Searching: estimulação mental através do cheiro

Esta atividade permite que os animais de estimação, que vivem nas cidades, não percam seu instinto e sentido mais precioso. Além disso, reforçará o vínculo com seu dono e é uma forma de preservar sua saúde, já que ele se exercitará fisicamente e, em conjunto, será psicologicamente motivado.
Searching: estimulação mental através do cheiro

Última atualização: 04 Julho, 2018

O sentido do olfato, que os cães utilizavam antes para poderem sobreviver, pode se atrofiar naqueles animais de estimação que levam uma vida doméstica agradável. O searching (procura em português) é um bom método para manter nosso animal de estimação estimulado através de jogos criativos.

Os grandes exploradores do mundo animal

Os seres humanos têm cerca de seis milhões de receptores de cheiro. Os cães possuem cerca de 300 milhões. Eles não somente superam nosso olfato atrofiado, mas também a parte de seus cérebros encarregadas de analisar odores é 40 vezes maior.

Graças a essa capacidade inata de rastrear, os cães podem nos ajudar a encontrar desde pequenos tesouros escondidos, como frutas, até itens ou objetos dados como perdidos. Os órgãos policiais também aproveitam ao máximo esses animais para detectar drogas e localizarem pessoas desaparecidas.

searching cães

Quer queiramos aproveitar ao máximo este sentido dos cães ou não, a vida doméstica não precisa acabar com as habilidades inatas que os animais têm na natureza.

Os jogos de estimulação através de “searching” que iremos mencionar a seguir, podem nos ajudar a manter em nosso cão certas habilidades que podem ser úteis tanto para o animal quanto para o dono.

Searching, um jogo contínuo baseado no cheiro

O “searching” é um método de estimulação baseado no uso de prêmios ou de roupas com as quais o animal esteja familiarizado, para criar uma situação fictícia em que o animal age como um rastreador ou predador, e o objeto ou prêmio escondido se torna a presa.

searching cães

A seguir, veremos como podemos propor ao nosso cão certos desafios de “searching”, de maior ou menor dificuldade, para manter seu olfato ativo.

  • O primeiro deles, chamado simplesmente de “encontrar a comida”, servirá como um contato. Simplesmente, esconda prêmios em toda a casa e espere que o cão os encontre. Ao desvendar onde estão, o animal se sentirá mais estimulado a rastrear e a procurar novos prêmios possíveis. Vá aumentando a dificuldade dos esconderijos e faça isso enquanto estiver ele longe de casa, para dificultar.
  • jogo do novo animal é baseado no instinto predatório do cão. O dono usa o cheiro de um novo animal, por exemplo, um gato ou um cão diferente, e o introduz no ambiente do cão, para ver como ele reage e se subsequentemente reconhece o animal. Impregne os exteriores da casa, o jardim e introduza novas variações.
  • O esconde-esconde faz de você o prêmio que o cachorro tem que procurar. Tente se esconder debaixo da cama, na despensa ou no armário. Seu animal de estimação não vai demorar muito para sentir sua falta e vai começar a procurar por você, e será guiado pelo seu nariz.
  • Na natureza, os cães têm que rastrear suas presas diretamente para encontrar comida. Os animais domésticos só precisam ir à cozinha para acessar a tigela de comida. Para tornar tudo um pouco mais interessante, vá mudando o seu local de comida: comece a mudá-la de cômodo e, finalmente, vá fazendo com que seu animal tenha que sair de casa para comer.
  • O jogo das migalhas de pão. Os cães não estão apenas interessados ​​em encontrar comida ou saber onde está seu mestre. Como rastreadores natos, eles serão atraídos por novos aromas em seu ambiente. Pegue, por exemplo, óleos essenciais de lavanda ou alguma outra erva aromática, e tente impregnar um brinquedo. Quando o cão o encontrar, recompense-o. Uma vez que ele esteja acostumado ao novo cheiro, tente esconder o brinquedo em um lugar mais difícil e vá colocando pedaços de papel impregnados de perfume como pistas. Quando ele entender o sistema e encontrar o objeto, dê-lhe um prêmio ou faça uma carícia.

Há muitas maneiras de manter nosso cão entretido por estímulos olfativos. Com os jogos, o vínculo entre o animal e o dono se tornará mais forte e ele não perderá uma qualidade tão apreciada quanto seu olfato. Evidentemente, lembre-se de que a chave para qualquer estímulo ou treinamento é o reforço positivo.

Pode interessar a você...
Jogos de inteligência para cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Jogos de inteligência para cães

Os cães são animais muito inteligentes. No entanto, suas habilidades devem ser desenvolvidas através de jogos de inteligência para cães.