6 raças de gatos que gostam de água

Embora alguns tenham medo de se molhar, há gatos que gostam de água. Conheça 6 raças de felinos que se sentem confortáveis em contato com este líquido vital.
6 raças de gatos que gostam de água

Última atualização: 05 Outubro, 2021

Em geral, os gatos são vistos como animais que temem a água, no entanto, nem todos têm a mesma atitude evasiva em relação ao líquido. Existem também alguns gatos que gostam de água: neste artigo, você conhecerá algumas raças que podem curtir atividades como banho e natação.

Felinos como o maine coon e o van turco gostam muito de água, o que mostra que sempre há exceções às preconcepções quando se trata de animais de estimação. Embora muitos gatos tenham dificuldade em aceitar a água e precisem de uma boa educação para isso, outros não têm maiores problemas. Continue lendo se quiser saber mais.

Os gatos gostam de água?

Uma das teorias que tenta explicar a má relação entre os gatos e a água tem a ver com a história desses animais. Como a maioria dos gatos vem de ancestrais que habitavam áreas desérticas e climas secos e áridos, acredita-se que não tenham conseguido se acostumar com a água. Outra hipótese complementar argumenta que os gatos não toleram se molhar devido à sua pelagem.

Esta última teoria indica que esses animais evitam se aproximar da água porque quando ficam completamente ensopados o pelo fica mais pesado. Ou seja, ao entrar em contato com fluidos líquidos perdem agilidade e mobilidade, o que os faz se sentir desconfortáveis e vulneráveis.

Apesar de não existir uma resposta exata sobre o comportamento dos felinos em relação à água, é claro que é um recurso vital de que seu animal de estimação sempre precisará. Nesse sentido, é importante ensiná-lo a se adaptar à água de acordo com suas necessidades. Ou seja, a educação tem um papel fundamental, embora existam raças capazes de curtir atividades com esse líquido sem muito esforço.

Os gatos e a hora do banho

A maioria dos gatos é muito exigente com a higiene e cuida de si lambendo todo o corpo, mas às vezes também é necessário tomar banho mesmo que não goste. O banho é uma atividade que reduz as chances de seu animal ficar doente ou ter parasitas. Portanto, faz parte dos cuidados que você deve ter com seu animal de estimação.

Porém, como já foi mencionado, esses felinos tendem a ter medo de água. Portanto, é importante acostumá-los ao banho desde cedo. Além disso, você deve se certificar de que seja um processo agradável, no qual seu animal de estimação se sente confortável e seguro. Lembre-se de que a higiene é essencial para o bem-estar do seu animal de estimação.

Com todas essas ideias em mente, enfatizamos novamente que alguns gatos aceitam esse fluido com muito mais facilidade do que outros. Vamos ver quais são eles na lista a seguir!

Americano de pelo curto

Se você mora com um americano de pelo curto em casa, você tem um dos gatos que gosta de água. Às vezes, esse felino acaba colocando as patas dentro do recipiente onde as molha e depois as lambe para secar. Isso pode se tornar uma brincadeira para o animal de estimação, mas esteja ciente de que os gatos preferem água em movimento e também jogam esse líquido no chão.

Um gato de pêlo curto.

Maine coon

Além de ser um dos maiores felinos do mundo, o meigo, carinhoso e simpático maine coon não tem medo de água. Essa raça gosta desse líquido tanto quanto da neve. Nessa ordem de ideias, é um animal que pode se divertir brincando com a água, principalmente mergulhando nela seus brinquedos favoritos.

Um maine coon.

Siberiano

O gato siberiano é um dos felinos que mais gosta de água. Esse animal, capaz de desfrutar de um bom banho, também sabe se divertir nadando ou brincando na água. O siberiano é um excelente animal de companhia para quem gosta de explorar a natureza, pois esse felino não terá problemas para caminhar em montanhas ou nadar em lagos.

Um dos gatos que gostam de água.

Van turco

Outro dos gatos que gosta de água é o van turco, um felino brincalhão que se caracteriza por ter olhos de cores diferentes e um bom comportamento com as crianças. O gato van turco gosta de tomar banho, brincar com a água e nadar em piscinas, rios ou lagos. Você não terá problemas se tiver um felino desses em casa e quiser passear com ele.

Manx

Apesar de ter uma pelagem abundante, o gato manx também se sente confortável em contato com a água. Especificamente, esse felino adora brincar com as gotas que caem da torneira ou com a água das fontes. Ele também gosta de tomar banho e nadar.

Um dos gatos que gosta de água

Gato norueguês da floresta

O gato norueguês da floresta, com sua pelagem abundante, é um excelente nadador. Esse animal, que representa uma das raças felinas mais antigas do mundo, não tem medo de água. É uma raça muito carinhosa e afável que também faz parte dos felinos que apreciam esse líquido vital.

E se uma raça diferente gostar de água?

Em conclusão, se você tem em casa uma das raças acima mencionadas, provavelmente agora sabe por que seu animal de estimação não se importa em se molhar. No entanto, se o seu felino não fizer parte dessa lista, mas você notar que ele gosta de água, não há com o que se preocupar. Hoje em dia, cada vez mais gatos se adaptam a esse líquido.

Se seu gato ficar olhando para a água, você pode deixá-lo explorá-la. Além disso, lembre-se de que é importante que os gatos se familiarizem com um líquido necessário ao seu bem-estar. Não se esqueça de que, embora os gatos sejam animais legais, eles também precisam de um banho de vez em quando para evitar infecções ou doenças.

Finalmente, se seu animal de estimação é muito evasivo em relação à água, você pode investigar e consultar um veterinário sobre algumas técnicas que ajudarão a mudar essa situação. Com amor e paciência, você pode fazer seu gato se sentir bem, mesmo quando molhado.

Pode interessar a você...
A FEDIAF apresenta novas diretrizes nutricionais para cães e gatos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
A FEDIAF apresenta novas diretrizes nutricionais para cães e gatos

Anualmente, a FEDIAF busca manter seus guias atualizados com diretrizes nutricionais para cães e gatos. Descubra o que há de novo no guia!