Sem você não será a mesma coisa…

maio 13, 2017

Ter um animal de estimação é uma experiência única: é por isso que, quando vivemos, queremos repetir sempre. No entanto, quando adotamos um animal, temos a consciência em maior ou em menor grau de que algum dia ele morrerá, provavelmente antes de nós. Sabemos que teremos que dizer “sem você não será a mesma coisa”.

Não estamos preparados para a morte, apesar de milhões de pessoas dizerem que é algo natural da vida. Estamos preparados para aproveitar outras coisas naturais da vida, como o ar, a natureza, ver um bebê nascer ou desfrutar o amanhecer. Mas como podemos nos preparar para uma coisa que nos faz sofrer?

Perder um bichinho de estimação é um dos piores infortúnios que existem. E, se ele estiver com alguma doença e tivermos que ver diariamente como isso o está consumindo, ficamos com o coração partido.

Uma das melhores formas de enfrentar essa dor é lembrando os bons momentos. É bom se sentir agradecido por tudo que esse animalzinho fez por nós.

Tentamos reproduzir os sentimentos de uma pessoa que está passando por isso ou que já passou por essa situação.

Sem você não será a mesma coisa

Olho para você e não posso evitar que as lágrimas surjam em meus olhos, mas também não posso deixar de sorrir. Sinto uma estranha mistura de sentimentos que não me deixam dormir. Eu adorava observar você dormir. Na verdade, eu sigo te observando, mas só que, agora, com dor.

Tento pensar nas coisas boas, me lembrar de quando você chegou em minha casa pela primeira vez. Assustado, você se escondia entre as minhas pernas. Era tão tímido, terno e dependente! Como não amar alguém como você?

Com o passar dos meses, dos anos, você demonstrou dia a dia a sua lealdade. Você nunca me fez sentir que alguém poderia roubar o seu amor. Sempre esteve ao me lado, oferecendo o seu carinho quando eu mais precisava.

Hoje, quando eu te olho, quando vejo você assim, debilitado e consumido por essa bendita doença que te consome, tento criar na minha cabeça um quebra-cabeça das maravilhosas lembranças que me fazem te valorizar, te agradecer e sentir a sua falta, apesar de que você ainda não ter me deixado.

Não sei o que será da minha vida sem você, sem você não será a mesma coisa. Eu sei que você quer me ver feliz, até mesmo fraco do jeito que você está, continua se esforçando para me fazer rir. Às vezes, inclusive, tira forças para brincar e me ver feliz. Sei que você não gosta de me ver sofrendo, mas eu também não gosto de ver você sofrendo.

Não se preocupe comigo

Por isso, eu só quero te dizer para não se preocupar comigo. Eu estou bem, ficarei bem, mesmo que sem você as coisas não serão mais as mesmas. Eu só quero saber se você ficará tranquilo nesses seus últimos dias, saber se eu estou fazendo tudo direitinho, se eu estou cuidando de você como você merece…

Olho para você, te observo e tento buscar nos seus olhos a resposta que o veterinário me pediu. Ele diz que você está sofrendo muito, que é melhor terminar com esse sofrimento, mas eu não quero te perder. Não consigo parar de pensar “e se você se recuperar?”.

Eu sei que essa doença está te consumindo, sei que não tem cura, mas e se ainda existirem os milagres? E se eu dizer que “sim” ao veterinário e houver alguma possibilidade? O que acontece se eu errar e perder aquele que eu mais amo por querer fazer as coisas tão rápido? E se eu não fizer e prolongar o seu sofrimento, tornando-lhe infeliz?

Como eu queria que você pudesse falar! Como eu queria que você pudesse me ajudar a tomar essa difícil e dolorosa decisão! Por isso, olho nos seus olhos, pensando que sem você não será a mesma coisa, mas eu estou tentando buscar a resposta que preciso. No fundo, eu já sei, mas eu não quero me render tão facilmente, não quero te perder. Eu não consigo!

Não importa o que aconteça, para onde você vai ou onde eu esteja, você fez parte da minha vida, da minha família, foi meu grande amigo. E, mesmo sabendo que sem você não será a mesma coisa, eu vou lutar para ser feliz, como você sempre quis que eu fizesse. Adeus, meu grande amigo. Obrigada por tudo, e não esqueça que você sempre irá morar no meu coração, porque o nosso amor e a nossa amizade são e sempre serão eternas.