Seu cão não presta atenção em você? Veja estas dicas!

· setembro 3, 2018
O interesse em comida por parte dos cães é tal que o método mais efetivo será aquele que contempla uma recompensa como reforço positivo.

Dizem que os cães são fáceis de treinar mas, se você já tentou adestrar o seu, pode ser difícil acreditar nessa afirmação. Parece que nada do que você diz ele entende, é como se você não existisse ou fosse difícil fazê-lo prestar atenção em você. Se o seu cão não prestar atenção em você na hora da aprendizagem, nós lhe daremos os conselhos definitivos para chamar a atenção do seu animal de estimação.

Passos a seguir se o seu cão não prestar atenção

Ensinar ordens a um animal de estimação é uma questão de perseverança, paciência, afeto e, por que não dizer, de dar-lhe prêmios e recompensas. Este último é um passo importante se queremos atrair a atenção do animal, embora, obviamente, não seja o único. Siga estes passos e você verá que, se o seu cão nunca prestou atenção em você até hoje, ele começará a fazê-lo.

Escolha um prêmio

A primeira coisa que você precisa fazer é pensar em qual prêmio seu cão mais gosta. Alguns preferem uma dessas bugigangas que são especiais para eles, enquanto outros preferem uma salsicha ou um pouco de presunto.

Alguns podem até se contentar com ração ou comida enlatada. Ninguém melhor do que você para saber o que seu animal de estimação prefere, pois o conhece muito bem. Leve em conta que, quanto mais ele gostar do prêmio, mais prestará atenção em suas ordens.

Leve o prêmio na mão fechada, não o deixe vê-lo ainda. Ele irá farejar e ir na sua direção e na da sua mão. Bom! Você já atraiu a atenção dele, de uma certa maneira.

Deixe-o ver o prêmio

Depois que ele já estiver te seguindo para todos os lugares e sabe que você está escondendo algo em sua mão, sente-se no sofá até que seu animal de estimação venha até sua frente. Abra a mão e deixe-o cheirar o prêmio, mas não deixe que ele o coma ainda.

Prêmio para cães

Toda vez que ele tentar comê-lo, você terá que fechar a mão novamente. Sua curiosidade está em andamento, assim como seu desejo ou sua “ansiedade”.

A primeira ordem

Com o prêmio em mãos, você pode começar a ensinar a primeira ordem. A verdade é que, neste momento, quem tem a atenção do seu cão é o prêmio e não você. Mas isso pode mudar se você levar o petisco ou brinquedo para perto da bochecha do animal ao mesmo tempo em que diz ao seu cão: “olhe para mim!”.

Quando você conseguir desviar a visão do prêmio para os seus olhos, você deverá recompensá-lo. Isso ajudará o animal a relacionar a ordem com sua voz e com um presente.

Isso não será fácil e é muito provável que você não o consiga da primeira vez. Será necessário repetir várias vezes até conseguir. Se você persistir, o seu cão com certeza vai prestar atenção em você, portanto, pratique!

E depois?

Com os passos acima, você já ganhou a atenção e o respeito de seu cão, pois ele sabe que, se te obedecer vai ganhar a recompensa e, também, que se não o fizer, não ganhará nada que o beneficie. Não podemos negar que os cães nos amam com um amor incondicional, mas o amor deles por comida é ainda maior. Em muitas de suas ações, surge um interesse visível pela recompensa.

cão com a guia

No entanto, o exercício anterior terá feito o seu cão olhar para você quando você o chamar e, assim, ouvir o que você tem a lhe dizer. Agora você pode usar o mesmo método para ensinar outros comandos, como sentar, deitar, parar, pegar alguma coisa, trazê-la ou soltá-la.

Ele também irá mais facilmente responder ao seu chamado na rua ou no parque, ou para parar de latir ou rosnar para qualquer um que se aproximar, tanto para um estranho como para qualquer um dos seus amigos.

Para começar a treinar um cão, o essencial é começar com os passos anteriores e repeti-los até que ele obedeça ao seu primeiro chamado/pedido. Sua voz deve ser firme, mas suave. Lembre-se de que você não vai conseguir nada com gritos, mas com amor e com o reforço positivo, o seu ensino será sempre mais eficaz.