Cães cegos: um treinamento que estimula seus sentidos

· janeiro 10, 2019
Graças ao seu poderoso olfato, juntamente com um treinamento usando um dispositivo clicker, um cão com essa deficiência pode levar uma vida totalmente normal.

A vida de um cão cego não precisa ser muito diferente da de um cão com visão. Esses animais não perderam sua capacidade de aprender ou sua curiosidade sobre o mundo, por isso, não desanime e tente estes truques e dicas de treinamento para cães cegos.

Aprenda a explorar os outros sentidos dos cães cegos

Qualquer criatura que perde um de seus sentidos em algum momento de sua vida passa por um período de reajuste em que acaba suprindo a falta deste com os que ainda possui. No caso dos cães, sabe-se sempre que o ponto forte deles é o olfato.

Se antes da cegueira esse era um dos sentidos que esses animais dependiam para se guiar, agora é o pilar sobre o qual os cães cegos vão basear seu mundo.

Mesmo um filhote cego de nascença pode levar uma vida completamente normal, suprindo seu sentido de visão com o do olfato.

cães cegos

Se você acabou de receber um cão cego em casa, tente condicionar toda a casa para que ele possa entender como é seu ambiente.

Um método muito útil para ajudá-los é impregnar cantos, corredores, portas e paredes com um cheiro claramente identificável, como essência de baunilha ou lavanda. Desta forma, o seu cão pode ter uma ideia de para onde está indo.

Você também pode impregnar seus brinquedos e criar jogos de rastreamento quando souber o lugar que cada coisa ocupa na casa.

Esta é uma boa maneira de estimular a inteligência do seu animal e de ter longas tardes de diversão em casa.

clicker, a melhor maneira de explorar a audição de cães cegos

Na ausência de estímulos visuais que permitam ao nosso animal aprender o que queremos rapidamente, a melhor solução pode ser combinar seus sentidos de audição e olfato e usar o treinamento com clicker.

Trata-se de um pequeno dispositivo que emite um som semelhante a um clique toda vez que pressionamos um botão.

Cachorro cego

Desta forma, o nosso animal pode aprender, através do seu sentido de audição, diferentes ordens e desfrutar de uma formação que irá melhorar a sua qualidade de vida.

Entre as técnicas que você pode achar mais úteis, encontramos:

  • Com uma guloseima ou um pedaço de comida que seu animal de estimação goste, guie-o para que ele adote a posição desejada. Isso pode ser usado para ensiná-lo a sentar, deitar-se ou ficar em um determinado ponto da sala. Depois de ter adotado a posição desejada, use o clicker antes de dar a recompensa para ele associar o som a um estímulo agradável.
  • No treinamento reversoclique até que seu animal se deite ou se comporte da maneira desejada (você pode ajudar o animal e guiá-lo com a mão, por exemplo) e, depois de ele ter seguido a ordem, recompense-o com um prêmio.

Desta forma, seu animal de estimação aprenderá a seguir o som do clicker e obedecerá quando você usá-lo para dar comandos básicos. Com um pouco de paciência e trabalho, vocês poderão ter um relacionamento saudável e seguro.