Logo image
Logo image

Se você não pode adotar, ainda pode ajudar

3 minutos
Criar um abrigo temporário, trabalhar como voluntário e doar comida ou dinheiro são algumas das maneiras de ajudar os animais se você não puder adotar um.
Se você não pode adotar, ainda pode ajudar
Última atualização: 05 janeiro, 2020

O fato de amarmos os animais não significa que precisamos ter um em casa. Às vezes, as circunstâncias não nos permitem ter um animalzinho, mas se você não puder adotar, ainda pode ajudar. Se você estiver nessa situação, certamente gostará de saber como.

Embora você não possa adotar, ainda pode ajudar

Pode ser que o seu ritmo de vida ou qualquer outro motivo não permita que você adote um animal, embora você quisesse fazê-lo. Não se preocupe, você pode fazer muito para ajudar. A seguir, diremos o quê:

Comprar comida

Os protetores de animais, abrigos e canis precisam de comida para os animais que resgatam. Em muitas ocasiões, devido à falta de recursos, muitos bichinhos precisam ser sacrificados pois não há como alimentá-los. Se todos nós contribuirmos um pouco, essa situação poderá ser mudada.

Doe dinheiro caso não possa adotar

Dar comida é bom, mas os animais precisam de mais do que isso, já que precisam fazer exames veterinários e tomar as vacinas relevantes. Tudo isso custa dinheiro, e os animais abandonados e abusados ​​são tantos e os recursos tão limitados que às vezes isso se torna um grande problema.

Seja voluntário

Há muito que você pode fazer como voluntário. Se você se oferecer para trabalhar em um abrigo ou hospital veterinário, poderá receber várias tarefas, como dar banho em cães, limpar os canis, trocar comida e água e várias outras.

Some figure

Passe um tempo com eles

Você pode não ser capaz de trabalhar como voluntário em determinados horários, mas pode passear com os cães, ficar com eles, cuidar deles e dar atenção.

Essa será uma ótima maneira de os animais saírem das gaiolas em que estão e receberem um pouco de ar fresco. Todos eles devem estar treinados para que possam ficar com alguém, e apenas por saberem que vão para a rua, já ficarão felizes.

Ofereça a sua casa como abrigo temporário se não puder adotar

Talvez você não possa ter um animal permanentemente, mas você pode tê-lo por algumas semanas ou meses? Às vezes, os abrigos estão tão cheios que precisam de lugares para colocar os novos animais que chegam.

Para isso, são necessárias pessoas com um bom coração para cuidar deles em suas casas enquanto aguardam pela adoção. Obviamente, o abrigo cuida de todas as despesas que o animal pode acarretar.

Some figure

Essa maneira de ajudar é excepcional: o único “perigo” que você corre é não querer se separar do animal que recebeu. Se isso acontecer e você decidir adotá-lo, também poderá fazê-lo.

Recomendar

Certamente há muitas pessoas ao seu redor, amigos ou conhecidos, que você sabe que gostariam de ter um animal de estimação. Muitos deles podem querer “comprar” um por ser de uma raça específica.

Essa é outra maneira de ajudar. Por que você não conversa com essas pessoas e recomenda que elas adotem em vez de comprar? Você pode acompanhá-las e até contar sobre qualquer um dos cachorrinhos que você conhece. Talvez você possa convencê-las.

Participe de uma campanha

Você deve saber que ultimamente existem muitas manifestações e campanhas contra o abandono, portanto, se você se unir a uma voluntariamente, poderá ajudar muito mais do que imagina. Você só precisa procurar uma e se inscrever. Certamente você receberá tarefas em breve.

É claro que não é preciso dizer que outro ponto em que você pode ajudar é denunciar qualquer evidência de abuso ou negligência de animais, porque, afinal, são esses os animais que chegam aos abrigos.

Se você quiser ajudar, embora não possa adotar, verá que existem diferentes maneiras de fazê-lo. Parabéns pela sua iniciativa! Se todos nós fizéssemos a nossa parte, o mundo seria um lugar melhor para os animais.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.