Os métodos definitivos para o seu cão fazer xixi na rua

Há uma premissa principal, em todos os casos, que é o fato de que você terá que ter muita paciência e educar o seu animal de estimação através do reforço positivo. O animal não urina em casa por maldade, mas sim porque ele não sabe o que deve fazer. O trabalho do dono desempenha um papel fundamental para o cão fazer xixi na rua.
Os métodos definitivos para o seu cão fazer xixi na rua

Última atualização: 30 maio, 2018

Ensinar um cão a fazer xixi na rua pode parecer uma odisseia. Existem muitos “truques” que ouvimos e testamos e que não funcionam. Portanto, decidimos ensinar os métodos definitivos para o seu cão fazer xixi na rua.

Por que o cão faz xixi em casa

Quando os cães fazem xixi em casa, é geralmente porque são filhotes que ainda têm muito a aprender. Sua casa é, até agora, o único ambiente que ele conhece e ele não poderá sair até que tenha tomado todas as vacinas correspondentes. Então, nesses casos, não há nada que você possa fazer para evitar esse fato, exceto manter a casa limpa.

Se você adotou um cão adulto e ele fizer xixi em sua casa, isso pode ser por várias razões:

  • Ninguém o ensinou
  • Ele tem um trauma
  • Ele tem um problema de saúde
  • Não tem horários

Tente usar os truques que lhe ensinaremos para o seu cão fazer xixi na rua e, se você perceber que o problema persiste, visite um veterinário para identificar o porquê e encontrar uma solução.

Métodos para o seu cão fazer xixi na rua

Sem mais delongas, passaremos alguns truques que funcionarão perfeitamente para o seu cão fazer xixi na rua. Obviamente, tenha em mente que nenhum truque dará resultados em um dia, uma vez que ensinar um animal leva tempo e exige paciência e perseverança. Mas calma, você vai conseguir!

O que fazer enquanto ele ainda é um filhote

Os cães não controlam seus esfíncteres e, como dissemos antes, há um período quando eles ainda nem podem sair. Portanto, devemos ensiná-los a fazer suas necessidades em um local específico.

Cão levando bronca

Como você sabe, o jornal é ideal para esses casos, porque sua composição mantém os odores que, no final, é o que nosso animal de estimação precisa, uma vez que os cães urinam onde cheiram outras urinas, como uma regra.

Coloque um jornal em algum lugar da casa, de sua escolha, e observe seu cão. Toda vez que você perceber que ele pretende fazer xixi, leve-o até esse local. Se ele já urinou no chão, pegue o jornal e molhe com o xixi e coloque novamente no lugar que você definiu para ele fazer suas necessidades.

Não esfregue o jornal com o xixi no focinho do animal. Não importa se ele é um filhote ou um cão adulto, esse gesto só fará com que o animal tenha medo de você e, claro, ele não entenderá o que você quer dizer!

Além disso, as fraldas impregnadas com um cheiro característico, que são vendidas em lojas de animais, também atrairão o seu animal de estimação para fazer xixi nelas.

Marcar horários

Este é um dos pontos mais importantes, porque o organismo do animal trabalha no mesmo ritmo todos os dias. É essencial que você o leve três vezes por dia, por pelo menos 15 minutos, para dar um passeio e acostumar o seu cão a fazer xixi na rua. Essas três vezes por dia devem ser sempre nas mesmas horas, que você escolherá dependendo das suas circunstâncias.

Sempre passeie no mesmo lugar

Nos primeiros dias de treinamento, para ensinar o seu cão a fazer xixi na rua, você  deverá caminhar sempre pelos mesmos lugares, assim o animal terá tempo para identificar os cheiros e logo começará a marcar seu território. Os cães fazem suas necessidades quando se sentem em casa e quando consideram que aquele é o seu lugar. Uma vez que isso aconteceu, continue mais alguns dias pelos mesmos lugares, até ver que ele já está acostumado.

Tenha paciência

Xixi fora do lugar

Mesmo se o seu cão fizer suas necessidades na rua uma ou mais vezes, isso não significará que ele não fará mais em casa. Este é um processo gradual. Se você o repreender, o animal relacionará o ato de fazer xixi com algo negativo e tentará fazer escondido de você.

Isso significa que ele irá urinar nos locais mais recônditos da casa e ainda assim não fará na rua, porque você vai vê-lo. Se ele perceber que na rua você o observa o tempo todo, ele simplesmente não fará isso. Algo que sempre dizemos: o treinamento deve basear-se no reforço positivo e no amor que você sente pelo seu cachorro.

Pode interessar a você...
Elimine o odor de urina de cachorro naturalmente
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Elimine o odor de urina de cachorro naturalmente

Quando um cão urina em casa, ela fica impregnada com um odor desagradável. Por isso, ensinaremos como eliminar o odor de urina de cachorro naturalm...