Seu cão tem medo de carros?

· julho 24, 2018
Para resolver isso você tem que tomar medidas que transmitam calma e não forcem o cão. O objetivo é expor o animal pouco a pouco aos carros, com segurança.

Há muitos cães que têm medo de carros, de viajar neles ou simplesmente de ouvir o som deles pelas ruas. Esse comportamento geralmente está associado a um estresse pós-traumático, mas isso tem solução. Se seu cão tem medo de carros, siga estas dicas para ajudá-lo.

Passos a seguir se o seu cão tem medo de carros

Mantenha a calma

Se você já conhece o problema do seu cão com carros e fica nervoso com ele a cada vez que passa por um, isso só vai incentivar o nervosismo e piorar a situação de seu animal de estimação. O melhor a fazer é falar com uma voz suave, enquanto anda calmamente. Sorria e permaneça calmo e confiante. Isso será transmitido ao seu cão.

Não o acaricie

Se ele ficar ansioso, não tente acalmá-lo com carícias. Afagos são prêmios e é assim que ele os vê. Se você fizer isso, ele sentirá que está fazendo as coisas de forma correta e que seu comportamento é normal e, portanto, agirá sempre da mesma forma quando a ocasião surgir.

Não o repreenda

O medo é um sentimento que ninguém pode evitar. Se você o repreender ou puni-lo, ele se sentirá pior e seu medo aumentará. Além disso, ele poderá associar você a uma experiência ruim, como o som dos carros, e ficar ansioso e nervoso quando estiver com você. Você deve ser um refúgio, não uma ameaça.

Não force

Dizem que a melhor maneira de superar os medos é enfrentá-los. Isso não funciona para todas as pessoas e nem para os animais. Não pense que estará ajudando seu cão se forçá-lo a enfrentar seu medo. Isso só irá torná-lo maior.

cão debaixo do carro

Tente acostumá-lo com isso

Se você mora na cidade, é muito provável que carros passem pela sua rua o tempo todo. Comece a acostumar o seu cão aos sons dos carros abrindo as janelas de sua casa. Não todas de uma vez. Abra uma, depois, na semana seguinte, mais uma e assim por diante. Pouco a pouco deixe todas abertas.

Durante este processo, você terá que observar as reações do seu cão, para que ele realmente se acostume e para que isso não intensifique seu medo. Se você for abrir uma nova janela, mas ele não estiver pronto, deixe para depois.

Leve seu cão onde haja carros

Claro, leve-o, mas fique a distância. Vá até um parque ou uma rua próxima de ruas movimentadas, para que ele possa ver e ouvir os carros a distância. Não demore muito se você notar que ele fica ansioso com a experiência. Meio minuto duas ou três vezes por semana será uma excelente terapia.

Quando você perceber que seu medo diminuiu, poderá aumentar o tempo de exposição.

Dê uma ordem

Tente fazê-lo te obedecer ou até mesmo aprender um novo comando perto do trânsito. Se você conseguir fazê-lo prestar atenção em você, ele irá esquecer que existem carros ao seu redor e isso poderá ajudá-lo a superar seu medo.

Se seu cão tem medo de carros…

Se o medo do seu cão é de andar de carro, certifique-se de que o seu peitoral é confortável, que é seguro e que não o aperta. Se costuma carregá-lo em uma caixa de transporte, esta deve ser apropriada ao seu tamanho.

cão dentro do carro com coleira

Se seu cão tem medo de carros, abra as janelas para que ele não fique tonto e para que o interior seja arejado e fresco. Não coloque purificador de ar no carro, pois os odores fortes podem incomodá-lo e piorar a situação. Lembre-se de que o olfato dos cachorros é muito mais sensível que o nosso.

Se o cão tem medo e fica ansioso, não o force a entrar no carro. Tente acalmá-lo em primeiro lugar e faça o treinamento de entrar e sair do carro em troca de uma recompensa. Isso fará com que o cão relacione o carro com algo positivo.

Calma, qualquer medo ou trauma que seu animal de estimação possa apresentar poderá ser eliminado se você puder entender os sinais de seu animal de estimação e demonstrar afeição. Tudo precisa de esforço, mas a recompensa valerá a pena.