poder continuar com o treinamento.

Bem, você pode fazer isso tocando perto de seus olhos, então ele saberá que o que você quer é que ele olhe para você.

Você também pode fazer isso usando uma guloseima ou um pouco de sua comida favorita, para chamar sua atenção. Claro, não dê a ele até que ele tenha cumprido a ordem.

Planeje o que você quer ensinar a ele

Antes de começar a treinar seriamente, uma vez que você saiba que seu cão reconhece os sinaisplaneje o que você quer ensinar a ele.

Por exemplo, a se sentar, pegar ou largar algo ou ir até você quando você o chamar. Quando tiver tudo isso claro, você pode começar a treiná-lo.

dona adestrando cão surdo

Escolha um sinal negativo

Obviamente, você também deverá mostrar ao cão que ele fez algo errado. Portanto, você precisa de um sinal para fazê-lo entender que ele não fez o que você esperava dele.

Por exemplo, se você decidiu que o polegar para cima significa bom, você pode determinar que o polegar para baixo significa ruim.

Sinal e prêmio

A melhor maneira de o animal aprender e relacionar a obediência a algo bom é não deixar passar muito tempo entre o sinal positivo e a recompensa.

Assim que você perceber que seu animal fez o que você queria, recompense-o automaticamente para que saiba que, se fizer a mesma coisa da próxima vez, receberá um prêmio novamente.

Os abraços, carícias e palavras doces também são recompensas positivas que seu cão irá apreciar. Se seu cão é surdo, como vimos, ele também poderá ser treinado, embora isso possa exigir uma dose extra de paciência e perseverança.

Se você seguir estas dicas, será muito mais fácil treiná-lo. Você se atreve a tentar?

Luttgen, P. J. (1994). Deafness in the dog and cat. The Veterinary Clinics of North America. Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/S0195-5616(94)50112-8