Seu animal de estimação te ensina a aprender

· julho 19, 2018
Apesar de serem os donos que educam os animais domésticos, a verdade é que os pets dão lições de vida, como amor e lealdade incondicional.

Embora o treinamento seja do dono para o filhote, durante todo o tempo de convivência, seu bichinho ensina coisas realmente valiosas. Ter um animal de estimação muda nossa vida e nossos hábitos. Os donos acabam sendo pessoas diferentes e passam a aprender com seus animais.

Tendo que se preocupar com a existência de outro ser vivo, as tarefas que temos que realizar diariamente têm um impacto direto em nós. Há pessoas que não imaginam o mundo de opções que se abrem ao adotarem um animal. Na realidade, tanto as experiências quanto as perspectivas mudam, e nosso amiguinho acaba sendo um ser muito influente em nossas vidas.

Ter um animal de estimação nos ensina sobre disciplina e rotinas

Se somos pessoas com maus hábitos e pouco organizadas, ter um animal de estimação nos ajudará a nos concentrar. Isso acontece porque o cuidado que um cão ou qualquer outro animal requer é vital, e dele depende sua vida ou morte. Ao amar e ter que salvaguardar a existência do nosso amigo, adquirimos disciplina.

Por exemplo, quando cuidamos de um gato, devemos penteá-lo, fazer carinho nele, alimentá-lo e socializá-lo. Todas essas tarefas são essenciais para garantir a vida do animal e, também, uma convivência adequada no lar. E quase nunca há tempo a perder, especialmente no que diz respeito ao treinamento.

Aprender a brincar mesmo sendo adulto

Algumas pessoas pensam que brincar é coisa de criança. Mas ter um animal em casa nos obriga a ter uma interação divertida para treinar e fortalecer o vínculo. Nossa parte mais inocente é ativada, não importa quantos anos temos.

Amor, cão e dona

Pela lógica, essa interação também nos preparará para o momento em que somos pais e mães de uma criança. Não é apenas o cuidado que prestamos, mas a vontade de ensinar que devemos desenvolver quando a paternidade chega. Não nos esqueceremos de uma máxima da vida: é brincando que se aprende.

Cuidar e ficar dentro do orçamento

Cuidar de um animal de estimação nem sempre é caro, mas teremos que investir uma quantia considerável de dinheiro. Animais de estimação requerem alimentação adequada, visitas ao veterinário, remédios e suplementos próprios para a sua manutenção. Já se foram os dias em que o dinheiro era só para nós.

Portanto, todo bom dono de animal de estimação entende como é vital ter um orçamento para administrar as despesas. Algumas despesas serão motivadas por emergências médicas e chegarão de repente, então teremos que economizar. Essa dinâmica nos ajudará a forjar uma vida financeira estável para o futuro.

Seu animal de estimação te ensina algo muito importante: valores

Ao ter um animal doméstico, aprendemos sobre o valor do amor incondicional, da lealdade,  da responsabilidade e da paciência. Os animais de estimação nos oferecem o presente de sua fidelidade. Para nós, a responsabilidade permanece e será exercitada diariamente.

A única maneira de aumentar a expectativa de vida de nosso animal de estimação é através de cuidados constantes e disciplinados. Além disso, o fato de ter que entender algumas travessuras, como as mordidas típicas nos sapatos, exercitará nossa paciência. Só então entenderemos mais facilmente a complexidade das realidades dos outros.

Cão morde sapato

Vamos aprender a lidar com a morte de entes queridos

Seu animal de estimação te ensina mesmo nos momentos finais de sua vida. Quando o final da vida de seu parceiro chegar, você internalizará a sensação de perder alguém que ama. É claro que ninguém quer que esse momento chegue, mas mesmo nesse sofrimento crescemos internamente.

Com a perda do nosso animal de estimação, veremos a vida de um ângulo diferente, e nos prepararemos um pouco para assimilar a perda futura de familiares e amigos. Estes são processos muito difíceis, mas são inerentes à nossa existência.

Seu animal de estimação te ensina a amar sem pedir nada em troca

O ensinamento mais importante da relação com os animais é o amor. Amar é nada mais do que dar ao outro sem pedir nada em troca. E é isso que faremos quando cuidarmos do nosso animal de estimação. Não importam as barreiras de comunicação, ou as diferenças entre nossas espécies e as deles, o vínculo será forte.

Nós daremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que eles estejam bem. Por outro lado, os animais de estimação, como cães e gatos, sentirão quando estivermos tristes e cuidarão de nós à maneira deles. Eles nos protegerão e nós os protegeremos, finalmente podemos aprender sobre o verdadeiro significado do amor.