Seu cavalo ama você? Aprenda a reconhecer os sinais

· fevereiro 20, 2019
Os animais podem demonstrar seu afeto? Se você já se perguntou se o seu cavalo ama você, este artigo pode ajudar.

Quando decidimos adotar um cavalo, desejamos rapidamente construir um vínculo baseado na amizade e na confiança mútua. No entanto, existem muitos proprietários que se perguntam como reconhecer as emoções e demonstrações de afeto deles. Então, seu cavalo ama você? A seguir, aprenda a reconhecer os sinais.

Linguagem corporal e demonstrações de afeto

Aqueles que conviveram com equinos já conhecem sua inteligência e capacidade de demonstrar empatia com pessoas e outros animais.

Mas é comum que muitas pessoas se perguntem como saber se um equino realmente ama seu cuidador ou cavaleiro.

Nesse sentido, a primeira coisa que devemos entender é que os cavalos usam principalmente a linguagem corporal para se comunicar.

Embora possam emitir uma ampla gama de sons, esses animais expressam suas emoções, percepções e humor principalmente através de suas posturas, movimentos e expressões faciais.

Obviamente, suas demonstrações de afeto para com seus cuidadores e cavaleiros não serão verbalizadas, como as nossas.

Para saber se o seu cavalo ama você, será essencial prestar atenção e aprender a interpretar os sinais de seu corpo.

Seu corpo fala e seu cavalo sabe

Para nós, seres humanos, pode ser bastante complexo compreender todo o potencial e a diversidade da linguagem corporal.

Isso porque priorizamos a comunicação verbal em nossos relacionamentos; isto é, nos expressamos principalmente através de palavras.

No entanto, nosso corpo também é um meio de comunicação, e nós o usamos constantemente para nos expressar, ainda que inconscientemente.

Por essa razão, os animais frequentemente percebem nossas alterações de humor, como medo, alegria ou raiva, sem precisar colocá-las em palavras.

menina abraçando cavalo

Lembre-se de que a linguagem corporal também faz parte da comunicação entre as pessoas. Embora muitos esqueçam, não nos expressamos apenas com palavras, mas também através de ações, gestos, posturas, olhares, etc.

Seu corpo fala e seu cavalo entenderá seu amor muito mais graças aos seus gestos e ações do que através de suas ordens de adestramento.

Portanto, devemos também estar atentos à nossa linguagem corporal para expressar nosso afeto e melhorar nosso vínculo com nossos equinos.

Chaves para saber se o seu cavalo ama você

Agora que vimos que os cavalos expressam suas afeições não-verbalmente, podemos ajudá-lo a identificar os sinais concretos que refletem se o seu cavalo ama você.

A seguir, veremos 3 chaves para saber como interpretar melhor a linguagem corporal do seu cavalo.

Observe seus ouvidos

As orelhas dos cavalos são um elemento-chave em sua comunicação não verbal. Se pararmos para observar o comportamento dos equinos, verificaremos que eles podem adotar diferentes movimentos e posturas com seus ouvidosE cada um deles transmite uma mensagem e um humor diferente.

Para saber se o seu cavalo ama você, será essencial aprender a observar e interpretar os movimentos e posições de suas orelhas.

Se o seu equino apresenta as orelhas soltas e relaxadas na sua presença, este é um excelente sinal de que ele se sente confortável em sua companhia.

Outro sinal positivo é que o cavalo mantém as orelhas ligeiramente para trás quando o cavaleiro o conduz. Isso significa que o animal está concentrado e presta muita atenção ao que seu condutor comunica.

Além disso, podemos destacar as seguintes posições das orelhas dos cavalos:

  • Orelhas planas e para trás: é importante ter cuidado, pois indica que o cavalo pode ter atitudes repentinas e inesperadas.
  • Orelhas pendentes em ambos os lados da cabeça: isso indica que o cavalo se sente cansado ou entediado.
  • Orelhas eretas e para frente: o cavalo está alerta ao ambiente e pode reagir a estímulos estranhos.
Cavalo recebendo carinho

Preste atenção na posição de sua cabeça e pescoço

Os movimentos e posições da cabeça e do pescoço de um cavalo também contam muito sobre o seu estado de espírito.

Se o seu cavalo mantém a cabeça e o pescoço levemente baixos em sua presença, isso significa que ele está feliz e gosta de estar com você.

Também é possível que seu equino mostre sua excitação ou alegria se sua cabeça e pescoço estiverem bem levantados. Sem dúvida, isso será um bom sinal.

Interpretar os movimentos de sua cauda

A cauda do cavalo também nos diz muito sobre suas emoções e percepções de seu ambiente. Como os cães, os equinos geralmente colocam o rabo entre as pernas quando sentem medo ou querem expressar sua submissão a outro indivíduo.

No entanto, se sua cauda estiver levantada, isso significa que seu cavalo está feliz ou excitado.

Lembre-se: uma cauda levantada, lábios ligeiramente caídos e orelhas ligeiramente para trás são um excelente sinal de que o seu cavalo o ama e gosta da sua companhia.

Brandt, K. (2004). A language of their own: An interactionist approach to human-horse communication. Society and Animals. https://doi.org/10.1163/1568530043068010